Sem medo de ser criativo

A coragem e a curiosidade são dois traços de caráter que todas as pessoas criativas parecem ter. É útil analisar algumas formas de pensar para que você possa se desenvolver melhor. ?O que destrói a criatividade é o senso do ridículo? ? Confúcio

A coragem e a curiosidade são dois traços de caráter que todas as pessoas criativas parecem ter. É útil analisar algumas formas de pensar para que você possa se desenvolver melhor:

? Todos têm medo. Todos. Quanto mais naturalmente criativo você for, mais poderá sentir um pouco de medo, pois suas antenas estão sintonizadas com maior precisão. Afinal, as idéias podem mudar as coisas. E quanto mais originais forem, mais radicais serão as mudanças. Portanto, da próxima vez, enfrente o medo e expresse a idéia.

? Não existem idéias ruins. Madame Curie teve uma idéia ?ruim? que veio a ser o rádio. Richard Drew teve uma idéia ?ruim? que veio a ser a fita adesiva. Moral da história? Nunca chore o leite derramado. Encontre uma utilidade para ele. Ou invente uma embalagem melhor.

? Você sempre pode ter uma outra idéia ? provavelmente uma até melhor. Lembre-se de que apresentar idéias que são recusadas deve ser encarado como uma oportunidade de fazer algo melhor. Descobrir o que não funciona o ajudará a buscar uma nova idéia. Kepler passou nove anos e encheu nove mil laudas com cálculos, tentando deduzir a órbita de Marte antes de concluir que os percursos dos planetas não eram circulares, mas elípticos. Portanto, não pense que a sua idéia é o fim da linha, mas o começo de uma nova linha.

Fonte: Como ter novas idéias, de Jack Foster (Editora Futura).

Resolvendo seus problemas

P. Trabalho com uma pessoa muito mal-educada e fico furioso com seu comportamento. O que posso fazer de correto numa situação dessas? (Algemiro W. B., gerente de finanças)

R. Você está prestes a, verbalmente, responder a essa pessoa com a mesma ?educação?. Em vez de fazer isso, tente evitar o confronto com uma pergunta. Por exemplo: ?Será que você poderia me ajudar a entender qual é o problema?? ou ?O que você sugere para que possamos resolver isso??

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima