Somos todos criativos

O desenvolvimento da criatividade faz com que colaboradores e empresas ganhem mais, desenvolva o potencial criativo e busque o sucesso em vendas! Você sabia que são necessárias, em média, 60 idéias para se conseguir uma vitória?

A média japonesa é de 61 idéias por funcionário/ano. Lá, as empresas incentivam erros na tentativa de descobrir algum produto, serviço ou métodos novos. A Toyota coloca em prática cerca de 95% das 2,65 milhões de idéias dadas pelos seus colaboradores. Já a Nissan considera seriamente qualquer sugestão que economize 0,6 segundos ? o tempo necessário para erguer um braço.

Uma pesquisa realizada por Geog Land, envolvendo 1.600 crianças e 200 mil adultos mostrou que 98% das crianças na faixa etária de 3 a 5 anos são gênios e que apenas 2% dos adultos acima de 25 possuem essa mesma característica. A questão é: onde estão os 96% das crianças que, ao se tornarem adultas e ultrapassaram os 25 anos, deixaram de ser gênios? Segundo Land, o problema está na educação repressora que recebemos dos nossos pais e professores, fazendo com que o potencial criativo das crianças adormeçam.

Maslow afirmou que: ?O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescenta algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou?. Assim, concluímos que nosso potencial não está perdido, mas sim aguardando o momento de despertar.

Então, o que precisamos fazer para resgatar a nossa genialidade?

» Observe a natureza: uma das fontes incontestáveis de inspiração. O engenheiro suíço George de Mestral que o diga, pois ele criou o velcro depois de notar que as minúsculas hastes do carrapicho grudavam em suas meias de lã.

» Exercite-se: a criatividade é como os músculos ? um processo lento que exige dedicação. Quanto mais você treina, mais ela se desenvolve. Existem exercícios (tais como o tangram) cujo desafio é obter inúmeras soluções, propiciando a estimulação da criatividade e mantendo o cérebro em constante atividade. Além disso, esse tipo de exercício supera a barreira do não: ?não dá?; ?não pode?; ?é impossível?; ?isto não vale?, etc.

» Persista: ?Esta geringonça tem inconvenientes demais para ser levada a sério como meio de comunicação. Ela não tem nenhum valor para nós?. Memorando Interno da Western Union sobre o telefone em 1876. ?Quem se interessaria em ouvir os atores?? H. M. Warner, da Warner Brothers, no auge do cinema mudo em 1927.

Chegar ao topo até que não é tão difícil, o problema é se manter. À medida que as empresas atingem seus objetivos, passam a atuar com a suicida rotina e ela impede a empresa de promover as sempre necessárias mudanças. O talento humano que vale ouro e continuará valendo no futuro é o que tem comportamento criativo. As profissões e as empresas que não fizerem uso da cabeça tendem a desaparecer. Se você está acomodado, acreditando que as coisas não irão mudar, tome muito cuidado, pois alguém com muita criatividade pode estar tomando o seu lugar.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima