Saúde e diversidade na gestão de pessoas: as lições de 5 das melhores empresas para se trabalhar

Para ser um Great Place to Work (GPTW) é preciso criar um excelente ambiente de trabalho. Contudo, o conceito de “um bom lugar para trabalhar” muda constantemente. Afinal, as demandas dos profissionais são cada vez maiores e nas mais diversas áreas…

Atenta a essa movimentação e às tendências de gestão de pessoas, a consultoria responsável pelo ranking GPTW passou a reconhecer empresas que se destacam por criar iniciativas focadas em determinadas áreas e grupos de profissionais.

Nesta reportagem, apresentamos cinco organizações em destaque por suas atuações nas áreas de cuidado com a saúde dos colaboradores, equidade de gênero e de diversidade e inclusão – temas em destaque em 2020 e que devem continuar guiando as ações de gestão de pessoas nos próximos anos. Acompanhe e inspire-se!

ACCOR: Destaque Gestão Saudável

A lista Gestão Saudável GPTW destaca organizações que promovem ações com foco na saúde dos colaboradores. Das 88 empresas inscritas nessa categoria em 2020, dez atingiram a nota máxima. A rede de hotéis Accor foi uma delas.

O que a empresa vem fazendo

Lançado em março de 2016, o Programa de Qualidade de Vida Accor (VIVAH) tem o objetivo de incentivar os colaboradores a adotarem um estilo de vida mais saudável em diferentes níveis – alimentação, exercícios físicos, esportes, prevenção de doenças etc.

Em 2020, por conta da pandemia, a área de Talento & Cultura da Accor realizou reuniões virtuais quase que diárias, reavaliando como as práticas de cuidados com a saúde poderiam ser adaptadas para o modelo remoto. Ginástica laboral, mindfullness e yoga, por exemplo, passaram a ser realizados por vídeo. E ainda, a empresa implementou um call center aos funcionários dedicado à prevenção e orientação em relação à pandemia e acompanhamento psicológico.

Além disso, na hora de reabrir os hotéis, os funcionários parte do grupo de risco para agravamento da Covid-19 foram mapeados, e a companhia decidiu mantê-los isolados.

Por fim, a empresa criou o fundo All Heartist Fund com o objetivo da assistir os 300 mil colaboradores do grupo, comprometendo-se a pagar as despesas de saúde relacionadas à Covid-19 para aqueles em dificuldade para cobrir despesas de tratamento; colaboradores com dificuldades financeiras; e proprietários individuais com dificuldades financeiras. 

Patrick Mendes

“Estamos honrados por receber esse prêmio porque nos mostra que estamos liderando no mercado um movimento que vai inspirar outras empresa do setor a se tornarem um ótimo lugar para trabalhar para todos”, declara Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul.

Lição Accor: preocupação com sde e bem-estar precisam fazer parte da cultura organizacional

Sem uma gestão focada na saúde dos colaboradores, uma estrutura pensada para isso e a participação ativa dos líderes, boas iniciativas podem ser desperdiçadas.

Para pensar:

  • Sua empresa promove ações para fortalecer a cultura e a educação para saúde?
  • Existem políticas e comitês focados em cuidar da saúde dos funcionários?
  • Há programas para engajar líderes e colaboradores na gestão da saúde?
  • São realizadas ações para estimular a alimentação saudável e a atividade física?
  • A empresa monitora indicadores para a gestão da saúde corporativa?

CISCO: Destaque Étnico-racial

Nayana Pita

O ranking GPTW Étnico-Racial lista empresas que se destacam por conta de ações focadas em ampliar a diversidade de etnias e raças. Em 2020, das 174 empresas inscritas, a Cisco foi premiada por suas ações de inclusão, qualificação e reconhecimento profissional de negros no Brasil. “Essa conquista reforça que, além de ser uma empresa que tem uma cultura de diversidade, a Cisco pensa em um futuro inclusivo. Por meio de programas de formação, desenvolvimento, mentoria e investimentos em instituições que favorecem o crescimento profissional de pessoas negras, a Cisco coloca em prática aquilo que acredita que precisa ser realizado para que, cada vez mais, as pessoas possam ter oportunidades de entrar no mercado de tecnologia”, diz Nayana Pita, diretora de Recursos Humanos da Cisco do Brasil.

Na prática

  • Diverse Talent Accelerators (DTA) Por meio de análises de dados, a Cisco mapeia com precisão o mercado e ajusta as suas pesquisas para atingir diversos candidatos dentro de áreas de trabalho específicas e diferentes níveis de experiência.
  • Connected Black Professionals (CBP) Programa que visa acelerar o desenvolvimento da comunidade negra dentro da organização e aumentar a proporcionalidade de profissionais negros e afrodescendentes no país. Para isso, conecta e ouve colaboradores, amigos e aliados negros e afrodescendentes para torná-los porta-vozes internos e externos.
  • Cisco Network AcademyEm parceria com instituições como Faculdade Zumbi dos Palmares e Gerando Falcões, a Cisco investe na capacitação de jovens profissionais negros. Além disso, também com o apoio de outras instituições, a empresa trabalha na expansão de seus programas de mentoria para jovens de baixa renda.

Lição da Cisco: use sua especialidade para melhorar a vida dos seus colaboradores 

Ao promover maior diversidade racial por meio de projetos e soluções que estão intimamente ligados ao seu core business (tecnologia), a Cisco utiliza seu know-how e experiência para realizar uma gestão mais diversa e inclusiva.

Para pensar:

  • Sua empresa possui políticas de contratação específicas para inclusão étnico-racial?
  • Existem programas de combate à discriminação contra pretos e pardos?
  • Há programas de capacitação focados em promover a equidade de oportunidades?
  • Os gestores são capacitados para falar sobre diversidade e inclusão?
  • Há orçamento e equipe específica para iniciativas de diversidade e inclusão étnico-racial?

ASPEN PHARMA: Destaque LGBTQI+

Programa de Diversidade Aspen Pharma

Outra lista focada na diversidade é a GPTW LGBTQI+, que evidencia as melhores empresas para pessoas do grupo LGBTQI+ trabalharem. Nessa área, entre as 93 empresas inscritas, a Aspen Pharma foi uma das que se destacou.

Patrícia Franco

“A diversidade racial, de gênero, profissional e intelectual mostra novos caminhos e agrega experiências importantes. Acreditamos que quanto mais diversa e inclusiva uma organização for, mais competitiva ela será em seu mercado, destacando-se em questões como inovação, desempenho, engajamento e retenção de talentos”, comenta Patrícia Franco, diretora de RH da Aspen Pharma.

O CEO Alexandre França é um porta-voz dessa causa dentro da empresa, apoiando e promovendo programas para a formação de uma força de trabalho mais inclusiva e diversificada. Além disso, a área de Recursos Humanos atua fortemente com as questões relacionadas à diversidade e inclusão, principalmente disseminando essa cultura entre os gestores, que também trabalham como defensores do tema.

A Aspen Pharma desenvolve também treinamentos, campanhas e palestras para preparar os funcionários para lidar com a diversidade. Quando a empresa estava prestes a contratar sua primeira colaboradora transgênero, por exemplo, uma especialista foi convidada para debater com o time e desconstruir ideias erradas que alguns colaboradores tinham sobre pessoas trans.

Lição da Aspen: o envolvimento da liderança é fundamental para promover uma cultura mais inclusiva

Mais do que “forçar” iniciativas voltadas à diversidade e inclusão, os gestores precisam agir e se envolver diretamente. Tanto atuando como porta-vozes do tema, quanto promovendo ações que ajudem os profissionais a conhecerem e entenderem diferentes pontos de vista.

Para pensar:

  • Sua empresa possui políticas de contratação específicas para inclusão LGBTQI+?
  • Existem programas de combate à discriminação contra LGBTQI+?
  • Os gestores são capacitados para serem defensores da diversidade?
  • Há programas de debates entre os colaboradores sobre diversidade e inclusão?
  • A empresa respeita e incentiva o uso do nome social das pessoas trans e travestis?

JOHNSON & JOHNSON: Destaque Mulheres

O ranking GPTW Mulher reconhece empresas que se destacam pelas práticas de Gestão de Pessoas voltadas à promoção da equidade de gênero. Em 2020, a Johnson & Johnson foi considerada a melhor empresa para mulheres trabalharem, entre 575 inscritas.

O Programa Women’s Leadership & Inclusion (WLI) é um grande responsável por essa conquista. Estas são algumas das iniciativas do WLI que focam no desenvolvimento e empoderamento de mulheres:

  • Aceleração do desenvolvimento de talentos emergentes com recursos de capacitação, mentoring e coaching.
  • Promoção de palestras, eventos, debates e encontros para troca de experiências, com histórias de sucesso e superação.
  • Criação de ambientes em que as mulheres podem reforçar o networking e compartilhar experiências e informações, além de discutir temas de interesse e entrar em contato com exemplos tangíveis de líderes de sucesso.
  • Sensibilização e treinamento de gestores, recrutadores e colaboradores para reconhecimento e superação de vieses inconscientes, que limitam o potencial dos indivíduos e das equipes e influenciam a tomada de decisões na empresa.
  • Estabelecimento prévio de critérios de contratação e promoção, de modo a prevenir os vieses inconscientes.
Luly de Samper

“Nós estamos promovendo uma mentalidade inclusiva que capacita todos os funcionários, homens e mulheres, para entender o imperativo de um força de trabalho diversificada”, Luly de Samper, vice-presidente da Johnson & Johnson na América Latina.

Lição da Johnson & Johnson: programas de diversidade devem ser direcionados a toda a empresa, não somente a grupos específicos

A multinacional mostra que para avançar na equidade de gênero é preciso não apenas criar iniciativas voltadas a capacitar mulheres, mas também promover ações para eliminar preconceitos e outras barreiras que impedem o desenvolvimento das profissionais.

Para pensar:

  • Sua empresa possui políticas de contratação para evitar preconceitos contra mulheres?
  • Existem programas de desenvolvimento para as mulheres alcançarem oportunidades iguais?
  • Os gestores são capacitados para serem defensores da equidade de gênero?
  • Há programas de debates entre os colaboradores sobre equidade de gênero?
  • Os colaboradores homens são educados em questões como machismo e feminismo?

ACCENTURE: Destaque PCD (pessoa com deficiência)

Julie Sweet

Dentre as 103 empresas inscritas na lista Melhores Empresas GPTW Pessoas com Deficiência em 2020, a Accenture foi uma das dez premiadas. “A inclusão de pessoas com deficiências é algo realmente pessoal para mim, e eu tenho orgulho do trabalho que fazemos na Accenture. Nós definimos metas, temos um plano de ação e medimos nosso progresso. Porém, ainda há muito que precisamos fazer”, declara Julie Sweet, CEO da Accenture.

Conheça as ações de gestão de pessoas que tornam a organização apta a receber e desenvolver pessoas com deficiência.

  • Todas as vagas da Accenture são elegíveis à entrada de pessoas com deficiência, não havendo distinções.
  • Para antecipar as necessidades de recursos especiais para o desenvolvimento do trabalho, a empresa pede para os candidatos mencionarem o tipo de deficiência já no currículo.
  • A Accenture realiza parcerias com ONGs e outras instituições para ampliar o alcance das vagas e garantir que elas cheguem às PCD.
  • As lideranças na Accenture são capacitadas para garantir que as pessoas com deficiência tenham as mesmas chances de apresentar as suas experiências, tal como quaisquer outras. O Núcleo de PCD, em que acontecem debates sobre novas práticas e formas de recrutamento de PCD, é uma iniciativa nesse sentido.

Lição da Accenture: pense em maneiras de tornar todo o processo de recrutamento mais inclusivo

É importante buscar apoiadores internos e externos para ajudar a atrair talentos diversos e verdadeiramente promover a inclusão na empresa – desde os primeiros contatos dos profissionais com a marca.

Para pensar:

  • Sua empresa possui políticas de contratação para garantir oportunidades iguais às pessoas com deficiência?
  • Existem programas de combate à discriminação contra PCD?
  • Existem programas de desenvolvimento para PCD alcançarem oportunidades iguais?
  • A empresa tem ações voltadas para acessibilidade física e tecnológica?
  • A estrutura da empresa está preparada para receber pessoas com todo tipo de deficiência?

Não falta fonte de inspiração para melhorar o ambiente de trabalho para o maior número de pessoas na sua empresa. Agora, defina prioridades e objetivos, inspire-se nas iniciativas de sucesso para desenhar um plano de ação, estabeleça indicadores para avaliar o progresso e, dia após dia, transforme a sua empresa em um Great Place To Work!

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima