Veja como a administração de marketing de produtos tradicionalistas pode responder aos três sonhos do consumidor: reconhecimento social, liberdade e heroísmo. 2ª parte.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, criado em 1966 e pretendendo ser a síntese e congregação de todas as manifestações nativistas no Estado do Rio Grande do Sul, é quem talvez melhor explore a gama de produtos que podem ser ofertados sob essa bandeira do tradicionalismo. Para citar alguns produtos do MTG: CD de Hinos Oficiais, coletâneas musicais diversas, Legislação Tradicionalista, agendas de diferentes modelos, livros dispositivos de bandeiras e brasões e obras literárias, além de óbvias camisetas e outros colecionáveis nativistas.
Não obstante um fenômeno regional, percebe-se tentativas exitosas de exportação do conceito do estilo de vida gaúcho para outras querências, como os Estados Unidos, Canadá e Europa, onde churrascarias gaúchas são estabelecimentos disputados por ambos gaúchos em férias e visitantes gastronômicos locais. Quase que por ironia da globalização cultural e mercadológica, a rede de churrascarias Fogo de Chão abriu sua mais recente filial justamente em Atlanta, na Geórgia, sede da multinacional que patrocina nossa Semana Farroupilha. O sonho de transcender, neste caso, se realizou.