Clayton Christensen, autor de Innovators Dilema e Innovators Solutions, tem também um newsletter mensal publicado por Harvard, chamado Innovation & Strategy. Nele, comenta mensalmente como empresas precisam ter não apenas produtos e serviços inovadores, mas também estratégias de negócios inovadoras – que ele chama de “desruptivas” Clayton Christensen, autor de Innovators Dilema e Innovators Solutions, tem também um newsletter mensal publicado por Harvard, chamado Innovation & Strategy. Nele, comenta mensalmente como empresas precisam ter não apenas produtos e serviços inovadores, mas também estratégias de negócios inovadoras – que ele chama de “desruptivas”.
Mas o que mais se vê hoje em dia são estratégias de imitação: gente mentalmente preguiçosa ou incompetente(ou ignorante mesmo), simplesmente fazendo o que os outros fazem, sem perguntar o porquê. Como não tem absolutamente nenhum diferencial, acabam brigando pelo preço. E um problema como esse, no fundo, está muito vinculado a uma crise de liderança.
Em seu livro Desenvolva sua Liderança (Editora Record), John Maxwell fala sobre cinco síndromes que podem estar atrapalhando os líderes em sua empresa:
- Síndrome do Resolvedor de Problemas: muito mais tempo é gasto resolvendo pequenos problemas do que realmente liderando.
- Síndrome do “Estou Muito Ocupado”: tem tanta coisa para fazer que a habilidade para liderar fica restrita.
- Síndrome do “Não Há Vagas”: estar satisfeito com a situação atual evita que se melhore.
- Síndrome Nostálgica: gasta-se mais tempo relembrando o passado do que planejando o futuro.
- Síndrome de Lázaro: tempo e energia demais são desperdiçados tentando ressuscitar planos e programas mortos.
Uma rápida avaliação do seu estilo no trabalho pode revelar uma síndrome que está desperdiçando seu tempo, energias e dificultando seu sucesso (e o de sua empresa).
Um grande abraço,
Raúl Candeloro
Editor