Reunião: tempo perdido ou encontro necessário?

Reunião: tempo perdido ou encontro necessário? Qual é a primeira coisa que lhe vem à mente quando alguém avisa que você está convocado ? ou sutilmente convidado ? para uma reunião de trabalho? Para a maioria das pessoas, reunião é sinônimo de encontro em que se discute, discute e nada fica resolvido. É assim entre estudantes, políticos, profissionais de diversas áreas e, é claro, equipes de vendas. No entanto, é possível fazer reuniões produtivas em que a objetividade impere e as soluções sejam discutidas e apontadas. Para isso, é necessário nos atentarmos a alguns detalhes, confira:

» Pauta ? Toda reunião deve girar em torno de tópicos principais. O ideal é que os convocados saibam antecipadamente os assuntos do encontro. Dependendo dos temas a serem tratados ou grau de formalidade da empresa, essa pauta terá uma linguagem mais rígida ou solta, mas é sempre bom que as pessoas possam se programar. Ela também pode prever espaço para que se discutam assuntos gerais, os chamados extrapauta. Afinal, as reuniões também servem para ?aparar as arestas? e afinar a equipe em relação ao que o grupo tenha percebido que não anda bem. Isso nos leva ao próximo tópico.

» Fórum de discussão ? Para que serve uma reunião? Para fazer a comunicação oficial de assuntos internos, como: normas, números, apresentação de novos colegas, etc. e, principalmente, para que os problemas sejam analisados, discutidos e resolvidos. É irritante quando uma pessoa passa o tempo todo reclamando para o chefe sobre o comportamento de um colega ou faz reivindicações informais aos companheiros, mas, durante os encontros, fica calado. E, quando é provocado a manifestar-se, diz que não tem observações a fazer. Portanto, se você possui esse costume, lembre-se de que a reunião é o fórum correto para se manifestar, apresentar suas reivindicações e apontar o que considera obstáculos ao bom andamento do trabalho. Agora, caso seja líder de equipe, não se esqueça de oportunizar a todos a possibilidade de se expressarem durante o encontro. Provoque. Ouça!

» Tempo ? Toda reunião deve ter um horário previsto para início e término. O planejamento faz com que não aconteçam aqueles encontros intermináveis e cansativos. É claro que o tempo vai variar de acordo com o tamanho da equipe e assuntos a serem tratados e, em geral, não deve durar mais que uma hora e meia. Empresas japonesas instituíram reuniões de 15 minutos, em que todos ficam em pé. Não precisamos chegar a tanto, mas devemos ter foco na objetividade.

» Respeito ? Quando éramos crianças, ouvíamos o sábio conselho: ?Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha?. Mas nos esquecemos disso quando crescemos. Na hora em que uma pessoa está falando, devemos nos calar para ouvir. As conversas paralelas são sempre ruídos ao bom fluxo de informações em uma reunião. E, como as equipes quase sempre são pequenas, uma conversa entre dois indivíduos pode tumultuar toda a comunicação.

Pense nisso e experimente colocar essas ideias em prática. Você verá que as reuniões ficarão bem mais produtivas e, sem dúvida, poderão até se tornar agradáveis.


DINÂMICA DE GRUPO

Necessidades da empresa

Objetivo:
a) Procurar fazer com que os participantes sejam capazes de identificar as expectativas que as empresas têm dos funcionários.

b) Contrastar as necessidades das pessoas com as necessidades das companhias.

c) Introduzir a noção do contrato psicológico.

Grupo: de 20 a 25 pessoas.
Duração: 30 minutos.
Materiais: um quadro-negro ou cartolinas e folhas em branco e lápis para cada participante.
Ambiente físico: uma sala suficientemente ampla e com cadeiras para acomodar todos os participantes.

Processo:
1. O animador organiza com o grupo uma lista de expectativas específicas que a empresa espera de seus funcionários. A relação é feita no quadro-negro ou na cartolina. Nela, possivelmente encontraremos: um trabalho altamente qualificado, lealdade à companhia, crescimento e satisfação de seus colaboradores, corresponsabilidade para com a organização, conformidade, ideias criadoras, um status quo, cooperação, etc.

2. A seguir, o instrutor sugere que seja estabelecido um paralelo entre as necessidades individuais, do exercício anterior, e a lista das expectativas da empresa em relação aos seus colaboradores. As duas listas podem se apresentar como:

Necessidades individuais

» Bom salário
» Promoção pessoal
» Boas condições de trabalho
» Etc.

Necessidades da empresa

» Um trabalho qualificado
» Lealdade para com a companhia
» Satisfação dos empregados
» Etc.

3. Feito esse confronto, segue-se, em plenário, uma troca de ideias acerca desse contrato psicológico entre o indivíduo e a empresa.

Fonte
Livro:
Exercícios práticos de dinâmica de grupo
Autor: Silvino José Fritzen
Editora: Vozes


LIVROS

Somos todos vendedores
Marcelo Cherto
Esse livro possui histórias reais sobre pessoas e empresas com perfis diferentes e abordagens, mercados e produtos distintos. Esses casos têm apenas duas coisas em comum: são todos emblemáticos e, de cada um deles, é possível extrair ao menos uma lição que serve de inspiração.
Editora: Saraiva
Preço: R$ 29,00*

Como criar uma marca que vai enlouquecer a concorrência
Jonathan Baskin
Esse livro apresenta uma estratégia comprovada para dominar o mercado e revela os segredos que diferenciam os líderes de mercado dos seguidores e fracassados. Você aprenderá a não desperdiçar tempo e dinheiro tentando ser inovador e começará a criar ?impactadores? ? grandes produtos e serviços que as pessoas compram porque resolvem seus problemas e melhoram sua vida.
Editora: Campus/Elsevier
Preço: R$ 69,90*

Inovadores em ação
William C. Taylor e Polly LaBarre
A partir da análise das histórias, cultura, filosofia e valores de 32 empresas, de diferentes áreas, que conseguiram se destacar por meio da criatividade e ousadia, esse livro pretende nos fazer repensar a lógica dos negócios e mostrar os caminhos que devemos seguir para encontrar nosso lugar ao sol. Útil para qualquer pessoa que queira abalar os alicerces do mundo corporativo, com inspiração e energia necessárias, a fim de colocar novas ideias em prática.
Editora: Sextante
Preço: R$ 29,90*

*Preços e disponibilidade pesquisados em fevereiro/2009


HUMOR

Funcionário sincero
Durante uma visita de rotina, o diretor de uma repartição pergunta para um dos funcionários:
? Quantas pessoas trabalham neste setor?
? Menos da metade, chefe.

Patrão sincero
O funcionário vai se queixar ao patrão:
? Meu salário não está compatível com meu talento, dedicação e competência!
? Eu sei, mas não podemos deixar você morrer de fome.

Fonte: http://piadas.terra.com.br


NÃO COMPLIQUE O QUE É SIMPLES

Scrapbook
Por Professora Aurélia

Com as festas de fim de ano, muitas brincadeiras surgem: amigo secreto, amigo da onça, inimigo secreto, amigo oculto, inimigo declarado entre outras. Sempre muito divertido, se não fosse alguns tropeções nos estrangeirismos.

Uma colega de trabalho perguntou para sua amiga secreta, atráves do e-mail, o que ela gostaria de ganhar. A outra, prontamente, respondeu o recadinho dizendo que gostaria de ganhar materiais de scrapbook.

Desespero total! ?Meu Deus, e agora, onde vou encontrar esse diabo de scrabook?, lamentava-se ela. Resignada, com sua própria leiguice, resolveu comprar outro presente.

Descomplicando
Minha colega não sabia que scrapbook significa álbum de recortes, ou seja, um álbum com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas entre outros itens. Um produto que é encontrado facilmente em qualquer papelaria.

Caro vendedor, pensando nas dúvidas que possam surgir durante seus treinamentos com a revista VendaMais, nossa equipe desenvolveu um glossário de estrangeirismos. Acesse o site www.vendamais.com.br e aproveite para atualizar seus conhecimentos com os novos termos de negócios.


DICAS DE PORTUGUÊS

Não confunda
Por Cione dos Santos

Espavorido e Esbaforido
Espavorido significa apavorado, com grande pavor; aterrorizado; amedrontado, por exemplo:
viu as pessoas espavoridas correndo depois da explosão.

Esbaforido significa ofegante, que tem a respiração dificultada, confira: ele chegou correndo e estava esbaforido.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima