Recolocação ? Momento de refletir e de se preparar

Confira algumas dicas de como se comportar durante o processo seletivo. Se chegar o momento de buscar uma recolocação, tenha em mente: o sucesso não depende só dos seus conhecimentos e das suas experiências anteriores. Você precisa se conhecer bem, saber seus pontos fortes e fracos e ter consciência de suas habilidades e emoções, além de ter em mente seu real desejo.

Imagine que você se candidate a uma proposta de trabalho ?aparentemente? bastante interessante devido ao porte da empresa (pela remuneração oferecida, pelos benefícios, etc.). Ao comparecer a uma entrevista e, para se encaixar no perfil solicitado, você responde a todas as perguntas sem pensar muito em si e coloca-se à disposição para uma série de exigências sem raciocinar. Legal, saiu-se bem, aceitou tudo e agora foi chamado para iniciar.

Achando que está bem recolocado, inicia na empresa motivado, porém no dia-a-dia começa a perceber que as funções assumidas ? as quais você não se preocupou se eram seus pontos fortes ? tornam-se problemas, pois seus resultados começam a ser prejudicados pela falta de tempo e torna-se difícil cumprir sua agenda. Para agravar, bem ou mal, esse é o fruto da sua candidatura à vaga e sua boa persuasão durante a entrevista. Com a passar das semanas, você percebe que não consegue mais administrar seu tempo, leva para casa preocupações; resumindo, você não está feliz. Então começam as cobranças pelo seu desempenho, a pressão pelos resultados, enfim o retorno que a empresa espera. Conclusão: após o período de experiência, feita uma avaliação, ambas as partes não estão satisfeitas e lá se vai a sua recolocação.

E agora, tudo de novo? Não, é tempo de refletir e de se preparar. Você precisa se conhecer, reconhecer os seus pontos fortes e quais os que ainda precisa desenvolver. Além disso, precisa buscar uma função compatível com suas habilidades para aplicá-las em atividades que lhe darão prazer e farão com que sua produtividade aumente, mantendo-o motivado. Parece fácil, mas não é, principalmente na hora da tal entrevista. Por isso, prepare-se.

Acompanhe as novidades do mercado e não hesite em trocar informações com sua rede de relacionamentos (networking) e com amigos e familiares. Exercite o autoconhecimento, faça uma revisão geral no seu currículo, analisando as empresas em que trabalhou e o que exerceu em cada uma delas. Relembre em qual obteve melhores resultados e de tudo que fez o que mais lhe deu prazer. Você deve perseguir o sucesso da forma como o concebe e não como os outros padronizam. A única maneira de se realizar profissionalmente é descobrir o que gosta de fazer e procurar fazê-lo sempre com excelência.

Feito isso, trace seus objetivos e busque oportunidades em empresas que se assemelham ao seu perfil. Assim, você estará pronto para enfrentar com segurança novas entrevistas, porque sabe o que quer e o que tem a oferecer para uma nova empresa.

Algumas dicas de como se comportar durante o processo seletivo:

&raquo Ao ser chamado, agende dia e horário (que possa realmente cumprir), confirme o endereço e os documentos que deve apresentar.

&raquo No dia agendado, prepare-se com antecedência, mentalize seus objetivos e mantenha-se confiante e tranqüilo.

&raquo Na apresentação, seja simpático, mas cuidado para não ser muito expansivo. Procure ouvir mais e falar menos. Responda às perguntas de forma objetiva e verdadeira, não tenha medo

de revelar que tem consciência dos seus pontos fracos, mas que está disposto a desenvolvê-los. Enfatize seus pontos fortes.

&raquo Deixe claro que a oportunidade oferecida foi avaliada e escolhida por você e que também é de seu interesse dedicar-se para trazer bons resultados para a empresa de maneira prazerosa, pois estará trabalhando com o que gosta e que essa conclusão foi fruto de uma auto-análise profissional.

&raquo Seja honesto, não tenha medo de expor suas expectativas e se houver alguma dúvida esclareça. Agindo assim, você garantirá que sua entrevista seja diferente e por ser transparente terá a certeza de que está em busca do que realmente quer. Isso aumentará suas chances de conseguir a recolocação de seus sonhos. E saiba, poucos têm coragem para isso.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima