Sem Medo de Ser Feliz

O que move o empreendedor e seus talentos?
Criação de riquezas? Realização de sonhos? Necessidades econômicas? Influências do meio em que se vive? Todas as respostas acima estão corretas e você ainda pode destacar muitos outros fatores.

Mas, o principal motivo é a paixão por uma idéia, por uma atividade que leve a realização plena.

O que move realmente o empreendedor e seus talentos é não ter medo de ser feliz!!

Sim. O medo é a maior barreira para a realização e para o sucesso. Gera inação, inibe o talento, faz com que novas idéias fiquem só no papel.

Sucesso pessoal e psicologia andam de mãos dadas. Talvez ao invés de fazer um MBA, seria mais proveitoso fazer pelo menos um ano de bate papo com um bom analista.

A origem deste artigo está nos porquês.

Por que sei o que fazer, mas não faço?

Todos temos soluções para os problemas dos outros. Todos queremos ir para o céu, mas alguém aí quer morrer?

É incrível a quantidade de pessoas talentosas que conhecemos, mas que estão ora desempregadas, desmotivadas, sem futuro profissional porque têm medo de mudar, de enfrentar o novo.

Seu talento somente será descoberto, aflorado a partir do momento que você descobrir e enfrentar seus medos.

Empreender é um contexto amplo. Empreendedorismo não é sinônimo de negócio próprio, mas pode ser percebido como a capacidade de gerir o próprio destino, onde somente você é o responsável por suas atitudes.

Pessoas talentosas percebam, não são muito diferentes de você. Renato Russo foi um músico fantástico, sensacional, mas um péssimo zagueiro. Pelé não dever ser um bom violinista e o padre Marcelo não me parece ter um grande futuro como físico nuclear. Eles, com certeza, são ótimos em outras atividades, mas, o talento está em ser excepcional em algo que se faz.

Alguém pode dizer que o talento tem auto-estima elevada. Sim, acredite em si mesmo, tenha autoconfiança, ponha fé em seu taco, mas lembre-se que a segunda etapa talvez seja um pouco mais difícil, pois é preciso fazer com que os outros acreditem em você, percebam e reconheçam o seu valor. Sem isso, sua promoção não virá ou sua empresa não terá clientes, parceiros e colaboradores suficientes para sustentar o seu negócio.

Mas, antes de qualquer coisa lembre-se que você é um ser humano, não um produto. Por isso, não gosto da terminologia Você S.A., afinal você não é uma empresa, uma marca, é um ser humano, com sentimentos e limitações.
Existe a ordem natural da vida e a eternidade não é uma boa idéia.
Mas sua carreira, não! Sua carreira deve ser tratada como um produto, que com uma boa estratégia, pode ser um grande sucesso. Pobre de quem não consegue diferenciar carreira profissional da vida pessoal. A carreira faz parte de sua vida, mas sua vida não pode ser sua carreira. Não vale a pena, o risco é grande e o resultado final poder ser desastroso.
Porém, você precisa sobreviver e já que é preciso jogar esse jogo o faça da melhor maneira.

O talento consiste em fazer algo de forma diferente, sendo ao mesmo tempo eficiente e percebido como algo que gere valor.

Diferente não é só lançar um novo produto ou serviço, mas, principalmente, olhar para o que já existe e formular um novo contexto.

O que há de diferente no suco de laranja natural ou no suco concentrado na caixinha longa vida?

Ford foi o precursor da fabricação em massa do automóvel, mas foi Alfred Sloan da GM que lançou carros com cores e modelos diferentes.
Hambúrgueres existem há tempos, mas foi o McDonald s que lançou o conceito de fast food, lojas limpas, que dão maior confiabilidade na procedência da matéria-prima, proporcionando um ambiente onde se tem prazer de comer. E mais, trataram de se comunicar e despertar o interesse de quem realmente quer ir ao McDonald s: o seu filho.

Quando eu ainda era garoto eu adorava acompanhar meu pai até a barbearia. Era um ambiente onde predominava o papo sobre futebol, política, enfim assuntos de homem . Onde estão os barbeiros? Espécies em extinção, pois a Gillette nos últimos tempos nos presenteou com aparelhos mais apropriados e práticos, tornando o ato de se barbear algo que se faz em casa. Reparem que o preço dos aparelhos sobem a cada lançamento, o Mach 3 não tem nada de barato.

E onde estão os grandes cinemas? Hoje em dia existem salas de cinemas mais aconchegantes, que apesar de terem menos poltronas disponíveis, são adequadas a nova demanda.

Agora pense no risco e no medo que esses empreendedores tiveram ao lançar suas idéias. Caso o mercado não comprasse carros vermelhos e azuis, Alfred Sloan teria perdido seu emprego rapidinho, assim como o McDonald s e outros negócios já não existiriam mais.

Empreender, ser diferente, ser um talento consiste ver o que todo mundo vê de uma forma diferente. É não ter medo de se arriscar.
É realizar pequenos atos, não ficar somente a procura de uma grande idéia. É gerir relacionamentos e não somente pessoas. O talento cria oportunidades, gerencia sua rede de contatos. Carisma ajuda, mas uma boa educação pode ser aprendida, saber ouvir é questão de mudar hábitos e alto grau acadêmico não deve ser confundido com arrogância.

O alto apetite ao risco é tão prejudicial quanto ao medo de arriscar-se. Viver é um grande risco. Na nova economia, as palavras segurança e estabilidade estão extintas do dicionário. Não temer e saber quanto e quando correr o risco são os grandes desafios que envolvem a ascensão de sua carreira.

O talento lidera pelo exemplo, deixa claro seus valores e tem ética inquestionável. É capaz de promover o trabalho em equipe, com cooperação, pois se sabe que o verdadeiro poder está em compartilhar e não em reter a informação e o conhecimento.

Descobrir e vencer seus medos é a primeira etapa para uma carreira e vida de sucesso.

O verdadeiro talento descobriu antes dos outros o que fazia de melhor e não teve medo de ser feliz. Agora é a sua hora de ser um deles.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima