Que tipo de informação você deseja obter?

Um homem e uma mulher decidiram um dia que poderiam ter mais em suas vidas ou em seus negócios. Disseram a eles que agora existia uma “Arma Secreta” de marketing, chamada Internet, disponível a todos os que a desejassem usar.

Eles conseguiram uma conexão local à Internet e se aventuraram em seus negócios dentro deste novo mundo. Contrataram o melhor web designer que podiam pagar no intuito de ter seu web site desenvolvido de forma a que seus produtos pudessem alcançar o mundo inteiro. E então eles esperaram, esperaram, e nada aconteceu…

Aí, disseram-lhes que deveriam fazer anúncios on-line. Ninguém apareceria simplesmente porque seu web site estava disponível. Havia necessidade deles aprenderem métodos de propaganda on-line, tais como banners, anúncios em e-zines, classificados, troca de links, press releases, etc.

Dessa forma, como bons marketeiros da internet, eles começaram sua busca ao tráfego. Após um longo caminho conseguiram atingir sua meta e receberam centenas de visitas diárias a seu site. Porém outro problema começou a aparecer:apesar de ter um web site bem feito e centenas de visitas diárias, eles não estavam conseguindo efetuar vendas. Ou seja, seu negócio ainda não gerava renda alguma. Gastaram muito em desenho, propaganda, hospedagem, etc. E até então seus lucros estavam próximos a nada!

Para muitos marketeiros da internet este é o chamado momento da verdade para um negócio on-line. Você faria o que 95% das pessoas costumam fazer nesta situação? Você seria mais uma pessoa falando: “Pessoas simplesmente não compram produtos on-line!”

Esse é o momento em que as pessoas acabam perdendo seus investimentos em negócios on-line. Mesmo em se tratando de diferentes indústrias ou mercados, quase sempre um homem de marketing chega a esta encruzilhada em seu negócio.

Há dois caminhos que você pode escolher neste ponto. Ou você age como a maioria e toma o caminho da desistência antes de chegar a falência, ou segue o que todo marketeiro de sucesso faz: pesquisa a diferença entre aqueles que ganham dinheiro on-line e os que não conseguem realizar seus sonhos!

A grande diferença entre aqueles que conseguem um grande sucesso em seu negócio on-line e aqueles que desistem, é realmente muito simples. Se você deseja obter sucesso, você deve manter-se em contato com seus clientes coletando informações sobre seus interesses. Os marketeiros bem sucedidos estão constantemente desenvolvendo novas formas de atualizar as informações sobre seus clientes cativos e potenciais.

Através do marketing on-line descobrimos um segredo interessante: Web sites que não fazem follow-up com seus clientes não conseguem atingir seu potencial de venda. Os profissionais de marketing on-line sabem que o percentual de vendas somente através de visitas no web site é muito baixo, ficando entre 0,05% e 1%.

Uma vez feito um constante follow-up através de e-mail para os mesmos clientes em potencial, você poderá elevar estas percentagens de 0,5% para até 10%. Isto significa um aumento de até 10 vezes em muitos casos, apenas porque você aplicou à equação um follow-up constante.

Vamos ver a seguir algumas dicas rápidas sobre a coleta de informações sobre seus potenciais clientes e como fazê-lo.

Que tipo de informação você deseja obter?

1. Você deve conseguir o endereço do e-mail de seu cliente em potencial. Esta deve ser a prioridade número um em seu web site. Uma vez que você conseguir esta informação, poderá iniciar os contatos de follow-up com todos os seus clientes quantas vezes quiser. Como o desenvolvimento de um sistema follow-up pode gerar um custo alto, algumas empresas já oferecem esse serviço. Recomendamos o site da empresa Aweber, que já atua no mercado há alguns anos.

2. Você deseja conseguir o endereço postal de forma a enviar, por correio, seu material de venda. O correio não tem o mesmo glamour do e-mail mas ELE O AJUDARÁ A FECHAR VENDAS. A taxa de resposta em mala direta é ainda maior do que on-line. Daí, se você conseguir o endereço postal poderá fazer o follow-up on-line e ainda enviar um prospecto com seus produtos diretamente às mãos de seus clientes.

3. Você pode querer conseguir o número do telefone de seus clientes. Esta dica é mais do que necessária se você estiver dando algum bônus gratuito. Por exemplo, se você está dando um gravador, ESTEJA CERTO de que seu cliente tem que informar seu número de telefone antes de que você lhe remeta alguma coisa com este tipo de custo. As pessoas que freqüentam a Internet estão quase sempre tentando obter alguma coisa gratuita mesmo que não seja sua intenção fazer algo com ela. Não envie prêmios de valor a menos que você obtenha o número do telefone, o que significa um compromisso mais efetivo. 4. Você deverá testar seu web site e anúncios. Promova pesquisas em seu web site. Peça que seus clientes dêem sua opinião através de formulários. Obtenha sua participação. Solicite-a . Dê a eles algo gratuito caso eles também lhe dêem alguma coisa. Deixe que seus clientes lhe digam o que você deverá fazer para aumentar suas vendas on-line.
Como conseguir esta informação?1. Comece a produzir uma e-zine;
2. Ofereça “download” de softwares gratuitos em troca de informações pessoais;
3.
Ofereça amostras de custo baixo, através do correio, pela visita ao seu site;
4.
Faça um formulário de pesquisa;
5.
Use autoresponders que arquivem os e-mails das pessoas que os acionem;
6.
Faça um sorteio de algo relacionado ao tema do seu site. Pode levar algum tempo para que você identifique o método correto para coletar informações através de follow-up de seus clientes. Não considere a lista acima como algo completo. Pense em seus próprios caminhos. As pessoas que obtém sucesso são aquelas que estão sempre inovando.

Procure coletar informações de seus clientes e então desenvolva um sistema de follow-up para contatá-los o máximo de vezes. A maioria dos marketeiros lhe dirá que você precisará ao menos de 7 contatos com seus clientes para atingir o número máximo de vendas. Dessa forma, comece a coletar informações através de follow-up caso você deseje lucrar na Web!

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