ROI: conheƧa o resultado do seu investimento

ROI: conheƧa o resultado do seu investimento A Metodologia ROI, sigla em inglĆŖs para ?Retorno do Investimento? Ć© um processo que obtĆ©m resultados financeiros finais em todos os tipos de programa, sejam de aprendizagem e treinamento, melhoria de desempenho, recursos humanos, etc. Atualmente, Ć© usada em mais de 40 paĆ­ses e 3 mil organizaƧƵes, por exemplo: Departamento de Defesa dos EUA, Apple e Nextel.

Essa ferramenta nĆ£o serve como avaliaĆ§Ć£o de desempenho de pessoal, mas para a melhoria e fortalecimento de processos, um sistema passo a passo para avaliaĆ§Ć£o e planejamento, levantamento de dados, anĆ”lise de dados e relatĆ³rio do interesse em saber quais foram os ganhos reais que um projeto obteve, sejam eles financeiros ou nĆ£o.

O professor da USP FĆ”bio Frezatti Ć© mestre em AdministraĆ§Ć£o de Empresas e doutor em CiĆŖncias ContĆ”beis e jĆ” escreveu artigos sobre o uso do ROI. Ele indica que nĆ£o existe fĆ³rmula para mensurar e acompanhar resultados, mas Ć© possĆ­vel avaliar o retorno de uma aĆ§Ć£o por meio de metodologias que considerem aspectos tangĆ­veis e intangĆ­veis e relevem a cultura da empresa e a sua disponibilidade de informaƧƵes. Assim, o cĆ”lculo do retorno do investimento Ć© um subproduto das informaƧƵes contĆ”beis gerenciais e nĆ£o requer ajustes adicionais, mas pode ser identificado se houver demonstraƧƵes contĆ”beis do perĆ­odo.

FĆ”cil de fazer e de entender, o ROI estĆ” se popularizando em todo o mundo e incitando gestƵes mais abertas, pois as informaƧƵes sĆ£o compartilhadas entre colaboradores de diferentes nĆ­veis hierĆ”rquicos. ?Esse Ć© um modelo mais simples e, por isso, Ć© mais eficaz, pois cada um compreende que aƧƵes em sua Ć”rea impactam toda a organizaĆ§Ć£o. Pensando em empresas familiares ou em fase de crescimento essa seria a melhor abordagem, pois converge todos os indicadores?, afirma Frezatti, que considera o custo-benefĆ­cio da ferramenta bastante razoĆ”vel. Para aplicĆ”-lo nĆ£o Ć© preciso entender de investimentos e finanƧas, basta conhecer alguns processos bĆ”sicos de estatĆ­sticas.

ValĆ©ria Blanco Ć© diretora do Sirdar Instituto de Desenvolvimento Organizacional, empresa que representa a metodologia no Brasil. Ela informa que o trabalho de avaliaĆ§Ć£o nas empresas Ć© constante e, no inĆ­cio do projeto, jĆ” Ć© preciso estabelecer seus alvos. Empresas grandes podem ter profissionais certificados ou contratar uma assessoria; as menores podem aprender a metodologia.

?Avaliar nĆ£o Ć© apenas perguntar se as pessoas estĆ£o mais satisfeitas?, afirma ValĆ©ria.

?Precisamos entender que uma aĆ§Ć£o tem resultado ou impacto em outra. Por exemplo: aƧƵes para a motivaĆ§Ć£o trazem bons resultados, que mesmo nĆ£o sendo quantificados em papel, revelam suas causas e conseqĆ¼ĆŖncias.?

O investimento para aplicar o ROI varia entre 3% a 5% do custo do projeto e qualquer aĆ§Ć£o pode ser convertida em uma medida tangĆ­vel. ValĆ©ria explica cada um dos tipos de dados utilizados no ROI:

1. ReaĆ§Ć£o e satisfaĆ§Ć£o ? Qual Ć© a percepĆ§Ć£o das pessoas em relaĆ§Ć£o a determinado projeto ou situaĆ§Ć£o.

2. Aprendizagem ? Para praticar determinado projeto existe a necessidade de conhecimentos especĆ­ficos que podem existir ou nĆ£o.

3. ImplementaĆ§Ć£o e aplicaĆ§Ć£o ? Verificar se estĆ£o sendo aplicados os requisitos necessĆ”rios para o projeto a ser executado e o que foi aprendido. Por exemplo: no caso de um treinamento sobre tĆ©cnicas de vendas, alguns jĆ” tem aquelas habilidades, entĆ£o Ć© verificado se eles tĆŖm aplicado isso em campo.

4. Impacto do negĆ³cio ? PercepĆ§Ć£o dos resultados do treinamento, como aumento no percentual de atingimento de metas.

5. ROI ? Todos os dados coletados sĆ£o isolados para verificar apenas as melhorias ou resultados encontrados. HĆ” tĆ©cnicas para avaliar os percentuais (relaĆ§Ć£o dos benefĆ­cios lĆ­quidos divididos pelos custos). SĆ£o os mesmos padrƵes aplicados pelos projetos ? dividindo todas as despesas e custos vinculados e contabilizados para chegar em uma medida mais real possĆ­vel.

6. Medidas intangĆ­veis ? Converter em valor monetĆ”rio os resultados. HĆ” conversƵes que sĆ£o medidas intangĆ­veis, por exemplo: quando funcionĆ”rios estĆ£o satisfeitos hĆ” diminuiĆ§Ć£o de faltas, atrasos e turnover.

Como as empresas que solicitaram o ROI no Brasil ainda nĆ£o tiveram o processo finalizado, ValĆ©ria cita um exemplo que aconteceu na empresa americana United Petroleum International, que comercializa derivados de petrĆ³leo em todo o mundo, cujas vendas sofreram queda significativa. Uma comissĆ£o interna e consultores da metodologia ROI avaliaram os problemas, oportunidades, soluƧƵes e decidiram financiar melhorias atravĆ©s de treinamentos de vendas e reestruturaĆ§Ć£o do plano de comissionamento. Foram estabelecidas trĆŖs medidas para acompanhamento: vendas, taxas mensais de fechamento e satisfaĆ§Ć£o do cliente.

Para solucionar o primeiro ponto, o RH elaborou e executou um plano de incentivos mais competitivo. A segunda soluĆ§Ć£o foi trabalhosa, devido Ć s restriƧƵes de tempo e localizaĆ§Ć£o dos 117 coordenadores e oito gerentes de vendas, que foram treinados por meio do ensino a distĆ¢ncia. Foi criado um sistema de aprendizagem interativa, em que cada mĆ³dulo era planejado para formar habilidades de vendas. O participante escolhia as respostas mais adequadas Ć  situaĆ§Ć£o, que o conduzia a outro cenĆ”rio e contava com o auxĆ­lio de um perito. Cada decisĆ£o gerava um relatĆ³rio para ser debatido em sessƵes de coaching com a gerĆŖncia.

A efetividade do programa foi avaliada atravĆ©s de cinco nĆ­veis (vide quadro), alĆ©m do retorno sobre o investimento da formaĆ§Ć£o do treinamento, contrataĆ§Ć£o de consultores e dedicaĆ§Ć£o exclusiva de gerentes durante o perĆ­odo.

Os resultados foram satisfatĆ³rios: aumento de fechamentos de 2,65% ao mĆŖs e uma margem de lucro adicional de 370 dĆ³lares. Com apenas esse dado foi possĆ­vel calcular o ROI. Comparando o custo x os benefĆ­cios lĆ­quidos atribuĆ­veis Ć  execuĆ§Ć£o o benefĆ­cio para a melhoria foi de 37%. Nesse caso, o treinamento nĆ£o foi uma despesa, mas um investimento necessĆ”rio e com um retorno altamente compensador.

As pesquisas de satisfaĆ§Ć£o do cliente tiveram resultados 23% melhores em comparaĆ§Ć£o ao ano anterior, mas que nĆ£o foram convertidos em valor monetĆ”rio. TambĆ©m foram relatados benefĆ­cios intangĆ­veis, por exemplo: maior satisfaĆ§Ć£o no trabalho, melhor compreensĆ£o das expectativas, reduĆ§Ć£o do turnover e aumento na eficĆ”cia de recrutamentos de futuros coordenadores.

NinguĆ©m quer investir em um projeto sem saber se terĆ” retorno ou nĆ£o, mas por nĆ£o saber como fazĆŖ-lo, muitas empresas desistem dessa avaliaĆ§Ć£o. Com o ROI a mensuraĆ§Ć£o Ć© possĆ­vel e eficaz, para que se invista nas estratĆ©gias rentĆ”veis.

ConteĆŗdos Relacionados

Todo bom vendedor Ć© um Masterchef

Todo bom vendedor Ć© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um ā€œmini programaā€ do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĆ£o escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĆŗri (no caso, o capitĆ£o do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima