Smart Club – o Programa Esperto

Você gostaria de fazer as compras do dia-a-dia e, sem gastar nenhum centavo a mais, ainda ganhar ingressos para megashows produzidos especialmente com astros da música brasileira? Apostando que a maioria dos consumidores responderia a essa pergunta com um “sim”, o Smart Club está patrocinando shows exclusivos de artistas da música pop nacional para promover seu programa de multifidelidade.

O programa funciona assim: a cada compra em uma das empresas credenciadas, o associado do Smart Club vai acumulando pontos em um cartão, tipo smart card, que carrega um chip. Os pontos acumulados podem ser trocados por mais de 70 opções em prêmios, entre refeições, produtos de utilidade para o lar, diárias em hotéis, passagens aéreas e também ingressos para shows, que são especialmente produzidos pelo próprio Smart Club. Desde agosto de 1998, quando iniciou sua atuação no mercado, a empresa já investiu cerca de R$ 450 mil para realizar três espetáculos, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, das bandas Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho.

José Augusto Carvalho Júnior, diretor geral do Smart Club, ainda não sabe onde nem quando acontecerão os próximos shows, mas garante que já reservou uma verba de R$ 400 mil para produzir pelo menos dois grandes eventos durante o ano 2000.

SURPRESA – Segundo José Augusto Carvalho Júnior, o objetivo da promoção foi “aquecer a entrada do programa de multifidelidade no Brasil”, mostrando que o associado Smart Club tem benefícios que aparecem de surpresa, como a oportunidade de assistir a shows exclusivos sem gastar nada.

O primeiro aconteceu em dezembro de 1998, quando a empresa investiu cerca de R$ 150 mil para levar ao palco do Canecão, no Rio de Janeiro, o grupo Paralamas do Sucesso, que lotou a casa de espetáculos carioca com mais de 4 mil espectadores.

Já em setembro de 1999 foi a vez do Smart Club bancar R$ 300 mil para promover dois shows do Barão Vermelho, que conseguiu reunir cerca de 12 mil pessoas em duas apresentações – uma no Olympia, em São Paulo, e a outra no Metropolitan, no Rio de Janeiro.

Para assistir aos três shows produzidos até agora, os associados Smart Club tiveram que comprar aproximadamente R$ 75,00 nas empresas credenciadas do programa para conseguir um ingresso.

O diretor geral da empresa acredita que essas promoções culturais são muito bem vistas pelos seus clientes. Além dos shows, Carvalho Júnior vem apostando em outros tipos de brindes culturais. No início de 1999, o Smart Club deu uma coletânea em CD de Chico Buarque aos clientes que consumiram produtos nas Lojas Americanas e nos postos Shell.

Também em 1999 a empresa co-patrocinou um show de Caetano Veloso, em São Paulo, e por isso distribuiu ingressos para seus associados. Mais recentemente, no mês passado, o Smart Club iniciou sua atuação no estado do Paraná e não teve dúvidas: distribuiu cinco mil CDs de Lulu Santos aos primeiros cinco mil clientes que usaram seu cartão.

ACIONISTAS – O Smart Club é formado por seis grandes acionistas – Bradesco, Lojas Americanas, Shell, TAM, Organizações Roberto Marinho e RBS, rede de telecomunicações do Sul do país.

Até o mês passado, tinha cerca de 1 milhão de associados, que geraram mais de 7 milhões de transações no varejo. Só em 1999 o programa distribuiu cerca de 160 mil prêmios e movimentou mais de R$ 500 milhões.

Os associados compram e acumulam pontos em cem empresas diferentes, que reúnem cerca de 1.500 estabelecimentos comerciais. Até o final deste ano a empresa pretende atingir 2 milhões de clientes, e para isso vai gastar aproximadamente R$ 7 milhões só em estratégias de marketing. Lançado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre, o Smart Club passou a ser usado, em outubro último, no Vale do Paraíba. No mês passado, foi a vez do estado do Paraná.

Serviço: Smart Club (11) 72970001

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