Seu cliente pagaria para falar com vocĂȘ?

“Seu cliente pagaria para falar com vocĂȘ?”

Esse questionamento profundo e importante foi feito por Neil Rackham, criador do SPIN Selling.

É uma ideia que temos defendido na VendaMais hĂĄ muitos anos: a equipe de vendas precisa agregar valor nas conversas com o cliente ou perde muito rapidamente eficiĂȘncia e resultados.

Os clientes nĂŁo tĂȘm mais tempo, energia ou foco para falar com vendedores despreparados, amadores, ineficientes. Todo mundo estĂĄ com o tempo super apertado, corrido, pressionado por resultados, contenção de despesas, revisĂŁo de processos de compra, fornecedores preferenciais etc.

Quando o mundo muda, os inteligentes mudam com ele. E os clientes claramente estão pedindo uma mudança na postura na equipe de vendas.

Como saber se uma equipe de vendas estĂĄ realmente agregando valor? Como saber se o cliente realmente valoriza o contato com sua equipe comercial?

É fĂĄcil – Ă© sĂł fazer a pergunta ao contrĂĄrio: como saber quando a equipe de vendas NÃO ESTÁ agregando valor e nĂŁo Ă© percebida como um diferencial competitivo?

Sabe aquele filme do Jim Carrey em que ele olha para o céu e pede que Deus lhe mande um sinal?

Aqui estĂŁo alguns sinais de que o cliente nĂŁo percebe valor no contato com o vendedor:

  1. Cliente nĂŁo responde seus e-mails, recados, mensagens.
  2. Cliente faz uma primeira reunião de introdução/apresentação e a conversa não evolui para uma segunda conversa mais aprofundada.
  3. Cliente fala que vai pensar, que precisa falar com alguém e enrola com isso sem se posicionar.
  4. Foco total em produtos/serviços e não nos desafios do cliente.
  5. Em situaçÔes B2B, vocĂȘ fica preso aos nĂ­veis hierĂĄrquicos mais baixos, sem conseguir falar com lĂ­deres ou diretoria.
  6. Um funil de vendas cheio de oportunidades, mas com baixa taxa de conversĂŁo.
  7. Ciclos de venda/fechamento muito mais longos do que o normal.

Ao contrĂĄrio do que pensam vendedores amadores e de baixa performance, a melhor forma de criar valor para o cliente nĂŁo Ă© FALANDO, e sim FAZENDO PERGUNTAS.

Perguntas direcionam a conversa e fazem com que o cliente fale de desafios, expectativas, problemas, preocupaçÔes, irritadores.

Perguntas ajudam a criar claridade, a definir melhor, a dar segurança.

Uma dica rĂĄpida para quem notar que nĂŁo estĂĄ criando valor na conversa com o cliente Ă© imediatamente passar do canal “FALAR” para o canal “PERGUNTAR”.

Mesmo com produtos e serviços similares, empresas que tĂȘm equipes de vendas que sĂŁo um diferencial competitivo vĂŁo continuar crescendo, ocupando espaço e tirando mercado de equipes despreparadas, desorganizadas e desorientadas.

Capacidade de adaptação Ă© uma das principais e mais aceitas definiçÔes de inteligĂȘncia.

Precisamos revisar e adaptar o antigo modelo de venda, que hĂĄ tempos vem claramente dando sinais de exaustĂŁo e obsolescĂȘncia, e passar a trabalhar no modelo atualizado, entendendo que se o cliente mudou e o mercado mudou, vai prosperar quem entender melhor essa mudança, se adaptar mais rapidamente e executar com maestria e eficiĂȘncia o que precisa ser feito.

Como disse Jack Welch, “os problemas começam quando a velocidade das mudanças externas Ă© maior do que a velocidade das mudanças internas”.

Para mim, a frase “Diferencie-se ou morra” faz cada vez mais sentido. Trazendo para Vendas: “Crie e agregue valor para o seu cliente ou morra”.

Para fazer venda que nĂŁo agrega valor nĂŁo precisamos de vendedor. Tecnologia substitui rapidamente o tirador de pedidos.

O criador de valor, o que faz a verdadeira venda consultiva de valor, o que tem mindset premium, o que o cliente PAGARIA PARA FALAR
 esse está cada vez mais valorizado.

Esse Ă© o caminho: a equipe de vendas CRIAR VALOR e ser um diferencial competitivo.

Por isso a pergunta: seu cliente PAGARIA para falar com vocĂȘ? Volte, releia a lista de sinais e terĂĄ a resposta.

Abraço, boa semana e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor

P.S. Se quiser ajuda da VendaMais para fazer com que sua equipe de vendas agregue cada vez mais valor e seja percebida como diferenciada pelos clientes, entre em contato: [email protected]

P.S.2, para descontrair: Algumas pessoas percebem e aprendem mais rápido. Outras demoram para entender


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