Como conduzir reuniões quando os resultados são negativos?
Nossos leitores sempre nos apresentam dicas de conteúdo, assuntos sobre os quais gostariam que tratÔssemos e, além disso, perguntas a serem respondidas. Então, nesta edição, tentaremos responder a algumas delas, com a ajuda de um time de peso.
A primeira questĆ£o que nossos consultores ajudaram a responder Ć© a seguinte: āComo conduzir reuniƵes de vendas quando hĆ” resultados negativos?ā. Por exemplo, se a equipe de vendas nĆ£o bateu a meta ā e os resultados ficaram muito abaixo do esperado ā, como cobrar isso dos funcionĆ”rios, o que se deve falar? O gestor deve dar bronca ou o melhor Ć© todo mundo se abraƧar e chorar junto em função do mau resultado? Ć possĆvel nĆ£o desmotivar a equipe, mesmo que o assunto da reuniĆ£o seja, como muitas pessoas brincam, um āfodedbackā? Ou serĆ” que nĆ£o tem jeito, essas reuniƵes tĆŖm de ser tensas mesmo?
Confira a seguir as analogias divertidas e as dicas que os especialistas dão para gerir bem esse tipo de reunião!
Fernando Adas
Se vocĆŖ estĆ” na sala de reuniƵes, com sua equipe comercial, analisando grĆ”ficos de vendas que insistem em āolhar para o chĆ£oā, certamente os astros podem iluminĆ”-lo. Pense no zodĆaco corporativo:
- Ćries: a lĆ£ protege o animal do frio, mas tambĆ©m Ć© usada na confecção de roupas para muita gente. VocĆŖ deve ter bons conhecimentos sobre o mercado, mas nunca se poupe de compartilhĆ”-los com sua equipe. Conhecimento guardado envelhece.
- Touro: resgata-nos a importância da força. Cuidado como vai usÔ-la na reunião: com foco, a força promove movimentos produtivos; de maneira impulsiva, ela destrói e fere.
- GĆŖmeos: crie e mantenha ābackupsā. Acostume-se a trocar funƧƵes de vez em quando, por exemplo: a equipe do escritório vai Ć rua e os da rua ficam dentro da empresa, ao telefone.
- Câncer: o caranguejo, formado de vÔrias partes articuladas, lembra-nos de que a equipe unida vale mais do que as partes individuais. Por isso, questione as verdades absolutas e valorize as opiniões coletivas.
- LeĆ£o: lideranƧa Ć© fundamental Ć equipe, mas deve ser exercida em equilĆbrio com os outros āanimaisā da equipe. LeƵes solitĆ”rios vivem em zoológicos; no mundo real, eles convivem com uma fauna completa e complementar.
- Virgem: ser original é fundamental. Negue verdades absolutas e resgate a folha em branco a ser escrita com referências trazidas por sua equipe comercial. Estar aberto ao novo sinaliza a reinvenção, a inovação.
- Libra: emoção x razĆ£o, atitudes x tĆ©cnicas, grupo x forƧa pessoal. Tudo nos convida ao equilĆbrio, que Ć© talvez a principal referĆŖncia de maturidade a um gestor. EquilĆbrio nĆ£o Ć© sinĆ“nimo de estabilidade, Ć© resultado de negociação.
- EscorpiĆ£o: remete-nos Ć morte. Morrer Ć© necessĆ”rio e matar Ć© fundamental. As vĆtimas sĆ£o suas ideias, seus conhecimentos e sua experiĆŖncia que jĆ” estĆ£o ultrapassados. Aprenda a renascer. Reinvente-se.
- SagitĆ”rio: sua capacidade de movimento deve ser sobre-humana, mas ter um alvo Ć© sempre necessĆ”rio. Correr ao lĆ©u Ć© infrutĆfero, cansa e estressa.
- Capricórnio: a diversidade é sempre necessÔria. Você pode e deve aproveitar o ponto forte de cada elemento de sua equipe. Acostume-se a classificÔ-la como um semÔforo e a perceber quais são as qualidades verdes, os pontos de melhoria amarelos e as ameaças vermelhas. Discuta claramente esses aspectos com cada profissional e mantenha a sinalização eficaz nas vias do mercado.
- AquĆ”rio: situaƧƵes controladas sĆ£o sempre bem-vindas, geram estabilidade e confianƧa Ć equipe. Mas os āgatosā da concorrĆŖncia sempre estĆ£o por perto. Por isso, mantenha sua equipe em plena sintonia e em constante interação com o mercado.
- Peixes: se alguns se afogam na Ć”gua, outros convivem com a adversidade. Desenvolva novos recursos perante as dificuldades, evite conclusƵes imediatas e contorne objeƧƵes. Se muitos dizem que āo mar nĆ£o estĆ” para peixeā, Ć© porque ele pode estar cheio de sereias…
AndrƩ Silva
- Pergunte aos participantes como eles avaliam os resultados do mĆŖs e escute todos com atenção, essa Ć© uma forma de medir o Ćndice de satisfação da equipe.
- Evite alterar o tom de voz, pois isso passa a impressĆ£o de que vocĆŖ nĆ£o tem equilĆbrio para resolver os problemas e deixa a equipe ainda mais insegura.
- Mostre para todos o lado negativo desses resultados, o que eles estão perdendo, o que poderiam ganhar e transmita-lhes confiança para o próximo mês.
- Comprometa cada integrante da equipe com uma meta pessoal e peƧa para todos mostrarem, por meio de atitudes, a maneira mais eficaz para atingirem os seus resultados.
Paulo Ferreira
- VĆ” direto ao assunto ā Havendo a necessidade de fazer uma reuniĆ£o para reverter um pĆ©ssimo resultado, vĆ” direto ao que interessa, no momento certo, e nĆ£o faƧa rodeios. A equipe jĆ” sabe, pelos próprios resultados, que nĆ£o hĆ” o que comemorar e nĆ£o espera que vocĆŖ faƧa isso. Ir direto ao ponto nĆ£o significa comeƧar a reuniĆ£o tendo o resultado ruim como primeiro tema. VocĆŖs devem estudar o porquĆŖ desse resultado. Muitos gestores fazem chantagem emocional: āEste foi o pior mĆŖs do anoā, āTĆnhamos tudo para ter virado o jogo e nĆ£o fizemos issoā. Esse tipo de abordagem só serve para irritar e mostrar que vocĆŖ estĆ” emocionalmente abalado. Seus funcionĆ”rios sabem que nĆ£o era isso o que vocĆŖ queria falar e que, na realidade, queria dar uma chacoalhada geral, colocar toda a ira e o descontentamento para fora, mas sermĆ£o nĆ£o melhora nada. Por isso, vĆ” direto ao ponto e descubra o porquĆŖ do mau resultado.
- Estude os motivos do resultado ā Inicie a reuniĆ£o fazendo uma comparação entre o mĆŖs ruim e os dois meses anteriores a ele. Analisem, por exemplo, estes itens da empresa e de cada vendedor: resultados por quantidade ou linha de produtos vendidos em cada um desses trĆŖs meses, quantidade total de vendas realizadas (nĆŗmero de orƧamentos e pedidos), mĆ©dia dos descontos dados, etc. Apresente a todos a quantidade de vendas de cada vendedor em cada mĆŖs, mas nĆ£o fale de valores, e sim de quantidade de pedidos e de vendas. Pergunte a cada um o que acha que aconteceu e nĆ£o faƧa nenhum comentĆ”rio, muito menos desta forma: āSe vocĆŖ tivesse feito mais visitas, teria mudado isso?ā ou āVocĆŖ nĆ£o teve resultados ruins porque folgou demais neste mĆŖs?ā. Converse com a equipe, discuta com ela os fatos que estĆ£o sendo apresentados e evite as questƵes subjetivas. Lembre-se de que o pĆ©ssimo resultado Ć© um fato e, por isso, deve ser tratado de forma racional, e nĆ£o emocionalmente.
- Assuma os erros ā Vendedores erram, mas tambĆ©m erram aqueles que trabalham na administração, na logĆstica, no marketing e no gerenciamento da equipe de vendas. EntĆ£o, no estudo que vocĆŖ fez sobre o que ocasionou o pĆ©ssimo resultado, deve ter encontrado erros dos que administram. Assuma-os e mostre para a equipe em que vocĆŖs erraram, coloque isso em slides e apresente a todos. Diga o que faltou fazer, o que foi feito errado, as falhas de acompanhamento e atĆ© o erro de ter superdimensionado a meta, etc. Ao assumir erros, vocĆŖ e a empresa mostram maturidade, portanto podem exigir da equipe a mesma postura. EntĆ£o, Ć© hora de virar o jogo e traƧar com a equipe uma estratĆ©gia para isso, com base em tudo o que foi discutido.