Quer ser um campeĆ£o?

5 passos para vencer a concorrĆŖncia e outras dicas ?Os homens sĆ£o parecidos em suas promessas. Eles sĆ³ diferem em seus atos?
(MoliĆØre)

?Um profissional Ć© aquele que faz seu melhor trabalho quando menos vontade tem de o fazĆŖ-lo?
(Frank Lloyd Wright)


Fortalecendo a moral e o moral de sua equipe de vendas para alcanƧar melhores resultados

NĆ£o hĆ” gestor ou dirigente de vendas que nĆ£o dependa de sua equipe para trazer bons negĆ³cios, concretizar bem muitas vendas, alcanƧar Ć³timos resultados e crescimento para a empresa. Do mesmo modo, nĆ£o existe equipe comercial que nĆ£o dependa de um gerente ou diretor visionĆ”rio, estrategista e arrojado para poder atuar com respaldo e ĆŖxito, obtendo melhor remuneraĆ§Ć£o, desenvolvimento profissional e receita para a companhia.

No entanto, essa relaĆ§Ć£o de interdependĆŖncia nem sempre se realimenta das prerrogativas de competĆŖncia de cada uma das partes e, nĆ£o raro, executivos se queixam de que seus consultores, agentes, assessores e/ou promotores de vendas estĆ£o desmotivados. Confira, a seguir, de onde vem isso.

Medo da concorrĆŖncia ? Ɖ fĆ”cil observar, em reuniƵes de resultados, justificativas para nĆŗmeros inferiores aos esperados baseadas no concorrente, que possui equipes mais fortes, competentes e bem treinadas. O pior Ć© que, geralmente, essas sĆ£o explicaƧƵes dadas pelos membros da equipe!

Se isso de fato estiver ocorrendo, o bom gestor deverĆ” fazer uma reflexĆ£o sobre ?o moral? e ?a moral? de sua equipe para tentar entender o porquĆŖ de haver colaboradores tĆ£o temerĆ”rios. Ā» ?O moral? diz respeito ao Ć¢nimo, Ć  disposiĆ§Ć£o e ao estado de espĆ­rito das pessoas.

Ā» ?A moral? Ć© referente a um conjunto de regras de comportamento, Ć©tica, moralidade, liĆ§Ć£o e conduta.

Possivelmente, a causadora do moral baixo seja a moral da equipe que, ao deparar-se com dificuldades e temer o concorrente, passa a comportar-se como fracassada e ressentida, atribuindo essa conduta Ć  forƧa do oponente, considerando-o mau e impiedoso, pois vende mais e nĆ£o dĆ” chance a ninguĆ©m.

Ɖ preciso esclarecer para a equipe o fato de que mais agressividade comercial, uso de tĆ©cnicas de negociaĆ§Ć£o, busca por ganho de vantagem competitiva e concorrĆŖncia acirrada ? com algumas cartas na manga ? fazem parte das regras do jogo das vendas. E, que se competirem Ć  altura, nĆ£o tendo medo, passarĆ£o a ser ainda melhores que os concorrentes, sem sombra de dĆŗvida!

Eduardo Murin Ć© diretor de operaƧƵes e expansĆ£o de franquias da rede CNA. Formado em administraĆ§Ć£o e com especializaĆ§Ć£o pela University of Missouri-Kansas City (UMKC).

Nada vem de graƧa

Em Ć©pocas de crise, temos de redobrar nossos esforƧos, sair da zona de conforto e entrar em aĆ§Ć£o, seja ela fĆ­sica ou mental. Uma das maneiras Ć© tirar o s da palavra crise, transformando-a em crie:

Ā» Criar uma nova estratĆ©gia.
Ā» Desenvolver uma maneira diferente de atender.
Ā» Produzir uma metodologia diferente de trabalho.
Ā» Criar uma maneira diferente de divulgar seu produto ou serviƧo.
Ā» Elaborar uma campanha de vendas inusitada.

Lembre-se: vocĆŖ nĆ£o estĆ” sozinho no meio dessa confusĆ£o, todos nĆ³s, em momentos de crise, recebemos pedras. A diferenƧa estĆ” nas nossas escolhas. HĆ” aqueles que escolhem construir pontes e caminhos; enquanto outros, seus prĆ³prios tĆŗmulos e se enterram vivos. Esperam lamentando, sofrendo e chorando a fim de que as coisas melhorem para poderem sair de lĆ”. Cuidado com essa postura inadequada. Enquanto vocĆŖ se esconde a fila anda e o rio continua seguindo em direĆ§Ć£o ao mar, com todos os obstĆ”culos que encontra. Sair da mesmice nos impulsiona a resultados diferentes.

Cida Silva Ć© diretora e instrutora da En Theos Consultoria e Treinamentos.
Visite o site: www.entheos.com.br


Como resolver situaƧƵes de conflito provocados por resistĆŖncia a mudanƧas

1. Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de mudar.
2. Explique o que precisa ser modificado para que entendam sua participaĆ§Ć£o em todo o processo de mudanƧas e o que terĆ£o de fazer para conservar seus empregos.
3. Enfatize que a idade cronolĆ³gica e o tempo de empresa nĆ£o tĆŖm relaĆ§Ć£o direta com as mudanƧas.
4. Mostre que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivĆŖncia estĆ£o diretamente relacionados Ć  capacidade do indivĆ­duo de se adaptar ao novo e, principalmente, ser um agente de mudanƧas.
5. Entenda que mudar pode ser fascinante e trazer muito mais oportunidades que vocĆŖ imagina. Mas vocĆŖ sĆ³ poderĆ” descobrir isso se experimentar!

Alessandra Assad Ć© jornalista e autora do livro Atreva-se a mudar! ? Como praticar a melhor gestĆ£o de pessoas e processos. Palestrante, professora universitĆ”ria e diretora da AssimAssad Desenvolvimento Humano.
Visite o site: www.assimassad.com.br


8 dicas para atingir suas metas de vendas

1. PeƧa duas indicaƧƵes de vendas por dia para seus clientes atuais. Com certeza, eles irĆ£o colaborar.
2. Registre todas as suas vendas para saber o quanto estĆ” mais prĆ³ximo de atingir sua meta.
3. Prepare uma proposta de valor para o cliente mostrando profissionalismo, conhecimento e personalizaĆ§Ć£o.
4. Caso nĆ£o alcance sua meta diĆ”ria, mantenha-se calmo, revise as vendas e veja em que vocĆŖ pode melhorar.
5. A cada venda realizada, celebre, vibre e sinta satisfaĆ§Ć£o no resultado alcanƧado.
6. Procure conquistar a confianƧa e estreitar os laƧos com o cliente antes de vender.
7. Coloque metas para ligaƧƵes diĆ”rias, visitas e pĆ³s-venda, esses indicadores vĆ£o ajudĆ”-lo no resultado final.
8. Quando atingir a meta do dia, segure o euforismo e aproveite a energia positiva para criar uma gordura nas vendas.

AndrĆ© Silva Ć© especialista e palestrante nas Ć”reas de motivaĆ§Ć£o e vendas, alĆ©m de consultor e diretor-comercial da AJS Consultoria.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br


Foque em oportunidades, e nĆ£o em recessĆ£o

Para alguns empresĆ”rios, os perĆ­odos de crise sĆ£o excelentes para fortalecer suas marcas e ganhar uma fatia significativa de mercado, tendo em vista que os concorrentes se intimidam com a situaĆ§Ć£o, diminuindo ou atĆ© mesmo cortando as verbas destinadas ao marketing. E o consumidor, percebendo isso, acaba migrando para as marcas que se mantĆŖm fortes e em constante contato com seu pĆŗblico.

Ɖ fato que a crise estĆ” aĆ­ e tem seu peso. Mas hĆ” de se considerar o percentual especulativo dela e trabalhar acima dessa linha, fomentando, acima de tudo, a crenƧa de que inovaĆ§Ć£o e criatividade exercem um papel fundamental no desempenho das empresas, mesmo em meio a uma crise.

Ficam as alternativas: chorar ou aproveitar. A escolha Ć© sua!

Robson Niering Ć© graduado em gestĆ£o empreendedora, professor de marketing e vendas para cursos tĆ©cnicos e possui cursos nas Ć”reas de marketing e vendas.
Visite o blog: http://aditivodevendas.blogspot.com

Consultores que desejarem ter suas dicas publicadas na seĆ§Ć£o Manual do Vendedor devem enviĆ”-las para o e-mail: [email protected]. Os textos serĆ£o analisados e publicados em ediƧƵes posteriores da revista VendaMais.

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