Receita da felicidade

O prazer oriundo da realização de uma venda bem-feita supera todas as dificuldades e frustrações vivenciadas pelo vendedor no seu dia-a-dia. Há pouco tempo, lendo uma revista semanal, encontrei uma matéria que falava sobre os fundamentos da felicidade. Nesse artigo, pesquisas mostravam que o que realmente nos traz felicidade deve nos proporcionar três pontos básicos:

    · Prazer: sentir prazer fazendo ou vivenciando algo.

    · Engajamento: ?entrar de cabeça?, sentir que faz parte do todo, envolver-se com a causa maior.

    · Significado: sentir que o que se faz tem uma razão maior na sua vida, seu desenvolvimento e suas crenças. Considerar como missão.

Também podemos comparar os fundamentos da felicidade com os fundamentos do sucesso em vendas. O prazer oriundo da realização de uma venda bem-feita, da certeza momentânea do dever cumprido e da expectativa do ganho garantido supera todas as dificuldades e frustrações vivenciadas pelo vendedor no seu dia-a-dia, gerando uma sensação de êxtase e felicidade.

O que dizer então do engajamento que o vendedor precisa ter com os objetivos maiores da empresa em que trabalha, as empresas clientes, sua equipe e seus clientes internos? O vendedor que, nos dias de hoje, não se envolve com os objetivos da organização e de seus clientes, limitando-se a vender, não importa o que e nem para quem, muito provavelmente não sobreviverá nessa profissão por muito tempo. Há cada vez menos espaço no mercado para vendedores que só conseguem visualizar seu próprio umbigo.

Quanto ao significado, esse mora dentro de cada profissional, atrelado à realização de seus desejos, à saciedade de suas necessidades, à alegria de ver seus resultados gerarem novos relacionamentos entre clientes e parceiros. Qualquer profissional, não só os vendedores, precisa ter seu plano de carreira muito bem definido, vislumbrando onde deseja estar daqui a um, cinco anos ou 20 anos e de que forma seu trabalho atual pode ajudá-lo a alcançar as metas estipuladas. Para isso, deve considerar como missão seu crescimento profissional e o daqueles que estão à sua volta.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima