Seja quem você realmente é

Pensamentos como ?Só os fortes sobrevivem? ressaltam uma crescente tendência ao egoísmo, onde tudo é lícito para os poderosos. Vivemos em um mundo diferente daquele de alguns anos atrás. Valores íntimos e fundamentais como respeito pela vida humana, respeito de uns pelos outros, trabalho em conjunto, parecem esquecidos por um número cada vez maior de pessoas. Pensamentos como ?Só os fortes sobrevivem? ressaltam uma crescente tendência ao egoísmo, onde tudo é lícito para os poderosos.

Por toda a parte vemos um grande número de pessoas diz que a vida não é como elas gostariam, revelando a dor de ter perdido contato com valores que de fato tinham importância, como estreitos relacionamentos familiares, satisfação no trabalho, capacidade de seguir a própria luz interior e de dividir o tempo e os sonhos com os que amam.

Acontece que temos a capacidade de descobrir um significado maior para a vida e alcançar a realização que desejamos. Precisamos entrar em contato com valores enraizados em nosso íntimo e viver conforme o que é mais importante para nós. Nessa busca não há respostas certas ou erradas, apenas suas respostas. A meta é descobrir o que é mais importante para você, não o que os outros acham que deveria ser mais importante. A partir daí, você cria uma imagem nítida de quem é. Então, seja você mesmo, por completo.

No livro The 100: A Ranking of the Most Influential Persons In History, o escritor norte-americano, Michael Hart, classificou as cem pessoas que mais causaram impacto no mundo. Maomé ficou no topo da lista, seguido por Isaac Newton, Jesus Cristo e Buda. O livro provocou controvérsia pela classificação e pela inclusão ou não de personalidades.

Em todo caso, o autor ressaltou que os preceitos de Maomé espalharam-se da África as Ilhas da Indonésia e até hoje têm influência. A revolução cientifica iniciada por Isaac Newton transformou de forma radical a política, a economia, as comunicações e quase todos aspectos da vida. Jesus Cristo, comentou, foi notável, influenciou desde o desenvolvimento da civilização européia até o do Novo Mundo. Por fim, os ensinamentos de Buda causaram impacto profundo sobre as diversas culturas, na índia e no leste da Ásia.

Todos tinham profundo senso de identidade. Sabiam quem eram. Esse conhecimento dava-lhes poder para alcançar o que era mais importante para suas vidas e contribuir para o bem da coletividade.

Quando foi nomeado primeiro-ministro da despreparada Grã-Bretanha, no momento em que o país encontrava-se em guerra com a poderosa Alemanha de Hitler, Winston Churchill demonstrou extrema confiança, como revelam suas memórias. “Às 3 da madrugada, quando fui dormir, experimentava profunda sensação de alívio, porque, pelo menos, tinha autoridade para dirigir a cena toda”. Em quantas situações de sua vida você se sentiu com o poder de dirigir a cena?

Talvez não nos caiba encontrar soluções para salvar o mundo, mas, sejam quais forem nossos desafios, somos capazes de alcançar o mesmo tipo de confiança. Winston Churchill desafiou Hitler e salvou o país da derrota. Assim como heróis de todos os tempos, ele não deve ser imitado, deve servir de inspiração para sermos o melhor que podemos ser.

Examinando os padrões que caracterizam os heróis, ou pessoas que são tudo o que podem ser, veremos que elas alcançam o sucesso na vida, não o sucesso material, mas o sucesso de viver em harmonia com as coisas boas que há dentro de nós e que são unicamente nossas. Lembre das pessoas que você conhece e que são seguras de si. O sucesso que elas alcançam é fruto do que elas são, em geral, otimistas, têm paz interior e quase sempre conseguem realizar o que desejam, mental, emocional, espiritual e materialmente.

As pessoas seguras de si apresentam características fundamentais, como: autoconhecimento; confiança, valor próprio, senso de urgência, forte senso de missão pessoal, magnetismo pessoal, conhecimento de sua própria singularidade e respeito por ela, firmeza em suas vidas e calma e serenidade.

Somos capazes de sermos nós mesmos de modo completo, de saber quem somos e de usar o poder desse conhecimento. Descubra quem de fato é. Você ganhará uma firme e profunda fé em si mesmo.

Frase: ?O ideal deve, como a árvore, ter suas raízes na terra? ? Platen

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima