Selo comemorativo

O que acontece quando deixo de vender diferenciação para vender preço baixo?

Selo comemorativo
Quando falamos em decálogo do cliente, estamos falando de empresas que trabalham com diferenciação em seus produtos ou serviços para seus consumidores. Enquanto isso, do lado oposto, estão as empresas que têm como foco o preço baixo, trabalhando única e exclusivamente o baixo custo e, é claro, elas também têm seu lugar no mercado.

 

Os cases da newsletter Zig Zag – Diferencie-se ou morra! são exemplos de empresas que não saíram da rota em busca de novos clientes. Caso sua empresa esteja focada em preço baixo e não pode nem quer se diferenciar, você irá aproveitar muito pouco deste texto. Agora, se você acredita na diferenciação como arma para atingir o sucesso e bons resultados, está na página certa.

 

A história a seguir é, sem dúvida, um case de diferenciação de uma empresa francesa de entregas. A revolução das mídias digitais foi uma estrondosa ferramenta para acelerar a comunicação entre as pessoas. Se, por um lado, isso foi muito bom, já que hoje quase todos podem se comunicar com uma maior frequência e rapidez com amigos e parentes; por outro, o e-mail está aos poucos reduzindo cada vez mais o envio das cartas tradicionais.

Somente em 2008, o volume do envio de correspondências da maneira tradicional caiu 3% e, em 2009, teve uma queda de 4,4% em relação ao terceiro trimestre de 2008. Preocupada com a extinção dos envios de cartas, a empresa responsável por esse serviço na França resolveu agir. O que fazer para reverter uma forte tendência de queda na demanda de seus produtos ou serviços? Era o que pensava a empresa francesa. Foi então que ela inovou, com a ajuda do governo francês.

Por que não fazer um selo diferente e lançá-lo em uma data especial? Pensaram, então, no dia do chocolate. Para comemorar a história do chocolate, desde a origem do cacau na Amazônia e América Central até a sua chegada na França, no século 16, a empresa e o governo francês desenvolveram uma série com dez selos que contam a história da iguaria.

A semelhança com uma barra de chocolate é muito grande, uma vaga lembrança do chocolate dos anos 80, que sempre tinha um desenho “surpresa” (Nestlé). A coleção de selos tem até aroma de chocolate – aproveitando também para trabalhar o marketing olfativo – e, sem dúvida, chamou muito a atenção de quem recebeu a correspondência com esse selo.

Qual é o valor dos selos de chocolate para quem deseja se envolver na campanha e, consequentemente, aumentar o número de envios postais? O carnê com dez selos custa 5,60 euros (cerca de R$15,00), a mesma tarifa do carnê de selos comuns na França.

 

Como aproveitar melhor a ideia no Brasil?
Que tal pensar em uma experiência diferente para o seu cliente? Sua empresa vai comemorar 10 ou 20 anos? Você sabia que os Correios disponibilizam a personalização de selos por um preço muito convidativo?

 

Por R$1,1 mil, você pode fazer 600 selos com a marca da sua empresa e enviar aos seus clientes especiais. Você também poderá trabalhar uma promoção nele ou divulgar produtos, serviços e muito mais.

 

Os selos são vendidos somente em folhas com 12 selos iguais em cada. Quer testar a aceitação? Por R$26,00, você pode experimentar a ideia e fazer um contrato com o sucesso. Veja, abaixo, o selo feito pelo Grêmio para comemorar o centenário do clube de futebol em 2003.

Acesse o link dos Correios, abaixo, para saber mais sobre o serviço: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2004/selos_person.cfm

 

Para ler o site francês, acesse:
http://timbres.laposte.fr/detailarticle.jgi?idCarac=&idGamme=036&idArbo=009&page=1&index=0&idArticle=1109101

Relembre o decálogo do cliente – Os 10 motivos por que o cliente compra de você

  1. 1.   Confiança – Quero confiar que estou comprando algo que realmente vai resolver meu problema.
  2. 2.   Valor – Quero pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar.
  3. 3.   Novidades – Quero ser surpreendido positivamente.
  4. 4.   Agilidade – Quero ser atendido prontamente e sem demoras.
  5. 5.   Significado – Quero que você entenda que o produto ou serviço que estou adquirindo é realmente importante para mim.
  6. 6.   Atenção – Quero que você me valorize e me faça sentir especial.
  7. 7.   Conexão – Quero fazer parte de um grupo de pessoas com ética, valores e princípios iguais aos meus.
  8. 8.   Atendimento – Quero ser atendido por profissionais que entendem do assunto, gostam do que fazem e demonstram prazer em me atender.
  9. 9.   Descoberta – Quero poder indicar sua empresa para minha família, amigos e colegas.

10. Contribuição – Quero que você contribua com causas que me importam.


Você quer ler mais cases de empresas que fizeram da diferenciação o sucesso de seus negócios? Conheça a newsletter Zig Zag – Diferencie-se ou morra!, são oito novos cases toda semana que o ajudarão a entender o que seu cliente quer.

Visite o site: www.vendamais.com.br/zigzag    

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima