Salescope: ferramenta utiliza mapas para centralizar informações de venda

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O case de hoje começou em 1994, quando a Nepomuceno & Associados deu início às atividades de consultoria de vendas e marketing para grandes e médias empresas. A experiência, ao longo dos anos, permitiu perceber que muitas das respostas que as empresas contratantes procuravam já estavam nos próprios sistemas internos delas, mas muitas vezes não era possível extrair as informações de forma ágil e confiável. Com diversas planilhas internas não integradas, muitas informações fundamentais tanto para aumentar os resultados em venda quanto para gestão e criação de estratégias empresariais acabavam se perdendo.

Essa visão das necessidades de cada cliente obtidas ao longo do tempo foi a base para construção do que hoje é a Salescope. Uma empresa de tecnologia e consultoria de vendas que desenvolve e fornece soluções de business intelligence (B.I.) para indústrias e distribuidores de diversos segmentos no Brasil.  

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A Salescope, então, desenvolveu um software de geolocalização que integra diretamente com o ERP das empresas contratantes, permitindo assim a visualização das informações de vendas em mapas (utilizando tecnologia Google Maps). O objetivo é gerar uma visão clara e intuitiva sobre as vendas, identificando oportunidades, minimizando perdas e aumentando os resultados. A ferramenta conta ainda com dashboards, indicadores (KPI’s), gráficos e relatórios. 

Para explicar mais sobre esta funcionalidade, o diretor da VendaMais, Raul Candeloro, conversou com Tatiana Nepomuceno, gestora comercial da Salescope. Confira a seguir:

O que vocês oferecem exatamente na Salescope? Como o seu serviço é diferente das outras empresas similares no mercado?

Hoje somos uma empresa de tecnologia, mas nossa história se iniciou com consultorias às áreas de gestão, vendas e marketing nas empresas. Percebemos, nesse período, que as respostas para muitas perguntas dos empresários já estavam em seus sistemas, porém ninguém sabia como extrai-las. Por exemplo:

  • Qual representante se destacou esse mês?
  • Qual produto mais vendi esse ano?
  • Qual meu churn rate?
  • Quantos clientes abri esse ano?
  • Quais dos meus clientes estão deixando de comprar?

Criamos uma tecnologia que entra no sistema da empresa e extrai essas e muitas outras respostas de forma automática, com relatórios simples de utilizar, mapas e dashboards.

As plataformas de análises mais conhecidas do mercado possuem um alto custo e tempo de implantação. Servidor, banco de dados, treinamento técnico, construção das visões… há um longo caminho até se poder extrair as informações de vendas, que pode chegar a levar mais de um ano.

Aqui na Salescope, trouxemos a responsabilidade de criar as visões para nossa equipe interna. Desde o primeiro dia, o usuário já conta com acesso a todos os módulos do sistema: Evolução, Curva ABC, Mapas, Atividade de compras, dentre outros. E sempre estamos lançando novos.

A empresa não possui servidor? Não tem problema, disponibilizamos as informações na nuvem. E, por ser uma empresa nacional, somos totalmente adaptados ao mercado brasileiro.

Como a Salescope pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados em vendas? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

O Salescope é desenvolvido sobre dois pilares: valor da informação e facilidade de uso.

Uma informação valiosa ajuda a fundamentar melhores decisões, validar estratégias e ditar rumos na empresa.

O Salescope fornece informações essenciais para o dia-a-dia, como gráficos de valores de vendas, ticket médio e rentabilidade. Mas ele também permite explorar informações não tão triviais, como descobrir regiões sem vendas e explorá-las, clientes que estão deixando de comprar e os reverter ou criar uma curva ABC dos clientes para adotar diferentes estratégias para cada tipo de cliente. Essa riqueza de informação agrega muito às decisões estratégicas da empresa.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

Nossa solução é desenvolvida para indústrias e distribuidores de médio e grande porte, de todos os segmentos.

Da mesma forma, que tipo de situação a Salescope NÃO se propõe a resolver?

Nossa plataforma é direcionada a empresas que querem ter melhores visões sobre sua carteira de clientes, vendas e produtos, e tomar decisões baseadas em informações para vender mais e melhor. O Salescope não irá substituir um sistema de emissão de notas ou emissão de pedidos, apesar de se integrar a eles.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação às suas iniciativas de tentar melhorar seus resultados nas áreas onde a Salescope se propõe a atuar?

Há alguns tipos de erros, posso citar alguns:

  • Decisões importantes sendo tomadas sem números suficientes para endossá-las;
  • Informações duplicadas em diferentes arquivos Excel, cada um com um número diferente;
  • Equipes de vendas deixando de vender para criar relatórios.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Um dos tipos mais graves é o desencontro de informações. Vemos muitos cenários em que o gerente pergunta para a equipe: “quanto vendemos esse mês?”, e cada funcionário apresenta um número diferente. Quando vamos analisar o cenário, descobrimos que um puxou as vendas do ERP, outro de uma planilha Excel na rede, outro de uma planilha Excel no próprio computador, e por aí vai.

Ao implantar o Salescope nas empresas, validamos todos os números com um gestor e com o banco de dados, para se ter certeza de que cada nota está correta. E, a partir daí, o sistema é alimentado automaticamente com os valores sempre corretos.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

A primeira ação é centralizar a informação correta, criar uma “fonte da verdade”. E recomendamos que essa fonte seja o ERP.

Vemos alguns cenários em que ouvimos: “se precisar descobrir as informações de clientes não pode olhar no ERP que está errado, precisa consultar essa planilha na rede”.

Desaconselhamos esse tipo de estratégia, pois qualquer sistema ou planilha que precisar de informações de clientes e se conectar apenas ao ERP, irá perpetuar a informação incorreta.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre o assunto do uso da tecnologia nestas áreas específicas que comentamos acima com as quais claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

A tecnologia muda muito rápido, e há coisas que brilham os olhos de fato, mas acredito que a verdadeira inovação vem do uso prático de uma nova tecnologia.

Vou dar um exemplo em que vivenciei: passei há alguns anos por uma empresa que tinha dificuldades em ter acesso aos números de vendas, com dezenas de planilhas na rede, um sistema ERP desatualizado e alguns sistemas satélites.

Em 2012 foi lançado o primeiro iPad: o novo tablet da Apple virou o queridinho da mídia, o futuro da computação. Nisso, a empresa em que eu estava, decidiu que deveria facilitar o acesso à informação dos funcionários dando iPads a eles!

Não me leve a mal, eu uso iPad no meu dia a dia e o adoro, mas nenhum dos sistemas da empresa funcionavam no iPad. E os números continuavam espalhados por todos os sistemas, sendo no computador ou iPad.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Sim, gostaria de salientar a importância do questionamento contínuo. Quando deixamos de questionar, estamos nos fechando à novos conhecimentos. E na Era da Informação, meu amigo, conhecimento é sempre estar um passo à frente.

Raul, obrigada pela oportunidade e entrevista. Grande abraço a você e a todos os leitores da VendaMais!

Para saber mais:

As pessoas podem nos conhecer em nosso site www.salescope.com.br, acompanhar todas as novidades que lançamos em nosso blog (www.salescope.com.br/blog), e nos seguir no YouTube, Facebook, Instagram e Linkedin procurando por “Salescope”. Temos também um curso gratuito de Salescope no Udemy ( https://www.udemy.com/course/salescope-mapas-inteligencia-de-vendas-curso-completo/)

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