Silvana Fantauzzi Bianchini

Silvana Fantauzzi Bianchini é consultora de imagem formada pelo London Image Institute, de Atlanta, nos Estados Unidos. Atuou por mais de dois anos no mercado americano atendendo grandes empresas e redes de televisão. Diretora e proprietária da empresa Dresscode International, ela auxilia os clientes a melhorar a linguagem corporal, alertando sobre a importância da imagem e como o impacto visual pode colaborar para a ascensão profissional. Em chat realizado no site Empregos.com.br, Silvana responde a várias dúvidas dos internautas, dá dicas e muitos toques não só de vestuário, mas também de linguagem não-verbal.

Marcio pergunta: como não errar em uma primeira entrevista?

Silvana Fantauzzi Bianchini: ?>> Marcio, a primeira coisa é procurar saber a política de “dress code” da empresa onde você vai ser entrevistado. Se for uma empresa que exija vestimenta formal, então vá com seu terno marinho ou preto, camisa azul e uma gravata para o tom de vinho. Lembre-se de colocar as meias na cor da calça ou do sapato. Nunca usar meias claras. A gravata na altura do cinto, as mangas aparecendo dois dedos e o comprimento do blazer cobrindo o quadril (bumbum). Se a empresa for casual, aí você já pode ir de blazer. Preste atenção também na sua comunicação não-verbal, ou seja, seus gestos durante a entrevista.

Nica pergunta: Gostaria de saber como descobrir que cor fica melhor para mim…

?>> Nica, em geral repita as cores do olhos ou do cabelo. Mas para saber a cor certa mesmo você deve passar por uma análise com uma consultora.

Marcos pergunta: Quer dizer que, para mim, que tenho olhos castanhos, o ideal é usar marrom?

?>> Marcos, vá perto do espelho e você notará que em seus olhos você encontrará de duas a três tonalidades, repita uma delas.

Marcos pergunta: Acha que a imagem em certas ocasiões é mais influente que a competência?

?>> Marcos, você está completamente certo. Nos primeiros 15 segundos que encontramos outra pessoa, somos julgados baseados apenas no impacto visual. Lembra daquele ditado “A primeira imagem é a que fica”? Ele é 100% verdadeiro.

Felicia pergunta: A empresa onde trabalho libera a roupa, como em um casual Friday diário. Que roupas posso usar?

?>> Felicia, as pessoas estão muito confusas com o “casual everyday”, que é o caso de sua empresa. Porque o casual dá margem a muitas interpretações. Para não errar, evite roupas de ginástica, roupas muito esportivas, jeans e camiseta, sandálias, bonés, shorts, decotes, minissaias, barriga de fora. Procure um look um pouco menos que o formal e um pouco mais que o esportivo. Com certeza, você irá acertar.

Renata pergunta: Silvana… acredita que nosso humor, para não dizer espírito, se reflete na nossa imagem? Tem alguma dica de como ser profissional, mesmo quando temos a impressão de que iremos desabar?

?>> Renata, temos que levar em conta duas coisas. A primeira é o nosso estilo, que normalmente tem a ver com a nossa personalidade. A outra tem a ver com o fato de estarmos bem ou não naquele determinado dia. Neste caso, capriche o dobro no visual para que as roupas consigam disfarçar o seu “espírito”.

Felicia pergunta: Como seguir a linha clássica fugindo do tradicional preto?

?>> Felicia, primeira coisa, aprenda a fazer o “ten minutes make up” – há dicas em todas as revistas. Escolha um corte de cabelo descomplicado e o mantenha em ordem. Mantenha também um guarda-roupa coordenado, com duas cores básicas, mais ou menos, 12 peças (dois blazers, uma calça, uma saia, um twin set, quatro camisas, dois tricôs). O resto é por conta dos acessórios, lenços, bijoux, cintos.

Felicia pergunta: Como equilibrar a correria do cotidiano com uma boa produção? Você tem alguma dica para estar sempre elegante sem perder muito tempo?

?>> Felicia, usando roupas com linhas formais (terninhos, tailleur) em cores mais alegres. O balanço entre os dois dá um efeito bem interessante.

Brazuca pergunta: Acha que há muita diferença na imagem pessoal americana e brasileira ?

?>> Brazuca, não muita. Por exemplo, nos EUA, uma mulher pode ser eliminada em uma entrevista se não estiver maquiada. No Brasil, já adotamos uma linha mais natural. Em linhas gerais, nossa cultura e a americana para a imagem pessoal é mais ou menos a mesma.

Marcos pergunta: Do que trata um consultor de imagem? Apenas do vestuário ou abrange mais coisas?

?>> Marcos, o consultor de imagem cuida de toda a comunicação não-verbal das pessoas, como, cores, proporções de tipo físico, estilo e gestos. As roupas são apenas uma ferramenta para conseguir algumas transformações na imagem como um todo.

Pricila pergunta: Trabalho em uma empresa de telefonia. Sabendo-se que eu sou a gerente, e devo escolher o uniforme das funcionárias, qual a sua opinião de como devemos nos vestir?

?>> Pricila, você tem que definir uniformes ou uma política de “dress code”. A diferença é que o uniforme é uma padronização de uma área ou de toda empresa. Dress code é a política de como as pessoas devem se vestir, por exemplo, formal, casual, todos de azul marinho, todos de cor clara etc.

RenatoSC pergunta: além do vestir e gestual, que outros aspectos devem ser observados para exibir uma boa imagem? Que tipo de atributos da personalidade são visualmente perceptíveis?

?>> RenatoSC, a gente primeiro percebe o que vê, depois o que é falado. Para uma boa imagem, você deve ter todos esses elementos em harmonia, não adianta se vestir de poderoso e falar como caipira. Você está sendo incoerente na sua imagem. Felicia pergunta: Mulheres de cabelo comprido precisam sempre mantê-los presos?

?>> Felicia, sempre, ou meio presos ou totalmente. Às vezes, um penteado está lindo às 9 horas da manhã, ao fim do dia já está todo caído. Portanto, evite penteados complicados.

Rosália pergunta: Trazer para a mesa do escritório alguns objetos, como fotos, bibelôs, é comum e correto?

?>> Rosália, seria melhor você guardá-los no ambiente que lhes cabe. Apesar de passarmos grande parte de nosso dia em nosso escritório, ele continua sendo um ambiente de trabalho; se você não consegue viver sem seus objetos, então seja discreta.

Felicia pergunta: Sou muito jovem e sofro preconceito por causa disso. Tento compensar com roupas mais sóbrias, mas às vezes tenho vontade de usar algo mais livre. Será que existe um meio termo?

?>> Felicia, o mais importante é você estar em harmonia com o seu tipo físico. Há pessoas que tem cara de menina por toda a vida. Se sua personalidade for alegre e divertida, seu tipo físico jovem, fica incoerente você se vestir como uma senhora. Usar as cores sóbrias é um recurso, desde que a linha das roupas não a deixe muito velha.

Cristiano pergunta: O que considera como básico em um guarda-roupa masculino?

?>> Cristiano, com 12 peças você consegue montar mais de 30 looks (um blazer escuro, um blazer de tweed, três calças em tom neutro, dois tricôs – vermelho e vinho – , cinco camisas – azul, branca, xadrezinho, listinha, bege). O resto fica por conta dos acessórios, gravatas, cintos, lenços.

Felicia pergunta: Quais são os erros mais comuns com relação à imagem dos funcionários nas empresas?

?>> Felicia, é não ter consciência o quanto sua imagem é importante. E por conseqüência não cuidar dela.

LegalBH pergunta: É verdade que algumas cores de roupas influenciam negativamente em uma entrevista ?

?>> LegalBH, é verdade. As cores escuras passam confiança e poder. Os cinzas remetem que a pessoa é intelectual. As cores beges são amigáveis, não criam barreira entre os interlocutores. No geral, as cores neutras são bem-vindas para situações de trabalho. Evite cores fortes e estampas muito grandes.

Arthur® pergunta: No caso de pessoas negras que cores caem melhor?

?>> Arthur®, para ser bem precisa, só posso indicar cores se olhar a tonalidade de pele da pessoa. Normalmente, contrariando o que todos acham, os negros tem pele fria. Portanto, ficam bem com cores que tem pigmentação azul. Pasme, mas os negros que tem pele fria ficam excelentes de roupa preta.

LegalBH pergunta: Fico muito nervoso quando faço uma entrevista, gaguejo muito, o que devo fazer para melhorar isso ???

?>> LegalBH, você deve ir com sua auto-estima lá em cima, se sentir mais seguro. Uma forma é cuidar do seu visual. Por incrível que pareça, quando estamos bem vestidos nos sentimos mais seguros.

MAIELLO pergunta: Aquela barba pra fazer que muitos acham feia e outros acham legal, o que pode nos causar no nosso dia-a-dia???

?>> MAIELLO, em um ambiente profissional é proibido. A não ser que você seja um artista. Estou brincando ;o) Devemos passar uma imagem o mais limpa e clara possível. Se a pessoa quiser usar barba, de duas uma, ou uma barba bem cuidada ou sem barba (e bem feita).

Cristi pergunta: Qual é o papel da auto-estima na apresentação pessoal?

?>> Cristi, está diretamente ligado a confiança em si próprio. Uma pessoa com uma imagem positiva, sempre estará com a auto-estima em alta. Na realidade, podemos usar nosso visual para elevar nossa auto-estima.

frança pergunta: Será que esta questão da etiqueta não pode acabar sendo injusta com um profissional mais preparado e competente, mas menos vaidoso e voltado à etiqueta, do que seu companheiro de escritório?

?>> frança, com certeza pode ser injusto, mas um profissional competente é um profissional completo. É do ser humano o ato inconsciente de julgar pelo que vemos, mais do que pelo que ouvimos. Se nossa imagem incomoda ou tira alguém de seu foco, temos pouca chance da pessoa ouvir o que estamos dizendo.

split pergunta: existe alguma dificuldade por parte das empresas em aceitar pessoas fora do padrão, tipo homens de cabelos compridos, tatuagens, piercings e coisa do gênero?

?>> split, o funcionário é o rosto da empresa para o universo. É por meio das pessoas que a imagem da empresa é difundida. Só uma empresa de tatuagem ou piercing pegaria uma pessoa com essas características.

Juli pergunta: Silvana, com relação à postura, quero dizer, aspectos gestuais e de comportamento, qual o melhor posicionamento para as pessoas de sucesso?

?>> Juli, o contato visual (olho no olho) é uma arma poderosa. Entradas nos ambientes de uma forma limpa e segura, nunca escondido atrás de papéis, malas e etc. Mãos e braços também são muito importantes, nunca cruzados ou gesticulando muito.

Felicia pergunta: Como manter-se elegante em uma happy hour, depois de horas trabalhando?

?>> Felicia, toda mulher deve andar com um mini-necessaire para poder retocar maquiagem e cabelo. Também você pode andar com uma peça na bolsa para a happy hour, uma blusinha com brilho, um lenço, um brinco mais arrojado ou até um salto mais alto. Lembre-se que, mudando os acessórios, mudamos totalmente o look.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima