Se deixar para amanhã, o prejuízo é certo

2014 não vai ser um ano fácil para a área de vendas das organizações.

Não sou especialista em gestão do tempo. Esta seara pertence a outros colunistas da nossa VendaMais.

Mas entendo um pouco de planejamento e por isso resolvi escrever este breve artigo para te alertar sobre um fato indiscutível: 2014 não vai ser um ano fácil para a área de vendas das organizações.

Afirmo isso de maneira tão categórica porque:

  1. O carnaval só acontecerá nos primeiros dias de março;
  2. A Copa do Mundo vai diminuir um mês nos nossos calendários;
  3. Em outubro teremos eleições majoritárias.

Como sabemos o brasileiro tem tendência a acreditar que o ano só começa depois do carnaval. Em períodos comuns, já aprendemos a conviver com isso. Mas será que em um ano em que teremos um mês inteiro a menos poderíamos nos dar ao luxo de “cumprir a escrita” e só começar a pensar em trabalhar na quinta-feira, dia 06 de março?

Também temos a tendência de pensar que durante feriados prolongados sempre é possível aproveitar o tempo, por exemplo, treinando e desenvolvendo nossos colaboradores. Mas isso vai ser impossível de ser feito na Copa do Mundo porque:

  1. As pessoas não vão ter cabeça para participar de treinamento (presencial ou à distância, tanto faz);
  2. Os custos de transporte, alimentação e hospedagem estarão proibitivos em todo o país;
  3. Brasileiros são fanáticos por futebol e quem não estiver assistindo os jogos provavelmente estará assistindo o “trabalho” que os black blocs darão para os organizadores da Copa.

Por último, nem sempre acreditamos que as eleições vão impactar os nossos negócios. Mas em 2014 teremos um quadro sucessório indefinido, pois o partido do governo se desgastou muito com o escândalo do mensalão e as oposições estão se articulando para realmente tentar impedir o ciclo petista iniciado doze anos atrás.

Por isso sugiro que:

  1. antecipe tudo o que tiver para fazer, pois se deixar para mais tarde, o possível prejuízo se transformará numa triste certeza;
  2. tente fazer contratos de mais longo prazo, em vez de vendas pontuais;
  3. ofereça vantagens para quem comprar antes. Em um ano como 2014 sair na frente da concorrência pode fazer uma enorme diferença;
  4. treine a sua equipe de vendas o mais rápido possível, pois vendedores mais capacitados terão melhores condições de atender o mercado;

Caso você já tenha tentado tudo isso, sugiro que me mande um e-mail que eu te envio um excelente artigo sobre gestão do tempo.

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