Sou Colaborador ou Funcionário?

Um funcionário é uma pessoa que, contratada pela empresa, deverá desempenhar suas funções para cumprir tarefas. Estas tarefas são parte do resultado do negócio, ou seja, será parte do serviço prestado ou produto vendido. Definições segundo o dicionário da língua portuguesa.

Colaborador: Ajudante; auxiliar; cooperador.
Funcionário: Empregado; Servidor Público.
Empregado: Criado, ocupado, funcionário.

Podemos até afirmar que um funcionário é uma pessoa que, contratada pela empresa, deverá desempenhar suas funções para cumprir tarefas. Estas tarefas são parte do resultado do negócio, ou seja, será parte do serviço prestado ou produto vendido.

Este funcionário, se desempenhar corretamente suas funções, será remunerado de acordo com o contrato firmado entre as partes.

Mas e se este funcionário ?sentir? que faz parte de uma equipe?

Se ele realmente entender que a tarefa que ele está realizando, não só será o serviço como poderá ?surpreender? o cliente e até superar as expectativas do cliente.

Isso quer dizer que não só ele desempenhou suas funções, mas colaborou para um sucesso ainda maior da empresa.

Esse sim é um colaborador. É alguém que está constantemente pensando em novas maneiras de como melhorar seu desempenho, preparando-se para ampliar seus conhecimentos, buscando um crescimento pessoal e profissional, pensando em formas de melhor administrar os recursos materiais da empresa.

Como posso agir para melhor conservar os equipamentos que utilizo?

O que posso fazer para economizar mais os recursos sem comprometer a qualidade de meu trabalho e de minha equipe? É pensando e agindo na e para a ?coletividade? que alcançaremos o sucesso tão sonhado por todos.

Então, basta acompanharmos um raciocínio simples:

Somos contratados pela empresa para prestarmos serviço da melhor forma possível, e para isso, recebemos além de nosso salário, benefícios e reconhecimento.

Mas de onde a empresa tira o dinheiro para pagar meu salário e as demais despesas do dia-a-dia?

Bem, é do serviço e/ou produto por ela vendido aos clientes.

Então podemos concluir que a empresa ganha dinheiro com o nosso trabalho.

Isso quer dizer que se o nosso trabalho não for bom, a empresa não ganhará muito e em conseqüência, não terá muito a me pagar.

Este é o ciclo normal dos negócios, onde cada um deve fazer sua parte da melhor forma possível para que o ciclo não se quebre.

Se agirmos de forma a ampliarmos nossa participação, reduzirmos despesas/custos e aumentarmos os ganhos da empresa, isso quer dizer que serei um colaborador para o sucesso de todos.

Então, Sou Colaborador ou Funcionário?

Muitas podem ser as formas de responder a essa questão:

Sou funcionário, pois não adianta ser colaborador na empresa em que eu trabalho, pois no final das contas dá tudo na mesma, a gente recebe sempre a mesma coisa no final do mês.

Sou colaborador, mas recebo como funcionário.

Gostaria de ser colaborador, mas a empresa não permite fazermos ou pensarmos nada diferente daquilo para o qual fomos contratados.

Não vejo muita diferença entre os dois, pois na empresa onde trabalho, todos recebem a mesma coisa, sugerindo mudanças ou não.

Sei disso, descobri que ser colaborador é muito legal e já estou atuando como tal, além disso, o resultado me levou a uma promoção dentro da empresa.

Sou empresário e isso tudo é meio estranho, acho que todos devem ser colaboradores, pelo menos eu os contratei para serem e agirem desta forma. Estas devem ser obrigações de todos em nossa empresa.

Essa história de darmos muita abertura aos funcionários para pensarem, dizerem e fazerem o que acham melhor, acaba por fazer com que percam o foco no que é mais importante que é o trabalho deles. Devem deixar estas preocupações para nós, chefes.

Qual seria a resposta ideal?

Na verdade não existe uma resposta ideal.

Cada empresa e cada profissional deve analisar o que é melhor.

Lembrando sempre que, como profissional, irei sempre trabalhar como membro de uma equipe e que devo pensar também no que é melhor para TODOS: profissional, equipe e empresa.

Como empresário, devo lembrar sempre que a empresa também é constituída de pessoas e da boa gestão delas dependerá o sucesso da organização. Lembre-se do ditado ?Duas cabeças pensam melhor do que uma?.

E também é bom lembrar que independente de seu cargo na empresa, você também deverá sempre pensar e agir como colaborador.

De agora em diante quando alguém perguntar a você o que você faz, diga:

… Sou colaborador na empresa tal, e ocupo o cargo de….

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