Quem não tem foco não tem tempo

Em todo o universo abrangente da gestão do tempo, o item mais difícil de ser combatido é a falta de foco. Em todo o universo abrangente da gestão do tempo, o item que julgo mais difícil de ser combatido é a falta de foco. Esse problema é sutil, sorrateiro e precisa de uma grande força de vontade para ser vencido.

Uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional só consegue permanecer focado em uma tarefa por no máximo 11 minutos, até que o telefone toque. Uma vez que ele pare um trabalho custa em média 25 minutos até que a atenção se volte àquela primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de até duas horas diárias devido à falta de foco.

Existem diversos fatores que podem levar à paralisação de uma atividade, entre eles: telefone, e-mail, alguma pessoa chama você, uma vontade de passear, tomar um café, celular, fazer outra atividade, etc.

Podemos afirmar que a falta de foco é um dos maiores inimigos do trabalhador do século XXI. Manter o foco é um desafio grande em minha vida. Sempre gostei de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e ter meu computador com milhares de janelas abertas. Hoje, após estudar bastante sobre gestão de tempo, consegui minimizar o problema, mas ainda preciso lutar diariamente para não cair nas armadilhas da falta de foco.

O cérebro é facilmente atraído por acontecimentos ao seu redor. Basta alguém no escritório iniciar uma música, um falatório ou alguma novidade e pronto, era essa a desculpa que você precisava para fugir da atividade por algo mais interessante. Veja algumas estratégias que você pode adotar para combater a falta de foco:

1. Priorize suas atividades ? Todos os conceitos de administração de tempo levam você a ter um dia mais focado, quando você se organiza, define objetivos, se planeja, consegue saber o que precisa realmente fazer em seu dia. Liste todas as atividades e priorize numericamente. Siga essa ordem na execução das tarefas.

2. Operação Shutdown ? Quando precisar se focar em alguma atividade, desligue completamente seu celular e telefone, televisão, MSN, e-mail, feche a porta e peça para não ser incomodado até terminar. Quanto mais você se afastar das possíveis interrupções mais sucesso terá em sua concentração.

3. Para focar crie um padrão ? Você pode ritualizar a sua concentração. Escolha uma música tranqüila, da qual você goste e que o ajude a relaxar. Alguns estudos de superlearning comprovam que a música barroca aumenta em três ou quatro vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar se focar, ouça sempre a música que o ajuda a se concentrar. Isso criará uma ?âncora auditiva? e o colocará em estado de concentração muito mais rápido.

4. Respire ? Antes de iniciar seu trabalho, relaxe por alguns minutos. Comece a respirar profundamente algumas vezes. Concentre-se apenas em sua respiração e em seu corpo. Deixe sua mente fluir naturalmente. A pressão diária acaba aumentando nossa adrenalina e deixando nosso ritmo mais ansioso e agitado, o que propicia a falta de foco. Quando respira e relaxa, você diminui sua ansiedade e aumenta sua capacidade de concentração.

5. Desligue seu e-mail ? Já comentei em artigos anteriores que deixar o e-mail ligado diretamente é um vício perigoso e hoje posso afirmar que é um dos maiores causadores da falta de foco em seu ambiente. Estabeleça horários durante o dia para essa atividade, não deixe que a cada e-mail sua atenção seja desligada.

Pare um pouco e analise o momento anterior à leitura deste artigo, como você tem se concentrado? Que tal ganhar alguns minutos preciosos em seu dia, sendo mais focado?

Quando você vai começar a focar no que é realmente importante em sua vida?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima