Quer me ajudar a comprar um carro?

Se você já teve 18 anos, sabe do que estou falando: dirigir seu próprio carro. Que emoção! Quando meu filho estava com 14 anos, eu disse ?Jerry, quer ter um carro quando chegar aos 16 (quando se é permitido se dirigir nos Estados Unidos)?? Se você já teve 18 anos, sabe do que estou falando: dirigir seu próprio carro. Que emoção! Quando meu filho estava com 14 anos, eu disse ?Jerry, quer ter um carro quando chegar aos 16 (quando se é permitido se dirigir nos Estados Unidos)??

?Sim!?

?Quer me ajudar a comprá-lo??

?Sim!?

?OK! Mas a mamata acabou. Nada mais de mesada. Vou ensinar uma maneira de ganhar dinheiro. Vou lhe dar uns livros para ler. De cada um, você faz um resumo. E toda vez que me entregar um resumo, eu deposito dinheiro na poupança. Em dois anos, se você ler em grande estilo, vai dirigir em grande estilo?.

E assim meu filho desenvolveu uma fantástica fome por leitura. O primeiro livro que lhe passei foi o clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie. Alguém me perguntou ?mas por que este livro??. E eu respondo. No primeiro dia de leitura ele disse: ?pai, aqui tem um capítulo inteiro sobre sorrir?. E sorriu. Um ?aborrecente? de 14 anos sorrindo para mim! Então ele pegou minha mão e a apertou. Disse: ?também tem um capítulo inteiro sobre aperto de mão?. Fantástico!

Depois dei a Bíblia a ele, e pedi que lesse o livro de Josué. Fala sobre desânimo. Temos o direito de nos sentirmos desanimados, mas não o de agir com desânimo. Quando ele acabou me disse: ?pai, todo mundo deveria ler esse livro?. E bateu em minha perna. Primeiro sinal de vida em 14 anos ? ele bateu em minha perna!

Isso pode soar como pouco, mas muitas pessoas leram ótimos livros e nunca disseram ?você deveria ler isso também!?. Se você não tem paixão e desejo de compartilhar o que lê, é melhor que nem leia. Mas se você não vive com paixão e desejo de compartilhar, é como um mar morto. Bem, ele leu 22 livros. E não comprou o carro. Ficou com o dinheiro e gastou a minha gasolina!

Ele foi para a faculdade; e me escreveu um postal por dia por todos os quatro anos de estudo. Esses postais foram importantes em um momento difícil da minha vida. Todos temos decepções; mas se você é sábio, mantém suas dores para si mesmo, e passa por tudo sem choramingar ou reclamar. E aí vêm esses postais, justamente nessa época difícil… algumas vezes deitei minha cabeça na escrivaninha e chorei de felicidade. Estava tão agradecido porque os livros que meu filho leu germinaram como semente, e o ajudaram a escrever cartões tão significativos. E outra coisa bonita nisso é que meu filho podia ainda não alcançar o significado de algumas daquelas grandes verdades, mas elas estavam em sua mente, e é preciso isso se se quer realizar algo. Aqui vão os dizeres de alguns dos postais:

?Pai, o homem feliz, de sucesso, confiante, é aquele que é simples. Seja grande ? mantenha a simplicidade? ?Pai, estou convencido que podemos qualquer coisa que quisermos. Basta trabalhar duro. Obstáculos não significam muito, porque geralmente pessoas que não têm nenhuma dificuldade têm uma atitude ruim diante da vida e não querem fazer nada?

?Pai, comecei a ler ?Os 100 Maiores Homens?. Obrigado pelo que escreveu na dedicatória, dizendo que ?Os grandes homens nunca procuraram ser grandes. Eles apenas seguiram uma visão e fizeram o que tinham de fazer.? Com amor, Jerry?

?Nada de novo, pai. Apenas o de sempre ? que podemos conhecer Deus pessoalmente e contar com ele sempre nesta nossa incrível caminhada?

Puxa! Se eu tivesse que fazer tudo de novo, teria pago mil dólares por resumo de livro. Você tem netos? Aqui está algo ótimo para fazer por eles: pague cem dólares por resumo de livro que lhe entregarem. Dê a eles cinco dólares para gastarem, e guarde o restante em uma poupança. Então quando tiverem 13 ou 14 anos terão dez ou quinze mil para ajudar a pagar uma faculdade ? e eles terão satisfação de pagar por isso. E mais, terão lido livros que farão verdadeira diferença em suas vidas.

Charlie “Tremendous” Jones além de quebrar vários recordes de venda no ramo de seguros durante sua carreira, é também fundador e CEO da Executive Books. Conheça o conjunto 12 CDs – The Best of Charlie “Tremendous” Jones ou seus melhores livros: Life is Tremendous (A Vida é Fantástica ? Editora Vida), Quotes are Tremendous, Humor is Tremendous, Tremendous Power of Prayer e From a Fathers Heart. Para comprar seus livros vá ao site http://ctj.jimrohn.com. ?A sabedoria é o único tesouro pelo qual não se receiam os ladrões? Benjamin Franklin

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima