Recompensa para quem poupou até agora

Para alcançar os 20% de redução no consumo de energia, grande parte dos shopping centers deve começar a funcionar uma hora mais tarde a partir de 1º de junho. Foi com alívio que o Sudeste e o Centro-Oeste receberam, na quinta-feira, 31/05, a notícia da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE) de que está afastada, nos próximos meses, a possibilidade de apagões nestas regiões. David Zylbersztajn, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), atribuiu ao esforço da sociedade o afastamento do perigo do apagão. Já a região Nordeste continua em situação crítica, apresentando “alto risco” de elevação do racionamento, com possíveis cortes de eletricidade no mês de julho.

Para alcançar os 20% de redução no consumo de energia, grande parte dos shopping centers deve começar a funcionar uma hora mais tarde a partir de 1º de junho, abrindo às 11 horas, de segunda a sábado. Desta forma, os shoppings foram poupados do fechamento à noite, pois este é o período de pico de vendas. Aos domingos, será mantido o horário normal, de acordo com as orientações da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e da ALSHOP (Associação de Lojistas de Shopping Centers). No entanto, os shoppings que já adotaram medidas preventivas e reduziram efetivamente o consumo não terão que mudar o horário.

O ABC Plaza Shopping, por exemplo, está substituindo secador de mão por papel, apagou a fachada externa e letreiros, diminuiu luzes dos corredores e estacionamento e desligou as escadas rolantes de descida. O Shopping Ibirapuera, em São Paulo, não abrirá mais às 9 horas, mas sim às 11. O Shopping Castanheira, em Belém, bolou um plano de ação que inclui o desligamento seletivo da iluminação externa do shopping, a defasagem de meia hora entre a ligação de cada uma das cinco centrais de ar-condicionado, que também serão utilizadas em sistema de revezamento, e a diminuição dos focos de luz dirigidos na iluminação interna.

Um caso mais raro é do Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, que não terá que mudar o horário de funcionamento pois é totalmente auto-suficiente em energia, tendo investido R$ 10 milhões em uma usina de co-geração a partir do gás. O Carioca Shopping, inaugurado no dia 08 de maio deste ano, está entre os cinco maiores shoppings do Rio, com 240 lojas.

A Abrasce recomenda uma série de medidas para o racionamento de energia nos shopping centers.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima