Quebre o hábito de protelar

Adiar uma responsabilidade desagradável não a fará desaparecer; apenas aumentará o seu nível de ansiedade. Com freqüência, protelamos algumas tarefas porque elas nos são desagradáveis, difíceis ou provocam indecisões. Ray Joseph, em Como ganhar uma hora a mais todos os dias (Editora Best Seller), comenta que tendemos a não adiar as tarefas que são fáceis ou gratificantes. Por outro lado, adiar uma responsabilidade desagradável não a fará desaparecer; apenas aumentará o seu nível de ansiedade. Afinal, a tarefa permanece por fazer, aumentando ainda mais a sua irritação.

Por isso, o autor apresenta algumas maneiras instantâneas de vencer a tendência de adiar responsabilidades:

    – Faça antes a tarefa desagradável. Tente agendar a tarefa mais desagradável para o início do dia. Assim, você supera o problema e deixa-o no passado.

    – Reserve uma pequena parcela do seu tempo para a tarefa candidata ao adiamento. Trabalhe sobre os fatores gerenciáveis do problema durante dez a trinta minutos por dia. Pare quando o tempo que você se impôs terminar.

    – Estabeleça um prazo final para si mesmo. Faça uma aposta com uma pessoa para se forçar a realizar um dever. Se você apostar com alguém, existe um estímulo extra para atingir o objetivo e uma penalidade se você perder a aposta.

    – Gratifique-se pela execução da tarefa. Por exemplo, marque uma data especial para almoçar com sua esposa/marido quando terminar um projeto que esteve adiando por um longo tempo. Recompensas ocasionais tornam a vida mais interessante e ajudam a dominar a tendência de protelar as responsabilidades.

    – Vá em frente com o que tem. Se você demorar para iniciar um relatório porque não tem todas as informações de que precisa, lembre-se de que dispor de 80% delas já é mais do que suficiente. Se você começar imediatamente a tarefa e realizá-la, evitará a paralisia que resulta no adiamento.

    – Renda-se à atitude protelar. Se você ficar quinze minutos sem fazer nada, você se sentirá inquieto e, de repente, irá se levantar e trabalhar rapidamente.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima