Sistema de indicações para vendas

Sistema de indicacoes

Segundo Napoleon Hill, “o entusiasmo é a maior força da alma. Conserve-o e nunca faltará poder para conseguir o que necessitar”. Por isso, acredito que somente os vendedores motivados pedem indicações.

Nos dias de hoje, em que as vendas estão cada vez mais disputadas e o mercado, complicado, não podemos nos dar o luxo de perder sequer uma única oportunidade de vendas. Existem diversos softwares, CRMs e aplicativos que podem ajudar nessa tarefa. Mas neste artigo ensinarei a você algo diferente. De maneira bem prática e simples, você irá aprender a obter um grande número de indicações, possibilitando, assim, um aumento nas vendas.

Por que pedir indicação ajuda a vender mais?

Uma indicação pode fazer toda a diferença entre o fracasso e o sucesso em vendas. Além disso, é a maneira mais fácil e barata de vender mais sem aumentar os gastos, porque rende muito e não custa nada.

Não dá para falar sobre sistema de indicação sem antes falar no lendário Joe Girard. Talvez você já tenha ouvido falar dele, que já foi considerado o maior vendedor do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes. Um dos segredos dele quando ainda atuava como vendedor de carros era nada mais que o uso constante e aprimorado de um sistema de indicação. Ele pedia indicações praticamente a todos os seus clientes e levava isso tão a sério que até pagava pelas indicações conseguidas. Cada indicação lhe custava até 100 dólares! Detalhe: isso independentemente de o cliente indicado comprar ou não!

“Eu ganho cerca de US$ 1.500 na venda de um carro. Então, mesmo que uma indicação pela qual eu paguei não resulte em uma venda imediata, ainda estarei lucrando, porque é impossível que 15 indicações não resultem em vendas”, afirma.

As indicações são poderosas porque trazem consigo um elemento essencial à venda: o fator credibilidade. Muitos clientes já foram “enrolados” por maus vendedores e aproveitadores e, por isso, criaram uma resistência natural a profissionais de vendas.

Mas quando o vendedor foi indicado por uma pessoa na qual o cliente deposita confiança, esse muro de proteção cai pelo simples fato de se tratar de uma indicação – afinal, o cliente logo pensa: “Se esse vendedor não fosse de confiança, meu amigo não teria indicado a mim.”

Como pedir indicação de forma criativa

Alguns sistemas para indicação bastante interessantes foram criados por verdadeiros gênios da arte de vender. Destaco:

1. CARTÃO De: / Para:

Por acaso você já pediu indicações a um cliente e ele disse que depois lhe mandaria por fax, e-mail e, até hoje, nada? Isso acontece porque os clientes têm outras prioridades. Com a técnica do cartão, suas chances de conseguir indicações aumentam muito, porque você está facilitando a vida do seu cliente. Funciona assim:

cartao

Após cada venda, o vendedor Frank Bettger entregava o modelo de cartão ilustrado acima ao cliente e pedia para ele o preencher indicando seus serviços a um amigo. Usando esse simples modelo, Bettger foi um dos maiores vendedores de seguros do mundo! A partir do cartão preenchido e assinado por seu cliente, ele conseguiu fazer várias vendas, aumentado, assim, o seu lucro.

2. TÉCNICA DOS 5 CARTÕES

A técnica dos cinco cartões consiste em, após o fechamento da venda, você colocar sobre a mesa cinco cartões em branco e pedir para seu cliente indicar amigos e conhecidos, escrevendo nos cartões nomes e telefones para contato. Finalizando a conversa, você pergunta: “Se o senhor estivesse em meu lugar, qual dessas pessoas visitaria primeiro?” A resposta será provavelmente uma dica quente.

3. FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO

Apesar de simples e óbvia, essa técnica tem se mostrado eficaz ao longo dos anos e já gerou muitas vendas. É um simples formulário que você envia ao cliente por e-mail ou lhe apresenta pessoalmente, induzindo-o a preencher as indicações. A diferença entre só pedir uma indicação e apresentar um formulário específico para isso é o segredo desse sistema. Pode ter certeza de que você conseguirá dicas quentíssimas de clientes!

Nome

E-mail

Telefone

     
     
     
     
     

Fui gerente-geral de vendas de uma das maiores empresas de vendas diretas do Brasil e posso assegurar que isso funciona. Os meus vendedores utilizavam esse formulário e fechamos muitas vendas com base nele. Se não fosse por esse sistema de indicações, jamais teríamos chegado aos resultados desejados.

Independentemente da tecnologia empregada e do sistema adotado por você, eu gostaria de deixar aqui seis conselhos que lhe ajudarão a vender mais com base em indicações:

  1. Peça indicações o tempo todo, a todos. Se vendeu, peça indicação a seus clientes. Se não vendeu, peça mesmo assim!

  2. Remunere os outros por indicações quentes. Siga o exemplo de Joe Girard e sua filosofia de dividir para somar.

  3. Crie um banco de dados com as indicações. Um cliente que não comprou hoje poderá comprar amanhã.

  4. Crie uma campanha inteligente nas redes sociais. Se usados corretamente, esses canais podem gerar muitas vendas por indicação.

  5. Não tenha vergonha de pedir indicações. A indicação é a base da venda!

  6. Lembre-se sempre: a melhor fonte de indicações é um cliente BEM ATENDIDO E SATISFEITO!

Boas vendas e sucesso!


César Frazão é palestrante e instrutor de vendas, especializado em técnicas de vendas e motivação
Visite o site: www.cesarfrazao.com.br
E-mail: [email protected]

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