Quem apaga os incĂȘndios nas empresas?

Saiba por que as pequenas e mĂ©dias empresas precisam começar a desenvolver uma filosofia prevencionista de bombeiros, atravĂ©s de um planejamento de marketing. As pequenas e mĂ©dias empresas vivem um duelo diĂĄrio tĂŁo grande para sobreviver e se desviar das grandes labaredas dos altos impostos vigentes no PaĂ­s que acabam por utilizar o marketing como um bombeiro para apagar seus incĂȘndios.

Altos estoques, resultados da ausĂȘncia de estudo da demanda; lançamento de novos produtos e serviços porque os atuais tiveram uma queda drĂĄstica e repentina nas vendas e inĂșmeras outras situaçÔes que, se nĂŁo forem resolvidas em curtĂ­ssimo tempo, afetam significativamente o resultado da pequena empresa.

As empresas, no Brasil, enfrentam muitos desafios: queda na demanda, altos impostos e Ă­ndices de inadimplĂȘncia. Contraditoriamente, de acordo com o Sebrae, seus maiores investimentos sĂŁo em reformas nas instalaçÔes, qualificação dos colaboradores e compra de equipamentos de informĂĄtica.

Se o maior desafio Ă© a queda no consumo, o investimento que falta nas pequenas e mĂ©dias empresas Ă© em marketing. As organizaçÔes precisam começar a desenvolver a filosofia prevencionista dos bombeiros atravĂ©s de um planejamento de marketing, evitando incĂȘndios como baixos resultados em vendas, insatisfação dos clientes e perda de participação no mercado para a concorrĂȘncia, muitas vezes desleal.

É sabido que, para ter resultados em marketing, Ă© necessĂĄrio ter um planejamento bem estruturado e realista com os recursos disponĂ­veis da empresa.

A falta de planejamento dentro da pequena empresa se transforma em um ciclo vicioso e prejudicial, pois o marketing sĂł pode gerar resultado com um planejamento de açÔes integradas e nĂŁo feitas isoladamente. E ao apagar incĂȘndios constantemente, o marketing acaba por nĂŁo planejar e, conseqĂŒentemente, nĂŁo gerar resultados.

Segundo Philip Kotler, o expert mais conhecido no assunto, o marketing Ă© um processo social e gerencial, por meio do qual os indivĂ­duos e os grupos obtĂȘm aquilo de que precisam e o que desejam, em razĂŁo da criação e da troca de produtos e serviços de valor com outras pessoas.

Dito isso, o marketing nĂŁo Ă© uma ação isolada, mas sim um processo que precisa ser contĂ­nuo para obter resultados, com um objetivo factĂ­vel, alcançåvel e mensurĂĄvel. InĂșmeras empresas se frustram por nĂŁo obterem resultados em seus investimentos em açÔes de marketing. Isso acontece porque, antes de lançar uma campanha promocional, nĂŁo sĂŁo estabelecidos prazos e objetivos de vendas a serem alcançados. E sĂł o pequeno empreendedor sabe a dificuldade em destacar dentro da receita uma verba especĂ­fica para investimentos em marketing.

A falta de planejamento, alĂ©m de nĂŁo gerar resultados, ainda Ă© uma das maiores razĂ”es de desperdĂ­cio da restrita verba de marketing presente nas pequenas empresas. Com um planejamento de marketing alinhado com os objetivos da companhia, Ă© possĂ­vel ter tempo para desenvolver açÔes de forma criativa e a baixo custo, que nĂŁo tratarĂŁo mais incĂȘndios, mas lançarĂŁo luz nos caminhos estratĂ©gicos da pequena e mĂ©dia empresa.

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