S-Mark: a ferramenta que organiza o dia-a-dia do vendedor

S-Mark: a ferramenta que organiza o dia-a-dia do vendedor ?Antigamente, eu organizava as informações da visita que fazia aos meus clientes naquelas planilhas do Excel. Hoje, acesso a internet, digito login, senha e faço o cadastro da visita na página da firma?. É assim que Cléber Dutra, vendedor da Voitel, explica a mudança na rotina das suas vendas depois que a empresa do ramo de telefonia em Voz sobre IP (VoIP) passou a utilizar um aparelho que organiza e monitora a produção da equipe de vendas.

Essa ferramenta se chama S-Mark. Produzida no Rio Grande do Sul, funciona como uma agenda que organiza as prospecções dos vendedores em tempo real através da internet. ?Com ela, consigo cadastrar os dados dos meus clientes como as informações que encontramos em qualquer cartão de visitas ? nome, telefone e endereço ? e também quando a visita foi agendada e realizada. Colocando isso no sistema, tenho todos os dados do prospect na mão?, explica Cléber.

S-Mark e o gerente ? Leandro Ribeiro Ceccato, diretor-comercial da Site Express ? empresa que desenvolveu e comercializa a ferramenta ?, explica que o S-Mark não é para uso exclusivo dos vendedores. Esse recurso também facilita o trabalho dos gerentes de vendas. ?Quando vou conversar com os gerentes, eles me dizem: ?Olha, tenho dez vendedores, mas vou ser sincero, não sei se estão trabalhando sempre os mesmos clientes ou abrindo mercado novo?. Com o S-Mark fica mais fácil controlar e monitorar as metas?, comenta.

Alessandro Ribas que o diga. Diretor-comercial e de marketing da Voitel, ele explica que adotou o S-Mark para monitorar e organizar as prospecções dos seus vendedores. ?Eu trabalho com vendas há muito tempo e uma das coisas mais importantes é saber para onde está indo minha equipe, o que ela está fazendo, quais praças e produtos e para qual tipo de cliente está ou não vendendo?.

Para ilustrar seu comentário, Alessandro contou a história de um vendedor da sua equipe que atua no Rio de Janeiro. ?Ele sempre comentava que estava preso em negociações, mas os resultados nunca eram satisfatórios, já que não conseguia finalizar uma venda?, relata. Depois que a Voitel passou a utilizar o S-Mark, em julho de 2006, Ribas detectou o problema: ?Identificamos que o funcionário oferecia o produto para a cidade inteira, e não conseguia fechar um negócio, ou seja, estava prospectando empresas com o porte errado. Então, direcionamos o trabalho dele para outras instituições e aí a coisa melhorou?.


Da necessidade surge a solução
O S-Mark foi desenvolvido para resolver uma necessidade interna da Site Express. Desde 1998, a empresa trabalhava com o desenvolvimento de soluções para web e vendia seus produtos para todo o Brasil. Como a equipe de vendas era grande e visitava várias companhias, a direção comercial necessitava de um controle mais efetivo das prospecções. Por isso, a ferramenta foi criada em 2001. Pouco tempo depois, ela já era um produto voltado para o mercado externo.


Como funciona ? O vendedor faz, por exemplo, o contato com o prospect e, independentemente do resultado e do local onde estiver, acessa o S-Mark pela internet e reporta as principais informações da visita na página da empresa.

O relatório gerado pela ferramenta melhora a comunicação entre gerentes e vendedores. ?O S-Mark mostra todos os negócios que o vendedor tem, quanto tempo cada um fica na mesma etapa do funil de vendas e quantas ações já foram realizadas com clientes para ver se estão sendo feitos números adequados de contatos?, explica Leandro.

O diretor da Site Express ainda ressalta que a ferramenta não funciona somente como um elo de ligação entre o trabalho de gerentes e funcionários: ?Os vendedores também conseguem se organizar melhor, já que vêem rapidamente todos seus negócios ? os que estão com o contato atrasado e os que têm maior valor e importância para efetivarem a venda. Quando cadastro as prospecções, consigo controlar melhor minhas ações, por exemplo: se digo alguma coisa para o cliente, e não lembro que falei, o sistema não me deixa esquecer. Eu tenho todos os dados, números e assuntos tratados na conversa na tela do computador?.


Dicas de S-Mark
Por Leandro Ribeiro Ceccato

Para o gerente ? É essencial que o gerente-comercial faça o acompanhamento diário da sua equipe de vendedores. O S-Mark mostrará para ele os indicadores estatísticos de todos os vendedores da sua equipe. Ele tem de exercer essa atividade e esse recurso vai auxiliá-lo nesse trabalho.

Para o vendedor ? O vendedor deve registrar todos os contatos que faz com os clientes. Ele pode fazer uso dos mesmos indicadores que o gerente, só que focados no trabalho dele, tornando-se assim um vendedor-gestor. Com o S-Mark, ele não vai perder clientes por esquecimento no recontato, além de manter um relacionamento mais forte, como uma parceria. Se fez um contato, tem de registrar.


Para saber mais:
Visite o site:
www.siteexpress.com.br

Colaborou nesta matéria: Mateus Redivo

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima