Socorro, o lĂder sumiu? O que aconteceria com sua equipe se vocĂŞ precisasse se ausentar e voltasse apenas em trĂŞs meses, de repente, sem aquele longo mĂŞs de trabalho antes das fĂ©rias para deixar tudo em ordem?
Eles saberiam o que fazer?
Eles saberiam o que a empresa espera deles?
Eles teriam capacidade de enfrentar os desafios?
Eles continuariam a evoluir e se reinventar se fosse preciso?
Tudo bem, nessa Ăşltima pergunta eu peguei pesado, sei disso. Agora, se vocĂŞ responder sim para as primeiras trĂŞs perguntas, parabĂ©ns, vocĂŞ Ă© um lĂder excepcional.
Mas a realidade Ă© bem diferente. Normalmente, os lĂderes se perdem da sua real função, que Ă© a de deixar cada um consciente do seu papel, da sua missĂŁo pessoal na organização. Sei que, algumas vezes, isso está nos manuais de procedimento e nas descrições de cargos, mas será que vocĂŞ já explicou isso francamente para sua equipe? E se quisermos ser mais revolucionários, será que vocĂŞ consegue definir isso claramente e ainda deixar espaço para cada um dar o seu toque pessoal e contribuir com sua inteligĂŞncia?
Parece que a proposta que estou fazendo para vocĂŞ, lĂder, Ă© muito simples. Deixe sua equipe ciente do que vocĂŞ espera dela. Seja prático e simples e, acima de tudo, crie Ăndices que deixem claro o que vocĂŞ quer dizer. Afinal, tudo o que pode ser descrito em nĂşmeros Ă© muito mais fácil de assimilar e controlar.
Tudo tem de ter um começo, converse com a pessoa de Recursos Humanos e dĂŞ uma olhada prática na descrição de cargos da sua estrutura de vendas. Se vocĂŞ nĂŁo tiver isso, esse pode ser um bom começo. Mas cuidado para que essa descrição nĂŁo seja uma grande enrolação, deixe-a clara e transparente. Baseado nisso, anexe os controles que vocĂŞ fez referente a sua equipe, que podem ser volume de vendas, carteira de clientes, prospecção e venda adicional, por exemplo. TambĂ©m institua alguns Ăndices de satisfação do cliente e de recompra. Para esses, vocĂŞ precisará de uma pequena pesquisa de satisfação dos clientes, que pode ser feita internamente mesmo.
Converse com o grupo ou individualmente, traga-os de volta Ă s bases da sua empresa. Faça-os entender os reais motivos pelos quais eles estĂŁo aĂ, ao seu lado e diante do cliente. Isso pode significar uma longa conversa mesmo, sem tantos nĂşmeros inicialmente, mas com muita paixĂŁo. Aquela mesma paixĂŁo que levou vocĂŞ a estar na posição de liderança que se encontra hoje, e lembre-se o quanto vocĂŞ almejou esse cargo e o quanto lutou para estar nele, o quanto abriu mĂŁo de sua famĂlia e, algumas vezes, atĂ© de seus amigos. Enfim, todos sabemos o tamanho dessa luta.
Depois demonstre claramente o quanto cada um deles Ă© importante nesse desafio, o trabalho, a transpiração e, por fim, os nĂşmeros e os Ăndices. Falando assim parece tudo muito simples, mas sabemos que nĂŁo Ă©, quem sabe toda essa conversa leve vocĂŞ a um mergulho nas suas convicções, uma viagem pelo seu passado e a criação de um modelo de Ăndices que realmente sejam claros e avaliem os resultados muito alĂ©m do volume de vendas.
Da próxima vez que alguém perguntar o que aconteceria se você sumisse por três meses, espero que você diga que nada ou muito pouco mudaria. E segure seu ego, pois esse será um grande novo desafio. Pense nisso.