Seja um campeĆ£o de vendas

Vender nĆ£o Ć© para qualquer um, embora todos nĆ³s somos vendedores, diariamente, de pelo menos nossos planos, idĆ©ias, entusiasmos etc. Sem isso, seremos eternamente uma chama apagada para o mundo. Muitos tĆŖm aptidĆ£o para vendas, mas poucos sĆ£o os que investem em si prĆ³prios. O objetivo de todo profissional Ć© o sucesso e nĆ£o poderia ser diferente com as pessoa que trabalham com vendas. Entretanto, nem todas elas dedicam o mesmo empenho para buscĆ”-lo. Umas sĆ£o mais comprometidas, mais esforƧadas, cheias de garra, enquanto outras optam pelo crescimento na sombra dos clientes. Estas nĆ£o se dĆ£o conta de que clientes sĆ£o como Ć”rvores que sĆ³ dĆ£o bons frutos quando bem cuidadas diariamente.

Vender nĆ£o Ć© para qualquer um, embora todos nĆ³s somos vendedores, diariamente, de pelo menos nossos planos, idĆ©ias, entusiasmos etc. Sem isso, seremos eternamente uma chama apagada para o mundo. Muitos tĆŖm aptidĆ£o para vendas, mas poucos sĆ£o os que investem em si prĆ³prios. A maioria quer exerce-la ainda na base do amadorismo. O resultado nĆ£o pode ser diferente: a frustraĆ§Ć£o com a profissĆ£o.

Para aqueles que querem crescer profissionalmente, entrando para o time dos campeƵes, sugerimos que sigam os passos abaixo:

Ā· Relacionamento: Ɖ fundamental para o sucesso em vendas, gostar de pessoas. Ter habilidade de se inter-relacionar, sem o quĆŖ fica difĆ­cil seguir em frente. Demonstrar alegria e entusiasmo ao contatar o cliente, contagiando tambĆ©m o ambiente com esse clima. Sem dĆŗvida alguma, o cliente corresponderĆ”. Comunique- se de modo natural e em sintonia com o cliente, usando uma linguagem adequada e objetiva.

Ā· Conhecimento: Invista em si prĆ³prio. NĆ£o espere somente pela iniciativa da empresa, sobretudo no momento atual, de reduĆ§Ć£o de gastos. Participe de cursos, seminĆ”rios, palestras, feiras etc. Assine revistas especializadas do ramo. Leia livros, assista a fitas (vendas, motivaĆ§Ć£o, atendimento) e discuta com os colegas. Tire dĆŗvidas com os mais experientes. Prepare-se ao mĆ”ximo. Aprenda tudo sobre seus produtos, concorrentes, mercado, de modo que seu cliente nĆ£o fique com dĆŗvidas ou, pior, saiba mais do que vocĆŖ sobre a sua especialidade. Ɖ funĆ§Ć£o do vendedor ser consultor e ponto de apoio do cliente. Lembre-se: o conhecimento Ć© um capital que ninguĆ©m rouba de nĆ³s. Ɖ ele que faz a diferenƧa entre as pessoas.

Ā· Planejamento: Planeje diariamente o seu trabalho, seja vendedor externo ou interno. Se externo, faƧa um roteiro das visitas; coloque todo o material de trabalho em ordem; faƧa um agendamento das visitas por telefone etc. Ganhe tempo, economia e produtividade. Se for interno, planeje a recepĆ§Ć£o dos clientes; veja a posiĆ§Ć£o dos estoques, vitrines, confira os preƧos etc. NĆ£o decepcione o cliente, fazendo com que ele corra da sua loja para a do concorrente.

Ā· FaƧa prĆ©-venda: A venda Ć© uma conseqĆ¼ĆŖncia de uma boa prĆ©-venda. Portanto, antes de entrar em contato com os prospects e clientes, pesquise e colha o mĆ”ximo de informaƧƵes sobre eles. Suas necessidades, desejos, problemas, expectativas, o perfil de cada um etc. Veja como estĆ” se comportando o mercado, suas tendĆŖncias, oportunidades, ameaƧas. E o concorrente, como estĆ”? Como podemos anular suas aƧƵes? Quais os pontos fortes e fracos dele? Ou seja, transforme informaƧƵes em resultados.

Ā· Na hora da verdade, o que fazer?: Esse Ć© um momento Ć­mpar. Estamos frente a frente com o nosso alvo e nĆ£o podemos perder a chance de mostrar que estamos ali para satisfaze-lo. NĆ£o esqueƧa de uma boa abordagem, com um cumprimento cordial, acompanhado de um sorriso alegre e natural. Deixe-o Ć  vontade, nĆ£o o espante. Em seguida faƧa perguntas abertas e ouƧa com bastante atenĆ§Ć£o, de modo a encaixar os benefĆ­cios do produto/serviƧo Ć s necessidades do cliente. Apresente o produto com entusiasmo e emoĆ§Ć£o para que o cliente crie o desejo e fique convencido da necessidade de adquiri-lo. NĆ£o seja um especialista em caracterĆ­sticas de produtos, mas sim de benefĆ­cios extras que agregam valor Ć  sua oferta: utilidade, assistĆŖncia tĆ©cnica, garantia, atendimento, qualidade, tratamento etc. Mostre que vocĆŖ estĆ” ali para servi-lo e nĆ£o para se servir dele. FaƧa com que o cliente confie e goste de vocĆŖ. O resultado? NĆ£o hĆ” dĆŗvidas de que Ć© um fechamento natural da venda. Ɖ o coroamento decorrente do bom trabalho. Ɖ o gol de ouro.

Ā· E o pĆ³s-venda?: Ɖ um trabalho tĆ£o importante quanto os demais desse processo. E infelizmente Ć© esquecido por grande parte dos vendedores, os quais ficam depois a contar estrelas no cĆ©u. Muitos “profissionais” nĆ£o percebem que Ć© essa a oportunidade para se conquistar o cliente. Ɖ o fruto desse trabalho que definirĆ” se o cliente volta ou nĆ£o a fazer negĆ³cio com a nossa empresa. Ɖ um trabalho tĆ£o simples e gostoso de se fazer.
Portanto, se vocĆŖ quer ter sucesso em vendas, nĆ£o abandone o cliente na hora em que ele mais precisa de vocĆŖ e nem deixe que ele o abandone. Comprometa-se com ele. Verifique o seu nĆ­vel de satisfaĆ§Ć£o. O produto foi Ćŗtil para ele? Atendeu suas necessidades? Chegou em tempo hĆ”bil? EstĆ” necessitando de alguma assistĆŖncia tĆ©cnica? E assim por diante.
Por outro lado, se houver alguma reclamaĆ§Ć£o, pelo amor de Deus, atenda imediatamente. NĆ£o deixe para amanhĆ£ o que se pode fazer hoje, pois as conseqĆ¼ĆŖncias podem ser desastrosas. Ɖ uma grande oportunidade para se estreitar relacionamentos e fazer com que eles se tornem duradouros.

Ā· Importante: Isso Ć© um trabalho de profissional, que requer dedicaĆ§Ć£o e competĆŖncia. Todavia, antes do fechamento da venda pode ocorrer alguma resistĆŖncia do cliente, que Ć© natural. NĆ£o se intimide e nem fique assustado, pois isso ocorre com todo bom profissional. Encare com naturalidade, remova as objeƧƵes e marque o seu gol com a assinatura do cliente no pedido.

Amigo vendedor, seguindo esses passos, com empenho e dedicaĆ§Ć£o, o resultado sĆ³ pode ser esse: BOAS VENDAS e o lugar mais alto do pĆ³dio “CAMPEƃƃƃƃO!”

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