Sem informação não há comprometimento

Precisamos antes de conquistar qualquer cliente externo, conquistar nossos clientes internos, ou seja, nossos próprios funcionários e colaboradores. Sem informação e participação não há comprometimento.

Precisamos antes de conquistar qualquer cliente externo, conquistar nossos clientes internos, ou seja, nossos próprios funcionários e colaboradores que devem ser “vendedores” e “divulgadores” de nossos produtos e de nossa empresa. Porém, para que isso ocorra, é necessário que demos a eles, informações da empresa e do produto, pois ninguém ama aquilo que não conhece.

Muitas vezes cobramos comprometimento de toda equipe, mas não transmitimos tudo que sabemos da empresa para eles. Por que guardamos estes conhecimentos como se fossem “tesouros” ou julgamos como se eles já soubessem ? Pois é, experimente fazer um teste com 10 questões básicas de sua empresa ou produto, e você se surpreenderá com o resultado.

Fiz esse teste em várias empresas e verifiquei que a grande maioria não acerta mais do que cinco questões; e a conclusão é simples, como ela pode ser uma vendedora da sua empresa, se não domina o básico ? Como poderá vestir a camisa se você ainda não deu a camisa para ela vestir ?

Além disso a participação dos colaboradores com idéias, sugestões é fundamental para que eles se sintam parte integrante do processo e quase dono da empresa.

Uma alternativa criativa e motivadora, é fazer uma prova onde aquele que acertar mais questões, ganhará um premio; e isso incentivará os colaboradores a estudar a empresa e, conseqüentemente, melhor divulgá-la.

“LEMBRE-SE ! O SEU PRIMEIRO CLIENTE DEVE SER SEU PRÓPRIO FUNCIONÁRIO, E SEUS VENDEDORES NÃO DEVEM ESTAR APENAS NA ÁREA COMERCIAL”.

Reflita, exercite e confira os resultados positivos.

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