Vender não é para qualquer um, embora todos nós somos vendedores, diariamente, de pelo menos nossos planos, idéias, entusiasmos etc. Sem isso, seremos eternamente uma chama apagada para o mundo. Muitos têm aptidão para vendas, mas poucos são os que investem em si próprios. O objetivo de todo profissional é o sucesso e não poderia ser diferente com as pessoa que trabalham com vendas. Entretanto, nem todas elas dedicam o mesmo empenho para buscÔ-lo. Umas são mais comprometidas, mais esforçadas, cheias de garra, enquanto outras optam pelo crescimento na sombra dos clientes. Estas não se dão conta de que clientes são como Ôrvores que só dão bons frutos quando bem cuidadas diariamente.
Vender não é para qualquer um, embora todos nós somos vendedores, diariamente, de pelo menos nossos planos, idéias, entusiasmos etc. Sem isso, seremos eternamente uma chama apagada para o mundo. Muitos têm aptidão para vendas, mas poucos são os que investem em si próprios. A maioria quer exerce-la ainda na base do amadorismo. O resultado não pode ser diferente: a frustração com a profissão.
Para aqueles que querem crescer profissionalmente, entrando para o time dos campeƵes, sugerimos que sigam os passos abaixo:
Ā· Relacionamento: Ć fundamental para o sucesso em vendas, gostar de pessoas. Ter habilidade de se inter-relacionar, sem o quĆŖ fica difĆcil seguir em frente. Demonstrar alegria e entusiasmo ao contatar o cliente, contagiando tambĆ©m o ambiente com esse clima. Sem dĆŗvida alguma, o cliente corresponderĆ”. Comunique- se de modo natural e em sintonia com o cliente, usando uma linguagem adequada e objetiva.
· Conhecimento: Invista em si próprio. Não espere somente pela iniciativa da empresa, sobretudo no momento atual, de redução de gastos. Participe de cursos, seminÔrios, palestras, feiras etc. Assine revistas especializadas do ramo. Leia livros, assista a fitas (vendas, motivação, atendimento) e discuta com os colegas. Tire dúvidas com os mais experientes. Prepare-se ao mÔximo. Aprenda tudo sobre seus produtos, concorrentes, mercado, de modo que seu cliente não fique com dúvidas ou, pior, saiba mais do que você sobre a sua especialidade. à função do vendedor ser consultor e ponto de apoio do cliente. Lembre-se: o conhecimento é um capital que ninguém rouba de nós. à ele que faz a diferença entre as pessoas.
· Planejamento: Planeje diariamente o seu trabalho, seja vendedor externo ou interno. Se externo, faça um roteiro das visitas; coloque todo o material de trabalho em ordem; faça um agendamento das visitas por telefone etc. Ganhe tempo, economia e produtividade. Se for interno, planeje a recepção dos clientes; veja a posição dos estoques, vitrines, confira os preços etc. Não decepcione o cliente, fazendo com que ele corra da sua loja para a do concorrente.
· Faça pré-venda: A venda é uma conseqüência de uma boa pré-venda. Portanto, antes de entrar em contato com os prospects e clientes, pesquise e colha o mÔximo de informações sobre eles. Suas necessidades, desejos, problemas, expectativas, o perfil de cada um etc. Veja como estÔ se comportando o mercado, suas tendências, oportunidades, ameaças. E o concorrente, como estÔ? Como podemos anular suas ações? Quais os pontos fortes e fracos dele? Ou seja, transforme informações em resultados.
Ā· Na hora da verdade, o que fazer?: Esse Ć© um momento Ćmpar. Estamos frente a frente com o nosso alvo e nĆ£o podemos perder a chance de mostrar que estamos ali para satisfaze-lo. NĆ£o esqueƧa de uma boa abordagem, com um cumprimento cordial, acompanhado de um sorriso alegre e natural. Deixe-o Ć vontade, nĆ£o o espante. Em seguida faƧa perguntas abertas e ouƧa com bastante atenção, de modo a encaixar os benefĆcios do produto/serviƧo Ć s necessidades do cliente. Apresente o produto com entusiasmo e emoção para que o cliente crie o desejo e fique convencido da necessidade de adquiri-lo. NĆ£o seja um especialista em caracterĆsticas de produtos, mas sim de benefĆcios extras que agregam valor Ć sua oferta: utilidade, assistĆŖncia tĆ©cnica, garantia, atendimento, qualidade, tratamento etc. Mostre que vocĆŖ estĆ” ali para servi-lo e nĆ£o para se servir dele. FaƧa com que o cliente confie e goste de vocĆŖ. O resultado? NĆ£o hĆ” dĆŗvidas de que Ć© um fechamento natural da venda. Ć o coroamento decorrente do bom trabalho. Ć o gol de ouro.
Ā· E o pós-venda?: Ć um trabalho tĆ£o importante quanto os demais desse processo. E infelizmente Ć© esquecido por grande parte dos vendedores, os quais ficam depois a contar estrelas no cĆ©u. Muitos “profissionais” nĆ£o percebem que Ć© essa a oportunidade para se conquistar o cliente. Ć o fruto desse trabalho que definirĆ” se o cliente volta ou nĆ£o a fazer negócio com a nossa empresa. Ć um trabalho tĆ£o simples e gostoso de se fazer.
Portanto, se vocĆŖ quer ter sucesso em vendas, nĆ£o abandone o cliente na hora em que ele mais precisa de vocĆŖ e nem deixe que ele o abandone. Comprometa-se com ele. Verifique o seu nĆvel de satisfação. O produto foi Ćŗtil para ele? Atendeu suas necessidades? Chegou em tempo hĆ”bil? EstĆ” necessitando de alguma assistĆŖncia tĆ©cnica? E assim por diante.
Por outro lado, se houver alguma reclamação, pelo amor de Deus, atenda imediatamente. Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, pois as conseqüências podem ser desastrosas. à uma grande oportunidade para se estreitar relacionamentos e fazer com que eles se tornem duradouros.
· Importante: Isso é um trabalho de profissional, que requer dedicação e competência. Todavia, antes do fechamento da venda pode ocorrer alguma resistência do cliente, que é natural. Não se intimide e nem fique assustado, pois isso ocorre com todo bom profissional. Encare com naturalidade, remova as objeções e marque o seu gol com a assinatura do cliente no pedido.
Amigo vendedor, seguindo esses passos, com empenho e dedicação, o resultado só pode ser esse: BOAS VENDAS e o lugar mais alto do pódio “CAMPEĆĆĆĆO!”