Receita anti-spam

A relevância do e-mail como uma ferramenta de interação entre as empresas e seus clientes diminui a cada novo spam enviado. A relevância do e-mail como uma ferramenta de interação entre as empresas e seus clientes diminui a cada novo spam enviado. Sem algum tipo de plano de ação definido, as empresas terão em um grande problema rapidamente. Uma recente pesquisa do Meta Group sinaliza que 80% dos executivos acreditam que o e-mail tem mais valor do que o telefone para as atividades diárias do negócio. A questão do spam deve ser trabalhada a fim de manter o impacto da comunicação por e-mail no mundo dos negócios. A Microsoft recentemente reuniu membros da Confederação dos Provedores de Serviços de E-mail (E-mail Service Provider Coalition — ESPC) e revendedores de anti-spam para resolverem o problema utilizando sua nova solução, o Sender ID. O Sender ID valida o e-mail recebido originado em um domínio autêntico. É a fusão entre o Caller ID da Microsoft e o Sender Policy Framework (SPF), criado por Meng Weng Wong, CTO (Chief Technology Officer) da empresa Pobox.com. O conceito do Sender ID obteve o suporte importante dos ISPs (Internet Service Providers), das instituições financeiras e dos provedores de serviços de e-mail. “Através da educação e da capacitação das áreas de marketing (sobre o Sender ID), nós garantimos que o bom e-mail chegue até as pessoas quando elas desejam”, diz Craig Spiezle, diretor de Relações com a Indústria, Microsoft Safety Technology & Strategy Group. Em parceria com a Microsoft, a DoubleClick, a Sendmail, a IronPort, a Bigfoot Interactive, a Skylist e a Verisign estão atualizando e lançando produtos compatíveis com o Sender ID. A partir de outubro, o Hotmail da Microsoft buscará elementos de validação SPF em todas as mensagens recebidas. “Os e-mails que não possuírem registros publicados receberão uma pontuação mais baixa [tendo uma grande probabilidade de serem classificados como spam e não entregues ao destinatário pretendido] do que os e-mails que são compatíveis com o Sender ID”, diz Spiezle. A sensação é que o Sender ID está no caminho de se tornar uma prática padrão no envio de mensagens por e-mail. O Yahoo está tentando resolver o problema com um produto similar ao Sender ID, chamado Yahoo! DomainKeys. Ambas as plataformas podem trabalhar em conjunto. A Wired News comenta que o programa da Microsoft pode ser mais rápido para ser implementado, mas o sistema da Yahoo pode fazer um trabalho mais compreensível para eliminar o spam. Os sistemas fornecerão a infra-estrutura para combater o spam, mas mesmo seus defensores são realistas sobre o quanto a solução poderá ser eficaz. Josh Baer, CEO (Chief Executive Officer) do provedor de serviços de e-mail Skylist, diz que: “…o apoio das empresas envolvidas no negócio tomará conta do problema (spam e mensagens de remetentes desconhecidos)”. Sem um foco da indústria como um todo em melhorar, os esforços individuais não irão muito adiante. Caminhando para o próximo passo Ken Takahashi, diretor sênior das operações de e-mail e relações com os provedores de serviços de Internet da DoubleClick, vislumbra um movimento de autenticação de e-mail para avaliar e documentar a reputação dos remetentes, com base na sua performance. “Para os remanescentes de 2004, o foco será obter massa crítica para a estrutura do Sender ID”, ele diz. “O sistema não será bem-sucedido a não ser que seja amplamente adotado pelo mercado”. Confirmado isso, “o próximo passo lógico é ir além da identidade, classificando os remetentes com base na performance”, acrescenta ele. “De certa forma, pode-se visualizar soluções com base em identidade (como o Sender ID) como atribuição de seguro social e sistema com base em reputação tal como um sistema/bureau de pontuação de crédito. Não podemos pontuar as pessoas sem IDs confiáveis”. Michael Della Penna, CMO da Bigfoot Interactive, também vislumbra o Sender ID como o começo de um sistema para ser uma solução ampla para a indústria. “O Sender ID não é uma solução isolada; contudo é um passo absolutamente necessário para uma solução completa. Uma provável solução consistirá de um sistema independente, terceirizado para provedores e talvez algum sistema pago para criar uma barreira financeira para os ?spammers? no futuro”. As atualizações do Sender ID feitas para os produtos da DoubleClick e da Bigfoot Interactive não geraram custos adicionais aos clientes. Dave Anderson, CEO da Sendmail, diz que para evitar a rejeição da lista de permissões dos clientes (as listas brancas), as áreas de marketing precisam “separar e-mails transacionais dos e-mails promocionais”. Ele observa que a Amazon.com é um exemplo disso e explica que a empresa envia anúncios e e-mails de confirmação a partir de domínios diferentes. Dessa forma, um cliente ainda receberia e-mails de confirmação mesmo se ele bloqueasse ofertas promocionais. Ao final de 2005, Anderson prevê um trabalho similar com o e-mail assim como o IM (mensagem instantânea). “Se você quiser me enviar algo por e-mail, você deve estar na minha lista de amigos”.

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