Siga em frente com o foco no cliente!

Chegamos ao novo milênio com uma bagagem muito maior que a de nossos antepassados, eles nem sabiam o que era um computador e hoje utilizamos desta e de outras ferramentas para nos relacionarmos pessoal e profissionalmente, fazendo comércio e estando dia-a-dia mais informados.

Realmente os tempos mudaram e a tecnologia propiciou vivências jamais imaginadas….. O mundo não acabou e diversas profecias não se realizaram, porém aqueles gurus da Velha Economia omitiram um fato importante, é verdade, esqueceram de mencionar o novo foco no mundo dos negócios!

Na Velha Economia Henry Ford preocupava-se em produzir veículos em série de uma mesma cor. Atualmente grandes montadoras ouvem taticamente seus clientes através da internet para ver quais cores seriam interessantes para seus novos modelos e quantos poderiam produzir. É verdade, os tempos mudaram e as formas de fazer negócios também.

Não podemos ficar de fora desta revolução digital que tem feito com que milhares de consumidores, talvez 2,5 bilhões nos próximos dez anos, utilizem a grande rede para efetuar o e-commerce.

Devemos ter em mente o potencial deste mercado e nos adequar as novas exigências deste público-alvo! Neste sentido temos que perceber a mudança de hábitos e as necessidades do mercado que está focado na satisfação do cliente.

Na confecção de um BPS (Business Plan de Sucesso), PDS (Parceria de Sucesso) ou de qualquer idéia que venha a se transformar numa pontocom ou mesmo nas atividades de qualquer empresa offline, levadas ao universo digital, os webempreendedores têm que ter em mente, neste Novo Milênio, que o principal ativo das empresas está na informação e o foco passa do lucro para o cliente.

O foco é o cliente?

Exato! Temos que ter agilidade e jogo de cintura para redirecionarmos os esforços de nossas empresas focando o cliente durante este ano e daqui para frente. Focar o cliente sempre como alvo dos esforços de nossa empresa e negócios é a nova ordem.

Na luta pelo ciberespaço sua empresa deve tratar seus clientes como se fossem a jóia mais preciosa e realmente o são. Seus clientes têm um universo de opções e empresas que podem estar prestando os mesmos serviços que a sua, resta saber quem está trabalhando com a melhor qualidade. E todos nós, na condição de e-consumidores estamos em busca da qualidade!

Chegou a hora de avaliar as oportunidades que a internet proporciona a sua empresa através do website gerando interatividade e maior contato com seus clientes.

Na internet lidamos com clientes exigentes que não suportam o mau atendimento e quando estão insatisfeitos procuram seu concorrente. Você sabe quanto custa a fidelidade de um cliente? Você tem idéia de quando custa a conquista por um cliente no universo digital? Com certeza o preço é alto e você deve otimizar recursos utilizando as técnicas de personalização e fidelização no tratamento com seus clientes. Evite perdas e danos!

Dê espaço para que seu cliente conduza o seu negócio, deixe que ele expresse sua opinião sobre seus produtos e serviços. De que forma você pode personalizar? Respondendo aos e-mails, propondo enquetes e pesquisas de opinião, abrindo espaço para seu cliente expressar seu contentamento ou seu aborrecimento e tomando atitudes para sempre satisfazê-lo. É simples e você estará aprendendo e conhecendo-o melhor.

Se sua empresa for conduzida por seus clientes taticamente estará acumulando pontos e consolidando o mercado do amanhã.

Pergunto para você:

1. Você está conversando com seus clientes?

2. Sua empresa estabelece uma interface dinâmica com o usuário?

3. Sua equipe está preparada para direcionar os e-mails e solicitações aos setores responsáveis?

4. As respostas são rápidas e respondem a solicitação de seu cliente?

Você e sua empresa devem ficar atentos aos fatos geradores do anti-marketing ou da imagem negativa e tratar individualmente todos os chamados de seus clientes.

Personalizar, a ordem é esta!

Se você adota o sistema de respostas e direcionamentos de e-mails aos funcionários ou gerentes responsáveis em seu website estará evitando os gargalos de comunicação que geralmente são nocivos para seu relacionamento com o cliente. Evite demora nas respostas!

Muitas empresas tradicionais do mercado digital tem incorrido em um grande erro enviando mensagens enlatadas aos seus clientes. Quando uma questão é tratada em especial pelo seu cliente e sua empresa não está preparada para tratá-la com a mesma seriedade fica evidenciado o descaso e a falta de comprometimento com o cliente.

É hora de virar o jogo!

Evite que todos os e-mails de sua empresa ou website sejam direcionados para [email protected]. Faça com que o internauta envie o mail para o responsável pelo setor da empresa com que deseja tratar e que cuidará especialmente do assunto que será tratado.

Dê a face para bater, ou melhor, prepare sua equipe para um relacionamento amistoso com seu cliente onde as negociações podem tornar-se parte de um bate-papo agradável e saudável.

1 to 1! Sua empresa só tem a ganhar!

A interatividade com o cliente gera a fidelidade no relacionamento e sua manutenção a longo prazo fará de sua empresa digital mais respeitada, com conceito positivo no mercado e procurada pelos “internautas – consumidores” . Pense nisso!

Para finalizar: mudanças estratégicas em sua empresa deverão ser direcionadas para que o cliente expresse suas necessidades e desejos criando conversações e credibilidade. Mais uma maneira de utilizar a personalização como um diferencial para posicionar sua empresa, produtos e serviços no mercado.

As táticas utilizadas atualmente por empresas que ouvem seus clientes proporcionam a organização aumento na qualidade de serviços e produtos, aumento na produção e comercialização e, por conta disto, maior lucratividade aos acionistas. Se uma empresa sabe o que o cliente quer conseqüentemente irá produzir sob medida produtos que atendam com maior precisão as necessidades do cliente.

As empresas preocupadas com o cliente conquistam maior visibilidade no mercado e força nas vendas. Deixemos de lado a frase: O e-commerce que me desculpe… e outros motivos que não nos levam a aprimorar diariamente nossos produtos e serviços e relacionamento com nosso maior patrimônio. Neste ano teremos que ser ainda mais profissionais e qualificados aumentando os resultados desde já!

Você está pronto para adequar sua empresa ou website às novas ferramentas de interconectividade digital?

Se está pronto, provavelmente terá maiores chances de sobreviver aos maremotos virtuais que pairam este ano de 2001 prometendo devastar muitas pontocom despreparadas.

Siga em frente com o foco no cliente! Websucesso!

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