Relaxe antes de chegar em casa

Precisamos descobrir o que fazer para deixar o trabalho no escritório e dedicar nossas mentes à nossa casa quando lá estivermos. Não podemos mesmo esperar que nossos companheiros e filhos nos deixem sozinhos durante quinze minutos quando chegamos em casa só para que possamos relaxar em paz. Eles estão entusiasmados com a nossa chegada! E crianças não entendem que precisamos esfriara cabeça. Precisamos descobrir o que fazer para deixar o trabalho no escritório e dedicar nossas mentes, nossos corações e corpos à nossa casa quando lá estivermos.

Eis uma lista de estratégias que apresentam bom resultado, de acordo com Amanda Gore, autora do livro Você Merece ser Feliz (Editora Fundamento).

1 ? Mantenha um bloco e uma caneta no carro e, assim que você entrar nele, anote tudo o que precisa fazer no dia seguinte, em ordem de prioridade; ou enumere os problemas que terá de enfrentar e suas possíveis soluções; ou, ainda, elabore uma lista das questões que o têm preocupado e classifique-as por ordem de importância. Em seguida, feche o bloco e guarde-o no porta-luvas, e esse é o fim de seu dia de trabalho. A partir desse ponto, você vai se concentrar em sua casa, nas coisas boas que têm lhe acontecido ou em algo que espera ansiosamente fazer em casa. Se sua mente insistir em voltar ao trabalho, convença-se delicadamente de que o trabalho está no porta-luvas e que você irá examiná-lo na manhã seguinte, quando for o momento de pensar nele outra vez. Surpreendentemente, é necessário apenas um curto período de tempo para que seu cérebro aprenda que o bloco guardado no carro é o sinal para dedicar seus pensamentos e sentimentos à sua casa.

2 ? Use um ponto geográfico no caminho de casa para indicar a seu cérebro que ali param os pensamentos sobre trabalho e começam os sentimentos referentes ao lar. Em Sydney, algumas pessoas usam os dois pilares da ponte da baía de Sydney. Quando passam pelo primeiro, sabem que têm apenas o tempo de chegar até o outro para organizar o cérebro e parar de pensar em trabalho. Você tem algum ponto que possa usar?

3 ? Pare em algum ponto calmo ou pitoresco a caminho de casa (mas não o bar!) e permaneça lá uns dez minutos para relaxar. Tire uma peça de roupa que represente o trabalho, como a gravata ou os sapatos, e calce sapatos ?domésticos”. Dedique dez minutos à meditação ? tudo que você deve fazer é fitar a paisagem sem pensar em nada; ou se concentrar nos movimentos respiratórios: inspirar, expirar, inspirar, expirar; ou se concentrar nos músculos, observar qualquer tensão e liberá-la; ou repetir a palavra ?fluxo” para si mesmo; ou se concentrar numa cor ou som; ou qualquer uma entre milhões de coisas como essa. Sua mente vai sossegar e deixar o confuso caos dos pensa sobre trabalho para trás.

4 ? Ouça uma fita ou CD a caminho de casa. Se você tem uma preferida, grave-a. Às vezes, é útil ouvir uma música mais agitada no início para combinar com o ritmo acelerado do cérebro ligado no trabalho e, gradativamente, passar a algo mais suave após uns dez ou quinze minutos, para que, quando chegar em casa seus pensamentos também tenham desacelerado.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima