Quero comprar, ninguém quer me vender!

É exatamente o que está ocorrendo hoje em dia, tanto no mundo real quanto no virtual. Os profissionais direta ou indiretamente ligados à venda de produtos e serviços não estão preparados para enfrentar a concorrência, cada vez mais acirrada e o perfil do novo consumidor, que está mais exigente.

Antes existiam muitos consumidores e poucos produtos, poucas lojas, poucos concorrentes, ou seja poucas opções. Com o tempo foram surgindo novos produtos, novos serviços, novas marcas, novos conceitos. Com o passar do tempo os consumidores foram se tornando mais exigentes e buscando algo a mais nos produtos. Hoje o que eles pretendem é se tornarem clientes e não apenas compradores.

Atualmente, o que acontece Ă© o inverso do passado. Existem muitos produtos, serviços, lojas, etc., mas poucos clientes. Hoje os clientes nĂŁo querem comprar mais sĂł produtos ou serviços bem feitos. Entrega no prazo, qualidade, garantia, etc. nĂŁo sĂŁo mais atrativos ou diferencial, sĂŁo fatores obrigatĂłrios. EntĂŁo o que o cliente compra hoje? Temos que vender simpatia, sorriso, carinho. Deve ser criado no cliente um efeito definido por especialistas de marketing “Efeito Uau!!”. Isso Ă© possĂ­vel quando se excede as expectativas do cliente.

A Internet pode perfeitamente criar essa situação para o cliente. Existem ferramentas que podem criar um ambiente altamente interativo entre o site e ele. O necessário Ă© que os profissionais envolvidos no conteĂşdo e objetivo do site entendam e se comprometam com resultados positivos. NĂŁo adianta sĂł um site “bonitinho” e cheio de efeitos. Quando um visitante entra num site, normalmente, já tem idĂ©ia do que quer, já tem noção de que encontrará algo previsĂ­vel, mas se vocĂŞ fornece uma experiĂŞncia acima desse previsĂ­vel já conseguirá surpreendĂŞ-lo. Esse simples fato pode fazer com que ele se torne fiel a vocĂŞ, sua empresa e sua marca. A partir desse momento ele passará a ser defensor de sua marca, aquele que alĂ©m da fidelidade, indica sua empresa a todas as pessoas que conhece, inclusive discutindo a seu favor.

Exemplos para surpreender seu cliente:

? Manter o conteĂşdo do site compatĂ­vel com o que foi divulgado a seu respeito
? Responder e-mails em até 1 hora (isso que é surpreender)
? Prestar todas as informações necessárias no próprio site, evitando futuras intervenções
? Procurar fechar completamente o negĂłcio pela prĂłpria Internet, evitando fax, telefone, etc
? Entregar ao cliente o que ele quer no prazo e local combinados
? Fazer follow-up das transações, mantendo o cliente informado todo o tempo
? Realizar pós-venda avaliando a satisfação do cliente
? Oferecer produtos que interessariam a ele, mas sem ser chato

O que está faltando para melhorar o desempenho das lojas reais e virtuais nada mais é do que melhor atenção aos clientes. Eles não agüentam mais serem tratados de forma tão indiferente. É necessário tratá-los de forma individualizada, como pessoas e não como números.

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