Soluções práticas para organizar seu tempo

Por ser escasso e perecível, o tempo se torna valioso. Por isso, aprender a organizar o tempo é um dos maiores desafios do mercado de trabalho. Marcelo de Almeida, consultor em produtividade, fala que a gestão do tempo é prioridade para quem descobriu que o tempo é o maior aliado ou inimigo do sucesso pessoal e profissional no século XXI. Por ser escasso e perecível, o tempo se torna valioso. Por isso, aprender a organizar o tempo é um dos maiores desafios do mercado de trabalho. Marcelo de Almeida, consultor em produtividade, fala que a gestão do tempo é prioridade para quem descobriu que o tempo é o maior aliado ou inimigo do sucesso pessoal e profissional no século XXI. :

No livro, Organize seu Tempo (editora DCL), Marcelo apresenta 50 maneiras para ganhar tempo, produzir mais e viver melhor. Confira algumas das melhores sugestões: :

Coma o espinafre primeiro Você já deve ter visto uma criança fazendo sua refeição. Primeiro ela come a batatinha frita, a salsicha, o arroz e, por último, se sobrar um espaço no estômago que não comprometa a sobremesa, o bendito espinafre ou a verdura do dia. A mãe se vê fazendo mil chantagens, ameaças e promessas para que a criança engula, à custa de qualquer sacrifício, o tal do espinafre. :

Há inúmeros profissionais assim nas empresas. O ?espinafre? fica para depois. Se der, ou quando der, eles vão pensar sobre o que fazer com o ?espinafre?. No mundo empresarial, essa metáfora do espinafre significa o trabalho indesejado, ou seja, as tarefas que não dão prazer algum. :

O profissional tem de aprender a lidar com esse tipo de trabalho, e o melhor caminho é tirá-lo da frente mais rapidamente possível. Mandar o ?espinafrão? para dentro logo de cara. Resolver o que precisa ser resolvido sem fazer cara feia ou procrastinar. Ficar adiando só vai servir para acumular mais trabalho. :

Estratégia do queijo suíço O queijo suíço tem uma característica peculiar. Sua forma é permeada por buracos de diversos tamanhos. E essa é a estratégia proposta para lidar com problemas difíceis. Problemas que parecem grandes. Faça buracos! Como? Trabalhe em partes. Coloque o problema sobre sua mesa e vá digerindo pedacinho por pedacinho. Quando você olha pra ele e o vê muito grande, acaba se intimidando e não tem coragem suficiente para soluciona-lo. Então, o segredo está em dividi-lo em partes menores, para facilitar a sua digestão. :

Faça ligações com produtividade Veja estas sete dicas para obter o máximo de produtividade nas ligações telefônicas: :

1. Defina qual o objetivo de sua ligação e veja se realmente é necessária. :

2. Defina quanto tempo deve durar sua ligação para atingir o seu objetivo. :

3. Faça suas ligações em blocos, estipulando dois horários do dia para realizá-las. :

4. Seja educado, gentil e vá direto ao assunto. :

5. Controle o tempo de suas ligações. :

6. Se você quiser falar, seja breve em sua chamada, ligue próximo do horário de almoço ou do final do expediente. As pessoas dificilmente prolongam o assunto nessas horas. :

7. Use o telefone apenas quando o e-mail não for adequado para atingir o seu objetivo. :

Fique em pé e pergunte o assunto Ficar em pé e ir direto ao assunto são formas excelentes para demonstrar aos seus visitantes que você não tem muito tempo a perder e que ele é valioso e bem gerenciado. Essa maneira de ganhar tempo é aplicada quando alguém entra em sua sala ou se aproxima de sua mesa. Nesse caso, você deve ficar de pé, ser gentil, cordial e diretamente perguntar o assunto que a pessoa traz. Preste bem atenção no que seu visitante vai dizer e repare que o fato de você estar em pé o fará ser mais rápido. Se o assunto que ele trouxer for mais urgente e importante do que aquele que você estiver tratando no momento, tome uma decisão imediata, que pode ser a de delegar a nova tarefa a um subordinado ou a de colocar a mão na massa e resolver logo a questão. :

Se o tema trazido pela pessoa for menos urgente, você deve dizer que está envolvido em um trabalho, que não pode ser interrompido no momento e gostaria de marcar uma reunião para um outro horário mais adequado para ambas as partes. A sugestão é que você agende esse compromisso na sala ou na mesa da outra pessoa, para ter total liberdade de terminar o encontro sem parecer rude.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima