Reinventando o profissional

Peço desculpas aos leitores dos nossos artigos, pois, desta vez, vou dedicar mais do que algumas linhas para passar uma visão sobre o sucesso. Peço desculpas aos leitores dos nossos artigos, pois, desta vez, vou dedicar mais do que algumas linhas para passar uma visão sobre o sucesso. Na maioria das vezes escrevo de forma bem condensada, acreditando ser este o tipo de leitura que vocês gostam, porém, agora, irei um pouco mais além, porque entendo que cabe relatar alguns conceitos sobre o sucesso de uma forma detalhada. Lendo a matéria sobre o perfil do vencedor na revista PEGN edição especial de agosto de 2004, senti vontade de unir alguns conceitos que tratam de consultor em vendas, empreendedores e vencedores. São temas instigantes que se casam em qualquer situação e promovem mudanças na sociedade corporativa.

O mercado de um modo em geral deseja saber quem são os empreendedores de sucesso, qual o perfil ideal para um empreendedor e assim por diante. Descobrem que a maioria tem o mesmo perfil, habilidades inerentes aos heróis que fazem a nossa economia crescer, mas como fazer desses quesitos, ferramentas e instrumentos para o sucesso de outras profissões? Tenho feito vários treinamentos de vendas tanto in company como aberto para algumas entidades de classe onde reforço o fato de que venda, além de ser uma arte, hoje, é uma profissão e assim deve ser encarada. Descobri que, nos últimos anos, a maioria das empresas e seus profissionais só se preocuparam com as chamadas técnicas de vendas, esquecendo de outras habilidades que um consultor em vendas deve ter. Por exemplo: não existe técnica alguma no mundo que fará você ser um grande vendedor se não gostar de pessoas, não conhecer sua empresa, seus produtos e serviços e, principalmente, não conhecer o mercado, além de ter uma magia toda especial para se relacionar em equipe. Vários são os atributos que um consultor em vendas deverá possuir para ter sucesso, que acreditamos, serem as mesmas habilidades que um empreendedor deve ter para ser um vencedor. Por isso, os profissionais devem ir além dos livros técnicos e estudar não o passado e sim o hoje e o futuro.

Fiz alguns treinamentos para a TIM SUL e lembrei os consultores em vendas de um passado recente, mais ou menos dez anos: como eram os aparelhos de telefones celulares, os serviços e como era difícil você ter uma linha. Hoje, as operadoras ganham mais com planos e tarifas e menos com aparelhos. O passado serve de referência, o hoje é o que vivemos, nosso futuro está nas tendências e quem não estudar, ficará fora do mercado. Esse é um exemplo prático do que vivemos na era do conhecimento e informação.

Para encurtar nossa conversa de hoje, vamos relembrar alguns atributos indispensáveis para você ser um vencedor:

  • Iniciativa
  • Criatividade
  • Correr riscos
  • Persistência
  • Disciplina
  • Flexibilidade
  • Comunicação
  • Persuasão
  • Ousadia
  • Humildade
  • Sonhar
  • Paixão
  • Motivação
  • Ambição

Se você buscar na história dos vencedores verá que a maioria desses atributos fazem parte do perfil deles. Seja qual for a sua profissão, são esses pré-requisitos que o mercado está buscando. Não esquecendo que ser líder é o atributo mais procurado e com pouca oferta, e que ser competitivo hoje depende da sua velocidade, pois, é ela que faz a diferença e não o tamanho da empresa ou do seu conhecimento.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima