Regras de atendimento ao cliente

Para aumentar suas vendas e conseguir conquistar um cliente, é preciso cuidado no atendimento a ele fornecido. Confira 12 dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa. Prestar um excelente atendimento ao cliente é colocar em prática regras simples, mas capazes de construir relacionamentos sadios e duradouros. Vejamos a seguir algumas regras fáceis de serem executadas.

1. O ponto de partida para o excelente atendimento é ter sempre em mente que o cliente é a razão da existência da empresa. Ou seja, ele é o coração da empresa. Caso pare de comprar, ela morrerá. Então, esse coração merece um cuidado todo especial para que a empresa tenha vida longa.

2. Todos na empresa devem conhecer profundamente seus produtos e serviços, sendo proibido dizer ?não sei? a uma pergunta do cliente. Falar com segurança sobre os produtos e serviços gera credibilidade, fazendo com que o cliente sinta confiança em fazer negócio com a empresa.

3. Todos os clientes internos devem gostar de pessoas e ser especialistas em relacionamentos interpessoais, demonstrando alto nível de equilíbrio ao lidar com pessoas. Os especialistas em pessoas sabem ouvir, são educados, flexíveis, compreensivos, fazem bom uso da empatia e conquistam a simpatia dos clientes.

4. É fundamental um ambiente de harmonia na empresa para que todos trabalhem satisfeitos, motivados, entusiasmados, de modo a transmitir essa satisfação aos clientes externos. Portanto, a comunicação interna deve ser sadia, fluindo em todos os sentidos. Em vez de só subir informações e descer ordens, deve predominar a troca de informações entre líderes e liderados para que as decisões sejam tomadas com maior índice de acerto, com reflexos positivos para os clientes.

5. É de suma importância a honestidade com o cliente, sendo terminantemente proibido empurrar-lhe um produto ou serviço de que não necessite. Ter o compromisso de que o atendimento deve ser sempre focado na satisfação das necessidades do cliente. Agindo assim, a empresa será a maior beneficiada, pois o seu sucesso é conseqüência do sucesso do cliente.

6. A comunicação com o cliente deve ser positiva, dedicando-lhe bastante atenção e escuta ativa, sem interrompê-lo quando estiver com a palavra. Somente assim o profissional poderá entender as suas reais necessidades, a fim de satisfazê-las com eficiência e rapidez. Também é importantíssimo memorizar o nome do cliente para personalizar o atendimento.

7. Todos os momentos de contato cliente?empresa devem ser realmente encantadores, para que ele a eleja como sua preferida. Lembrar que esses momentos ocorrem tanto no contato face a face como por qualquer outro meio de comunicação, os quais não podem ser negligenciados em nenhum instante. Todas as mensagens dos clientes merecem respostas e não deve haver demora no retorno.

8. Os problemas dos atendentes não serão resolvidos se forem transferidos para os clientes em forma de mau humor. Portanto, ao chegar ao local de trabalho, deve-se agir com profissionalismo, apesar das dificuldades para separar a vida pessoal da profissional. Convém lembrar que viver bem não significa ausência de problemas, mas saber administrá-los, pois eles fazem parte da vida de todas as pessoas.

9. Nunca prejulgar o cliente pela aparência, pois isso tem sido motivo constante da perda de grandes negócios. A obrigação de quem atende é tratar todos os clientes com educação, cortesia, respeito, demonstrando o máximo de atenção e interesse, independentemente de como estejam apresentados.

10. O tempo do cliente é precioso e a sua ligação telefônica é altamente importante. Em vez de ficar lembrando isso a ele, através de gravações repetitivas e demoradas, atenda-o imediatamente. E, ao atendê-lo, demonstre alto grau de entusiasmo, comprometimento, educação e simpatia para que ele perceba interesse na solução dos seus problemas.

11. Lembrar sempre que concorrente não é inimigo, apenas faz com que se busquem alternativas para diferenciar-se no mercado. Então não gaste energia vital falando mal dele, pois o efeito é contrário, ativando-o na mente do cliente. Em vez disso, empenhe-se em falar dos pontos fortes de sua empresa, produtos e serviços, que transmitem energia positiva e conquistam a preferência dos clientes.

12. Por último, deve-se fazer pelo cliente sempre mais e melhor do que ele espera, superando suas expectativas, mas agindo naturalmente, com proatividade, satisfação, bom humor e demonstrando boa vontade em servi-lo em todos os sentidos.

Com certeza, tudo isso ficará gravado na mente do cliente, o qual fará questão de compartilhar do sucesso da empresa, garantindo a sua perenidade.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima