Reagir e vender

Se suas vendas não estão rendendo, o jeito é fazer uma avaliação do seu comportamento, reformular as ações, agir e ser feliz. Em tempos de crise, as desculpas e escapadas estratégicas dos clientes são constantes. Eles estão experts na arte das objeções, estão se aprofundando cada vez mais e você, indefeso vendedor, luta perante a um bombardeio de frases incontestáveis e acaba rendendo-se ao convencimento alheio de que realmente ninguém precisa comprar, principalmente o seu cliente.

Horas de treinamentos, reuniões, metas, motivação e coisas do tipo. Para quê? Para um alguém que você nunca viu lhe fazer desabar seu estoque, desarrumar prateleiras e gastar sua saliva e seu tempo para em um segundo dizer ?não?, ou pior, ?vou dar mais uma olhadinha?. Porque ?dar uma olhadinha? é a expressão mais desprezível, você tem a impressão que prefere um tapa. Falando nisso, quem será que inventou essa frase?

Não é fácil a vida de um vendedor. Ter de ligar, marcar telefones de pessoas que não são os seus amigos, fazer anotações deles, lembrar do nome sempre que vê-los, tudo isso faz parte de uma rotina alienada em busca de comissão. Essa é outra palavra que soa dolorido em seus ouvidos, e as reações na hora do holerite não são as melhores, tais como: tontura, náuseas e cefaléia.

Para que essa tortura termine, experimente:

  • Ter mais entusiasmo. Sorria mais e procure oportunidades onde haja dificuldades, você se sentirá mais seguro a cada atendimento.
  • Ser mais dinâmico. Lembre-se de que quem fica parado é poste. Por isso aproveite o máximo do seu tempo, seja com ligações, conhecimento do seu produto ou pesquisando a concorrência. Isso lhe trará retorno em vendas.
  • Traçar suas metas profissionais e pessoais. Se você tem um caminho a seguir, fica mais fácil alcançar seus objetivos. Para cada cliente você pode ter uma meta. Afinal, você sabe o potencial de cada um.
  • Suar a camisa. Mostrar para o cliente a sua verdadeira intenção: vender. Por isso, veja as necessidades do seu cliente e capriche na demonstração, desperte o interesse e o desejo dele.
  • Assumir suas responsabilidades. Se há algum problema com seu cliente, produto ou serviço que você vendeu, resolva de imediato, demonstrando atenção e resolução. Não dá para adiar ou fingir que nada aconteceu. Problema do seu cliente é problema seu.
  • Conquistar. Vá atrás de seus clientes, ligue, anote, cumprimente-o na rua, converse. Venda o seu produto e a sua imagem.
  • Controlar seus impulsos. Não é qualquer hora que se pode falar qualquer coisa, ou seja, pense antes de falar, as palavras não voltam. Educação e inteligência são características primordiais de um bom vendedor.

  • Acreditar em você. Tenha coragem de ousar, mas com cautela. Só evite julgar antes de conhecer, por isso pesquise bem o cliente, você pode se surpreender.

A palavra da vez é proatividade, que é a maneira de agir positivamente diante daquilo que se faz, mesmo em uma causa perdida. Ação e reação, para tudo que se faz há um feedback, seja ele positivo ou negativo. Aperfeiçoar as técnicas de atendimento e sua personalidade profissional trará mais reações positivas convertidas em vendas, nada é mais óbvio que isso. Porém, antes mesmo da ação é fundamental a sua visão perante a situação, cada um pensa e reage de uma maneira, o difícil é saber como a outra pessoa quer que você reaja. Para isso existe o bom senso em estar sempre atualizado.

A melhor maneira de obter sucesso em vendas é a reflexão das suas ações, mesmo porque ninguém é perfeito, mas sempre se pode dar um jeitinho de reverter tudo em vendas. Lembre-se de que o problema da venda não está no cliente, vá em frente e comece por você.

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