Questões de gênero ? Os cuidados que homens e mulheres devem ter quando o assunto é comportamento profissional

Venda mais comunicando-se melhor COMPORTAMENTO

Questões de gênero: os cuidados que homens e mulheres devem ter quando o assunto é comportamento profissional

Por Adriane Werner Muita gente me pergunta sobre os assuntos mais masculinos e femininos na etiqueta corporativa. É claro que existem temas comuns, que pautam o comportamento profissional como um todo, mas há também particularidades que dizem mais respeito aos homens e outras, às mulheres.

No tocante a elas, acredito que o maior cuidado deve ser em relação à sensualidade. Às vezes, pequenos detalhes podem pôr em xeque nossa postura profissional, por exemplo: decotes muito pronunciados, saias curtas, roupas bastante justas, etc. ? isso tudo fere a imagem profissional. O mesmo pode ser dito em relação aos acessórios em excesso, maquiagem carregada, unhas e cabelos muito compridos ou coloridos. Um ou outro detalhe mais ousado, tudo bem, mas sempre lembrando de fazer valer a lei do bom senso: nem tanto ao Céu, nem tanto à Terra!

Ainda no campo feminino, temos de cuidar do tom da nossa voz, especialmente quando falamos para grupos ou em ambientes grandes. A tendência é aumentarmos o volume e, com ele, subirmos o tom, deixando a voz muito aguda. Esse é um detalhe importante, porque é comprovado que a voz em uma tonalidade um pouco mais grave confere maior credibilidade e é mais agradável.

Já para os homens, à primeira vista, pode parecer mais fácil evitar os deslizes. Por razões culturais, eles são criados para terem uma postura de liderança e altivez sem exageros no visual. Mesmo assim, com as liberalidades da moda, é relativamente comum encontrarmos sapatos coloridos, roupas com design arrojado ou cortes de cabelo ousados. Sinal amarelo! Nada é proibido, mas é sempre bom lembrar que, assim como para as mulheres, a ousadia deve estar apenas nos detalhes.

Para todas as pessoas que querem transmitir uma boa imagem profissional, vale pensar que ser discreto não significa ser apagado. A elegância consiste em conseguir se destacar com assertividade e segurança sem arrogância ou excessos.


DINÂMICA DE GRUPO

As maiores histórias de vendas já contadas

Nesta atividade positiva, vendedores contam histórias de vendas favoritas e identificam o que fizeram bem e o efeito que esses esforços tiveram sobre o cliente.

Ela é apropriada para os novos contratados e veteranos experientes. Além disso, é especialmente útil quando vendedores necessitam de alguma motivação.

Duração: de 10 a 15 minutos.

O que é necessário

Um certificado ou ?prêmio? divertido para cada vendedor.

O que fazer

Peça aos vendedores que pensem em sua maior realização em vendas até hoje. Pode ser sua maior venda ou mesmo uma pequena venda que tenha sido especialmente desafiadora.

Após um curto período de tempo, solicite aos profissionais de venda que tomem mais alguns minutos para identificar o que, especificamente, fizeram que tornou essa sua maior realização em vendas e qual o efeito que esses esforços tiveram sobre o cliente.

Peça a cada participante que fique em pé e conte ao grupo sobre sua maior façanha. Dê a cada vendedor um ?prêmio? em reconhecimento de sua realização.

Fonte: O grande livro de jogos de vendas de Peggy Carlaw e Vasudha Kathleen Deming


LIVROS

Posicionamento ? a batalha por sua mente

Al Ries & Jack Trout

Este livro apresenta, através de uma abordagem prática, a importância de se criar uma ?posição? na mente do consumidor. Al Ries e Jack Trout ensinam como estabelecer, com competência, ?posicionamento competitivo? de seus produtos, marcas e empresa. Essa obra é obrigatória para profissionais, estudantes de marketing, vendas e áreas correlatas.

Editora: M.Books
Preço: R$49,00

Enquanto uns choram… outros vendem lenço

Maurício Werner

De conteúdo versátil e com temas inesgotáveis, a obra é fundamental para aqueles que estão sempre captando energia a fim de obter o aproveitamento máximo em tudo que fazem. Uma leitura necessária para profissionais de marketing, administração, recursos humanos, educação e profissionais liberais. O livro mostra de maneira objetiva e, sobretudo, afetiva algumas formas de compreensão mútua, realização, oportunidade e desafios.

Editora: Qualitymark
Preço: R$27,00

Qual é a grande idéia?

Bill Pitts & George Lois

O autor mostra que o negócio é insistir naquilo que você acredita, mesmo contra a descrença de todos e de tudo. Se você tem certeza de que a ideia é boa, siga em frente. Esse livro apresenta que é possível vencer com ideias ?chocantes? e que vendem. Confira!

Preço: R$63,00
Editora: Civilização Brasileira

*Preços e disponibilidade pesquisados em março/2009


HUMOR

Muitas vezes, o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples

? Doutor, estou com problema. Todos estes anos de muito trabalho mexeram com minha cabeça. Toda vez que estou na cama acho que tem alguém embaixo. Aí, eu vou para baixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!

Então, o psiquiatra diz:
? Deixe-me tratar de você durante dois anos. Venha três vezes por semana, assim eu curo esse problema.
? E quanto o senhor cobra? ? pergunta o diretor.
? R$150,00 a sessão ? diz o psiquiatra.
? Bem, vou pensar ? conclui o sujeito.

Passados seis meses, eles se encontram na rua.
? Por que você não me procurou mais? ? pergunta o médico.
? A R$150,00 a consulta! Um sujeito no bar me curou por R$10,00 ? responde.

Intrigado, o psiquiatra pergunta:
? Ah, é? Como?

O diretor, prontamente, responde:
? Por R$10,00 ele cortou os pés da cama.


NÃO COMPLIQUE O QUE É SIMPLES

Mall

Não é novidade para ninguém que a língua estrangeira, principalmente o inglês, sempre se fez necessária dentro das corporações.

Hoje, estamos presenciando uma verdadeira corrida pelo domínio da língua estrangeira. Quer dizer, não é bem domínio, é preciso conhecer bem o vocabulário usado na profissão em que atua.

Lá vamos nós outra vez. A história vem do RS.

Uma colega, representante de vendas, estava passeando em um shopping center. E uma loja de roupas chamou sua atenção pela diversidade de estrangeirismos para indicar liquidações. Até aí, tudo bem. Quem ainda não percebeu que os estrangeirismos transformaram-se numa ferramenta publicitária?

Entrou na loja. Afinal, poderia ser a oportunidade de negócio. Conheceu a equipe de vendas, conversou um pouco e, então, conseguiu chegar ao gerente, um americano muito atencioso.

A reunião improvisada estava indo bem, até o momento que ele a convidou para conhecer outro mall. Na dúvida, sem saber do que se tratava e com vergonha de perguntar, ela respondeu vacilante: ?Num outro momento?. Assim, perdeu a oportunidade de conhecer a outra loja.

Depois desse episódio, essa colega resolveu estudar: ?Só praticando muito, é que me sentirei à vontade para conversar com naturalidade?, concluiu.

Descomplicando

Mall significa centro comercial ou shopping center.

Caro vendedor, pensando nas dúvidas que possam surgir durante seus treinamentos com a revista VendaMais, nossa equipe desenvolveu um glossário de estrangeirismos. Acesse o site www.vendamais.com.br e aproveite para atualizar seus conhecimentos com os novos termos de negócios.


DICAS DE PORTUGUÊS

Não confunda
Por Cione dos Santos Absolver ou Absorver?

Absolver ? significa perdoar, remir.
Exemplo: O júri absolveu o réu.

Absorver ? significa recolher em si, sorver, consumir.
Exemplo: As provas absorveram todas as suas energias.

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