Quer 5 Regras de Ouro de Marketing?

Então leia a versão que Rosane Severo fez do texto de Mike Fischler. Para a autora esse texto é uma das obras-primas da literatura sobre marketing e um enquadramento perfeito para as fórmulas prontas no mundo dos negócios. Mike Fischler é o principal estrategista para a Internet do The Pubs Group, uma companhia especializada em ajudar empresas de todos os tipos a integrarem suas práticas empresariais e processos com a grande rede e repensar tudo de forma criativa para apoiar essas mudanças. Durante os últimos sete anos ele trabalhou com diversas empresas multinacionais, dentre elas: Eastman Kodak, Fujitsu, Siemens Nixdorf e IBM com o objetivo de colocar em pratica estratégias inteligentes de marketing.

Esse estrategista tem ajudado diversas empresas, já faz algum tempo, a integrarem de forma inteligente marketing e tecnologia, e diz: “Eu sempre fico impressionado quando leio numa publicação que alguém, em algum lugar, descobriu uma fórmula mágica de marketing tão perfeita que não só é aplicável a todas as indústrias, como não requer que se reflita nem um pouco sobre ela.” Mike chegou a um tal estado de conhecimento sobre o assunto integração de estratégias on-line e off-line de marketing, que lhe permitiu alcançar um número considerável de resultados positivos nos negócios que atua. Afinal, ele está envolvido com o marketing on-line desde o inicio dos anos 90. Quem melhor que ele para destilar todo esse conhecimento, chegar a um denominador comum, embrulhar tudo em algum título inteligente e apresentar para seus leitores fiéis? Foi o que ele fez e eu não perdi a oportunidade de verter para o português essa obra prima da literatura sobre marketing.

Ele começa com o seguinte título: As Cinco Regras para Integrar Estratégias de Marketing On-line e Off-line com vistas a Alcançar Resultados Previsivelmente Positivos nos Negócios! E diz: “bem, espere um segundo, pois eu vejo aqui uma falha e não quero ser acusado de exagero nesse caso: não posso dizer com certeza absoluta que isto funcionará sempre, considerando que produtos e indústrias, conduzidos por pessoas com pensamentos e objetivos próprios, estarão sempre interferindo nesse resultado. Assim reformulemos o título um pouco, para: As Cinco Regras para Integrar Estratégias de Marketing On-line e Off-line com vistas a Alcançar Resultados Positivos nos Negócios! Ah! Por favor espere mais uma vez pois, se não se importa, tenho mais uma pequena correção: cada negócio é diferente, e o que conta como resultado em um, não tem nada que ver com os resultados de outro.

OK, sem problemas, é só reescrever o título novamente: As Cinco Regras para Integrar Estratégias de Marketing Online e Offline com vistas a Alcançar Resultados Positivos?! Mike interrompe o texto aqui para atender o telefone. Era o diretor de arte de uma regional de sua empresa, dizendo que houve um black-out na região onde ele atua e a gráfica que atende a empresa na região estará fechada nos próximos dias. Tratava-se de uma peça de campanha vital que teria que ser atrasada, ou seria necessário deslocar o serviço para outro fornecedor, em outro local, e pagar uma taxa extra pela urgência do serviço. Então, de um modo ou de outro, a empresa acabaria perdendo dinheiro para manter a satisfação de seus clientes.

Mike considerou que o assunto não era muito dramático, mas que seria necessário reescrever mais uma vez o título do artigo, para: As Cinco Regras para Integrar Estratégias de Marketing On-line e Off-line com vistas a Alcançar Resultados! Ele continua, ponderando que a essa altura do texto ele e o leitor já seriam íntimos, e por isso ele se permitirá sugerir que reconsiderássemos o uso da palavra estratégias. Ele diz: ?mesmo nos dias de hoje, muitos, se não a maioria, dos marketeiros ainda estão operando a níveis táticos. Produzem anúncios, panfletos, sites e outras peças de comunicação e marketing, sem terem a definição de estratégias de longo prazo, discerníveis por trás dessas ações?.

Assim, ele sugere incluir esses marketeiros apaga-incêndio nos objetivos de seu texto, com a simples omissão de uma palavra no titulo: As Cinco Regras para Integrar Marketing On-line e Off-line com vistas a Alcançar Resultados?! Alto lá, pois surgiu outro problema por aqui, alerta Mike: “Uma vez que removemos o elemento estratégico, estamos removendo também o lado de medir resultados, pois se não temos nenhuma meta estratégica, não teremos nada para usar como medida de resultados”. Assim, de corte em corte, Mike chega ao seguinte título: As Cinco Regras para Integrar Marketing On-line e Off-line!

Bem, aqui ele pergunta: ?será que toda companhia vai de fato precisar integrar seu marketing on-line e off-line, além da simples utilização do e-mail?? Se analisarmos os casos de Igrejas, pequenos varejistas locais, O departamento de saúde pública de uma pequena cidade? Esses e muitos outros negócios e organizações, sem nenhuma dúvida, não tem futuro no marketing on-line.

OK, então mais uma vez reescrevemos o título: As Cinco Regras de Marketing! Afinal, algo com o que podemos trabalhar, diz Mike. Mas creio, assim como ele, que realmente não ficou nada para ser dito, ficou? Excetuando, é claro, a única coisa que realmente abrange esse tópico que são: os quatro Ps de marketing… mas, nesse caso, ainda teremos um tópico a menos.

Para finalizar, Mike acredita que haja algo mais para dizer: ?Cada empresa é uma combinação sem igual de pessoas, produtos, culturas, políticas, fornecedores, investidores, reguladores, influenciadores e assim por diante. Cada uma dessas empresas está sujeita à natureza imprevisível de seu ambiente empresarial e de seu mercado. Todas necessitam encontrar métodos e sistemas personalizados ao seu negócio e cada uma delas terá de adotar estratégias que se ajustem a seus objetivos empresariais, e desenvolver táticas específicas para atingir a esses objetivos.

Quando uma empresa determina as suas próprias cinco regras de ouro (ou seriam 50), sua equipe de consultores internos e externos terá que levar em conta todos esses fatores, e muito mais. Essa empresa necessitará estar preparada para repensar suas estratégias, pois por definição, sempre no inicio acaba-se fazendo algumas escolhas erradas ou, com o passar do tempo, algumas que acabam se tornando obsoletas?. Em outras palavras, conclui Mike, que a única regra que realmente se aplica é: seja inteligente, criativo e metódico ao definir estratégias para fazer seu negócio ser bem sucedido de forma única e própria. Nada mais conta. O que funciona para a Empresa X, poderá afundar a Empresa Y mais rápido do que um buraco em um barco de borracha em alto mar.

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