Sente e relaxe!

Exercícios de relaxamento são excelentes para combater os efeitos do medo e preparam melhor o nosso organismo para falar em público. Exercícios de relaxamento são excelentes para combater os efeitos do medo e preparam melhor o nosso organismo para falar em público. Você pode fazer esses exercícios sentado. Veja estas sugestões de Reinaldo Polito, do livro Vença o Medo de Falar em Público (Editora Saraiva): :

1. Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou poltrona. :

2. Encoste-se bem no espaldar da cadeira, deixando os dois pés no chão e as mãos sobre as pernas. :

3. Feche os olhos. :

4. Respire profundamente algumas vezes, mas sem forçar demais. :

5. Concentre-se em seu corpo, procurando não pensar em mais nada. :

6. Primeiro, contraia os dois braços, estendidos horizontalmente e com as mãos fechadas. :

7. Depois de atingir o máximo de tensão, descontraia devagar, abrindo as mãos, soltando os braços e deixando-os irem naturalmente sobre as pernas. Eles deverão permanecer nessa posição relaxada até o final do exercício. :

8. Contraia o semblante, o pescoço e os ombros. Feche os olhos, bem apertado, franza a testa, force a mandíbula para cima e enterre a cabeça nos ombros. :

9. Depois de atingir o máximo de tensão, descontraia lentamente as partes (deixando a boca semi-aberta, como se estivesse espantado). Além dessas partes descontraídas, lembre-se de que os braços ainda deverão estar relaxados. :

10. Contraia o tronco, estufando o peito, encolhendo o abdome e enterrando as nádegas na cadeira:

. 11. Depois de atingir o máximo de tensão, descontraia lentamente todas as partes. Além dessas partes descontraídas, lembre-se de que os braços, o semblante, o pescoço, os ombros e o tronco ainda deverão estar relaxados. :

12. Contraia as pernas e os pés, forçando-os contra o chão. :

13. Depois de atingir o máximo de tensão, descontraia lentamente as partes. Além dessas partes descontraídas, lembre-se de que os braços, o semblante, o pescoço, os ombros e o tronco ainda deverão estar relaxados. :

14. Por último, contraia todo o corpo ao mesmo tempo ? braços, semblante, pescoço, ombros, tronco e pernas. :

15. Depois de atingir o máximo de tensão que puder, descontraia lentamente todas as partes. Sinta cada parte do corpo bem relaxada. Respire fundo e permaneça nessa posição descontraída e relaxada por alguns minutos. Feche os olhos com suavidade e compare essa descontração com aquela que experimentou no início do exercício.

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