Recado dos leitores

Primeiramente, agradeço o grande número de idéias para estimular a criatividade nas empresas. Abaixo seguem três boas idéias que vão ganhar uma assinatura de qualquer produto da Editora Quantum, é só me enviar os dados completos. Aproveitando a oportunidade, quero contar a minha idéia para vocês também.
Aqui na Editora Quantum estamos desenvolvendo um projeto de treinamento interno, em que o melhor colaborador de cada área treina o restante da equipe. Por exemplo: o operador de telemarketing que tem a menor inadimplência dá um treinamento de meia hora para os outros membros da sua equipe. Com isso a inadimplência do grupo também diminui. Como o treinamento é programado com 15 dias de antecedência, eles elaboram muito bem suas apresentações, ensinam os companheiros de trabalho e ainda por cima desenvolvem sua criatividade e capacidade de expor idéias em público. O resultado tem sido excelente e a cada apresentação me surpreendo mais.

Agora, as três idéias ganhadoras, elas tem a característica de serem muito simples e fácil de aplicar:

Kleyton Smentkoski
consultor de seguros

Há alguns anos trabalhei numa empresa na qual um sábado por mês fechava as portas e reunia todos os funcionários. Cada mês um deles era responsável por trazer um problema ou um “racha-cuca” para ser resolvido. Dentro de um período, a pessoa que levasse um problema cuja solução não fosse desvendada recebia um prêmio (o que nunca aconteceu, pois todos foram solucionados) e a solução mais criativa também.
Todos participavam tentando resolver o problema, dando idéias ou buscando soluções. Era muito divertido e edificante, todos aprendiam, sempre tirávamos alguma lição que podíamos utilizar no nosso dia-a-dia.

Simone Roma Siciliano
marketing de uma multinacional

Adorei a matéria que aborda o tema Criatividade, tão desprezada nas pequenas empresas nos dias de hoje. A correria é tamanha que o cérebro pára e as ações são apenas rotineiras.
Trabalhava em uma empresa aqui no Rio. As ações de RH para o desenvolvimento da criatividade dos funcionários era tamanha. Tínhamos todos, desde do operário do chão de fábrica até o mega master diretor um contrato de qualidade, chamado de Contrato Pride. Funcionava da seguinte maneira: eu, fornecedora de um serviço para outra área da empresa, achava que poderia melhorar o desempenho dos relatórios enviados para o marketing, então eu fazia um contrato de qualidade com o meu cliente explicando os motivos pelo qual aquela rotina deveria ser alterada. Depois que o cliente analisava a proposta, a mesma era encaminhada para diretoria que poderia aprovar ou não a idéia, e depois de aprovada, mensalmente tínhamos um encontro no auditório, onde todos os colaboradores que tiveram suas idéias aprovadas ganhavam um diploma e um prêmio, além de uma foto superbonita no quadro de avisos da fábrica.
De uma forma bem interessante, todos ficam envolvidos com aquele compromisso. A colaboração deve partir de todos, com o sentimento de que uma empresa é o espelho dos seus funcionários. Dessa maneira não há desperdício de tempo e dinheiro.
Saudações.

Juliana Kaiser
departamento de marketing

O projeto chama-se Turbilhão de Idéias ? disponibilizamos uma urna e algumas fichas, em que os funcionários expunham suas idéias para melhoria do serviço, relacionamento, faturamento, ambiente de trabalho, motivação entre os funcionários, enfim, tudo o que a sua imaginação mandar. Porém, algumas regras eram preestabelecidas, por exemplo: o projeto/idéia precisa ser viável, sem investimento financeiro, estar dentro dos regulamentos da empresa, entre outras coisas.
Como premiação temos o primeiro, o segundo, e o terceiro lugar, com recompensa em dinheiro para as melhores idéias. (o ganhador toma frente e fica responsável pelo acompanhamento de seu projeto)
Foi a forma que encontramos para desenvolver a criatividade dos funcionários em benefício da empresa e dele próprio; com essa ação obtivemos um crescimento tanto pessoal quanto profissional.

Essas foram as melhores idéias, as mais simples e práticas. Mas na verdade ganhamos todos nós que debatemos ou pensamos um pouco sobre criatividade e as diversas formas de desenvolvê-la. Não perca essa oportunidade de dar mais vida, oxigênio, vibração e lucros para você e sua empresa.

Obrigado a todos, continuo aguardando sua colaboração com críticas, sugestões e idéias de assuntos para serem abordados.

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima