Ser ou não ser diferente? Eis a questão!

Se você não quer ser mais um na equipe, saiba que ter iniciativa e demonstrar interesse faz uma grande diferença para a sua carreira

Contratado para a equipe de vendas de uma grande empresa, você chega todos os dias cedo, cumprimenta os colegas com simpatia, prepara a agenda e revê suas metas. Não há nada que quebre sua expressão de otimismo e de esperança em relação ao novo emprego. Assim, aos poucos, procura novas idéias e tenta colocá-las em prática.

Com o tempo, você percebe que as coisas não são tão simples e, apesar do seu esforço e dedicação, o ambiente de trabalho é ruim, o chefe não é amistoso e os colegas parecem pouco dispostos a conceder uma chance para você apresentar suas idéias. Os amigos mais próximos recomendam que aja com cautela e procure entender a cultura da organização enquanto a oportunidade e o reconhecimento não chegam. Aliás, quanto mais você absorver o clima organizacional, maiores serão as chances de apresentar idéias certas, no momento correto e para as pessoas adequadas.

A questão é que você não quer esperar, pois sente que tem condições de contribuir mais e fazer a diferença. Entretanto, você fica dividido entre a recomendação dos colegas, o medo da reação da equipe e o desejo de entrar na sala do chefe para dizer o quanto suas idéias podem transformar o departamento em uma usina de negócios lucrativos. Uau! Você chega a sonhar com isso, pois acredita que com um pouco de ousadia, sorte e discernimento poderá se destacar no meio daquela turma de acomodados.

Qualquer semelhança não é mera coincidência!

Se o cenário descrito acima parece familiar, não se desespere. Você faz parte de uma tropa de elite muito invejada nas organizações: a dos sonhadores. Existem outras igualmente rotuladas que têm tudo a ver com seu jeito de pensar e agir: a dos otimistas e a dos realizadores, portanto você não está sozinho.

A questão central é: ser mais participativo contribuirá para seu desenvolvimento profissional? Outras não menos importantes são: até que ponto suas idéias são interessantes e valiosas para solucionar os problemas da empresa? Tomar a iniciativa faz alguma diferença nas decisões do líder? Qual é o momento mais adequado para expor suas idéias: uma reunião de trabalho ou uma conversa particular com o chefe?

É melhor pecar pelo excesso – Não existe uma fórmula ideal. Cada profissional tem uma história de vida, um estilo, um jeito de ser e de contribuir, portanto a virtude mais apropriada para isso é o bom senso. O que conta a seu favor é o fato de que nenhuma empresa contrata alguém simplesmente para receber ordens. As organizações anseiam por profissionais que cultivam o hábito de fazer mais que as funções para as quais foram contratados. Você conhece alguém que tenha sido promovido graças a seu alto nível de pessimismo e falta de iniciativa? Pessoas com muita iniciativa e dedicação serão sempre olhadas com mais carinho e atenção.

O mundo está repleto de profissionais que não fazem nada além do que o mandam e outros que apenas cumprem ordens. Por isso, ter iniciativa e demonstrar interesse é ser diferente. Em qualquer profissão é melhor se destacar pelo excesso de iniciativa que pela falta dela, porém para se obter sucesso na proposição de uma idéia e evitar dissabores, alguns pontos devem ser levados em consideração.

Checklist da boa idéia

Acompanhe a seguir algumas dicas para ampliar seu nível de confiança e de participação na solução de problemas relacionados ao ambiente de trabalho:

  • Antes de apresentar uma idéia, estude-a com profundidade, avalie os prós e os contras e certifique-se de que ela é aplicável na empresa.
  • Demonstre conhecimento sobre o assunto; isso gera confiança, uma virtude indispensável para quem se propõe a ?dar a cara para bater?.
  • Não existe idéia perfeita nem completamente descartável, por isso seja original, simples, criativo e cuide para não reapresentar uma idéia que não seja sua.
  • Reflita sobre as questões que favorecem a aceitação de novas idéias, por exemplo: reduzem custos? São inovadoras? Aumentam o faturamento? Trazem resultados em curto prazo?
  • Esteja aberto a críticas, contribuições e mudanças na concepção original. Caso contrário, é provável que a idéia continue armazenada em sua mente por muito tempo.

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