Sete dicas para ter uma boa memória

Aqui estão sete dicas excelentes para melhorar a memória, segundo o jornalista Leanne Kleinmann. Aqui estão sete dicas excelentes para melhorar a memória, segundo o jornalista Leanne Kleinmann:

1. Esteja sempre atento. Trabalhe com a informação, não a receba apenas. Se, por exemplo, seu chefe pedir para você lembrar de vários nomes importantes que não têm significado para você, faça a si mesmo uma pergunta sobre eles. Eles são parecidos com nomes de outras pessoas que você conhece? Fornecer pistas a si mesmo ajuda a lembrar mais facilmente.

2. Quebre a rotina. Novidades tornam as coisas mais fáceis de recordar. Você sempre tem problemas para se lembrar se trancou mesmo a porta da frente? Tente usar a outra mão para trancá-la.

3. Crie imagens daquilo que você deseja lembrar. Quando você conhece alguém chamado Sr. Carneiro, pense no animal e nas semelhanças que pode estabelecer: se os cabelos são encaracolados, brancos, enfim, qualquer coisa que o associe.

4. Invente recursos para ajudar a memória. Criar palavras formadas com as primeiras letras de outras palavras (como ONU, FMI etc.), inventar rimas e outros artifícios ajuda a recordar nomes complexos ou longos.

5. Escreva no papel. Colocar coisas no papel garante que você lembre delas mais tarde.

6. Seja mais organizado. Quanto mais organizado, mais chances você tem de se lembrar onde coloca as coisas. Exemplos simples estão na colocação de um porta-chaves pendurado perto da porta, na definição de um local específico para colocar óculos escuros e na escolha de pastas coloridas para guardar diferentes itens.

7. Atente para outros fatores que afetam sua memória. Medicamentos que afetam seu sistema nervoso central podem ter efeito sobre sua memória. Cigarros e álcool, que diminuem o oxigênio do cérebro, também são prejudiciais à memória.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima