Quem lidera tem que saber fazer e ensinar

Mateus Crepaldi

Conheça a história de Mateus Crepaldi, profissional que começou como auxiliar de serviços gerais e, em sua trajetória de dez anos em uma mesma empresa, descobriu sua paixão por vendas e hoje ocupa o cargo de gerente comercial e é considerado um superlíder por sua equipe. Saiba o que o fez chegar até aqui e inspire-se com esse exemplo de dedicação e foco

Existe um velho ditado que diz que “quem manda tem que saber fazer”. Isso se revela verdade quando o técnico ensina os atletas mostrando como se faz determinado exercício, ou quando o professor orienta os alunos desvendando a solução do problema ele mesmo. É possível encontrar exemplos até mesmo em uma das mais clássicas obras de ficção – no filme Guerra nas estrelas (1977), quando, no meio da batalha, Darth Vader, líder do grupo, decide ele mesmo pegar sua nave para combater o inimigo. É o chefe saindo da estratégia e indo direto para a operação, mostrando como se faz.

O personagem principal da história que vamos contar nesta reportagem chegou ao cargo de gerência exatamente por isso: porque ele sabe, como ninguém, como executar as tarefas de sua equipe. No entanto, não foi da noite para o dia que Mateus Crepaldi desenvolveu essa e outras habilidades que fazem dele um superlíder. Para se tornar líder, o profissional, que iniciou sua trajetória como auxiliar de serviços gerais, precisou de muita força de vontade e determinação…

O caminho para as vendas

Com apenas 13 anos, Crepaldi teve seu primeiro contato com a área de vendas, trabalhando em uma loja de confecção. Na época, ele nem podia imaginar que, um dia, lideraria sua própria equipe. Mas não demorou para isso começar a mudar. Aos 17 anos, Crepaldi entrou na Tracto Parts, empresa que vende peças para tratores agrícolas, caminhões e caminhonetes, e deu o primeiro passo rumo à satisfação profissional (e ao sucesso!).

Seu primeiro cargo na empresa foi como auxiliar de serviços gerais. Pouco tempo depois, ele foi promovido para estoquista(separava peças e conferia os pedidos até que eles chegassem na equipe de vendas), função que exerceu por dois anos,.

Após essa fase, Crepaldi recebeu a oportunidade de entrar de vez na área comercial, sendo promovido para vendedor. Foi aí que a “mágica” aconteceu e ele encontrou o seu lugar. “Sempre quando você vai fazer algo que não tem muita experiência, você sente uma certa insegurança. Mas eu acho que nasci para vender, porque com pouco tempo trabalhando na área, os clientes já gostavam de mim, já queriam ser atendidos por mim, me procuravam, e eu percebi que tinha me apaixonado pela profissão”, revela.

Depois de três anos como vendedor, ele assumiu o cargo de chefe de peças e, em seguida, tornou-se gerente da loja da Tractor em Nova Mutum (MT). É essa a posição que ele ocupa há cinco anos.

Conhecimento aliado à experiência prática

Quantas vezes você já se perguntou “qual é o segredo das pessoas de sucesso?”. No caso de Crepaldi, uma coisa fica clara: é preciso ter vontade de aprender sempre e não ter medo de repassar conhecimento. Para ele, foi essa busca constante por aprender e melhorar que o fez evoluir tanto dentro da empresa. “Eu sempre procurei fazer algo melhor que outra pessoa teria feito. Eu busco dar o meu melhor em todos os momentos, busco fazer algo diferente em tudo que eu faço para vender”, explica.

Para ganhar conhecimento, Crepaldi conta com os cursos oferecidos pela empresa, mas não se contenta apenas com isso. Ele vai atrás de quem tem o conhecimento prático do dia a dia para aprender cada vez mais. “O nosso ramo tem uma linha de produtos muito grande. E nós temos as oficinas para as quais vendemos. Então, a melhor forma de se atualizar é indo nas oficinas e buscando conhecimento diretamente com os próprios mecânicos. Os cursos são importantes, mas é preciso também conhecer o dia a dia do cliente”, destaca.

Dicas práticas para você também ser um superlíder

  • Valorize os profissionais que são acima da média – Incentive sua equipe a fazer sempre o melhor possível e valorize o trabalho daqueles que se destacam.

  • Seu cliente é sua melhor fonte de conhecimento – Para entender quais são as necessidades e os desejos do seu público, o melhor a fazer é conversar com seus clientes. Além de entender melhor o que seu público quer e necessita (o que vai lhe ajudar a vender mais – melhor!), você também vai fortalecer o relacionamento com quem compra de você. E bom relacionamento é sinônimo de boas vendas!

Conhecimento que não fica parado

“Ser um superlíder é saber ouvir e interpretar as necessidades das pessoas e conseguir passar seus conhecimentos de forma clara para formar novos talentos. É jamais permitir que o conhecimento estacione.”

A definição de Crepaldi do que é ser um líder acima da média aponta bem uma das grandes falhas de muitos gestores. Afinal, não é raro acontecer de um líder não ensinar seus liderados com medo de que “tomem o seu lugar”. Mas isso não faz parte da filosofia do nosso superlíder. Ele acredita que seu ponto forte é justamente o esforço que ele faz não só para aprender, mas também para passar para frente o conhecimento que tem. “Amo ensinar o que já aprendi e dar oportunidades para minha equipe crescer profissionalmente. Eu acredito na evolução das pessoas e quero estar sempre com meu time muito bem treinado e pronto para atender melhor os nossos clientes”, frisa.

Para isso, além de oferecer cursos, palestras e treinamentos periodicamente aos seus colaboradores, Crepaldi faz, principalmente, reuniões constantes para alinhar as ações na prática. “Estamos sempre debatendo o que não está sendo feito da maneira correta, o que a gente tem que melhorar, o que não estamos fazendo e que a gente deveria fazer e assim por diante. Porque a nossa venda é muito de corpo a corpo. É muito da prática. Então, no dia a dia, eu estou constantemente treinando meus vendedores, mesmo que de forma informal, participando com eles das vendas”, conta.

Crepaldi aponta que uma de suas grandes dificuldades como gestor é a formação de vendedores qualificados. Para resolver isso, sua solução é a seguinte: formar os vendedores dentro da empresa, ensinando-os e orientando-os e colocando a mão na massa quando necessário.

Dicas práticas para você também ser um superlíder

  • Não tenha medo de repassar o que você sabe – Quanto mais você ensina, mais você aprende e ganha o respeito e a admiração de sua equipe.

  • Acredite na evolução de seus liderados – Confie na capacidade de sua equipe, dê oportunidade para os seus liderados crescerem junto com a empresa.

  • Dê feedback constante – Uma das melhores formas de ensinar é dando feedback sobre o trabalho que está sendo realizado, parabenizando quando estiver tudo certo e orientando quando algo precisa ser ajustado.

  • Entre em ação sempre que for preciso – Não é porque você é um gestor que nunca terá que fazer algo operacional. Muitas vezes, isso é necessário tanto para ensinar sua equipe quanto para mostrar os motivos que fizeram de você um líder.

Sobre paixão, foco e sucesso

É claro que por trás de toda essa vontade de aprender e evoluir está o amor pela profissão. Crepaldi deixa claro que essa é sua verdadeira paixão. “Para mim, vender é algo mágico, que me traz muita realização profissional e felicidade. Para ter sucesso em vendas, você precisa ser apaixonado pelo que faz, precisa dormir e acordar pensando em vendas. É algo automático para mim”, afirma.

Ele conta, ainda, que um fator importante para o sucesso em vendas é realmente apreciar o contato com as pessoas que você atende. “Eu adoro me relacionar com os clientes. E não só pela parte da venda em si. Gosto de conversar com eles, me aproximar, saber pelo que estão passando, do que estão precisando. Eu acabo virando amigo dos meus clientes. E isso faz uma grande diferença nos resultados”, declara.

Além disso, nosso superlíder acredita que, para ser bem-sucedido, o profissional de vendas precisa saber aonde está indo. Ele ressalta que é preciso ter metas claras e objetivas e, além disso, saber repassar essas metas a seus liderados. “Sem contar que o líder precisa ser companheiro, entender a necessidade de cada um de sua equipe e o que eles precisam para se desenvolver melhor”, aconselha.

Com 27 anos, Crepaldi pretende continuar seu caminho nas vendas e, no futuro, espera ser dono de sua própria empresa. “Aprendi muita coisa em todo esse tempo. Mas o que mais me inspira é saber que tudo é possível quando se tem dedicação e força de vontade. O limite não existe para pessoas que têm objetivos e que estão focadas em alcançá-los”, conclui.

Dicas práticas para você também ser um superlíder

  • Ame o que você faz – Se você, líder, não se mostrar apaixonado por vendas, será difícil motivar seus vendedores a se dedicar com amor e determinação.

  • Estabeleça metas e comunique-as – Envolva a equipe na definição das metas de vendas. Assim, além de se sentirem mais unidos e realmente parte do time, os funcionários entenderão melhor onde a empresa quer chegar.

  • Não desista de suas metas diante das dificuldades – Se você tem uma meta, tem um sonho e tem força de vontade, superar as dificuldades com foco e apoio da equipe será muito mais fácil.

  • Valorize o relacionamento com seu cliente – Esteja sempre em contato com seu público. Não apenas para vender, mas para se comunicar e fortalecer o relacionamento. Bom relacionamento ajuda a vender mais!

Colaborou nesta matéria: Francine Pereira

 

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