Sua empresa sofre de síndrome da academia de ginástica?

Empresas que não se preocupam com o cliente já não existem, na verdade, não sobreviveram. Mas ainda há empresas que sofrem da síndrome da academia de ginástica. Cobrem o cliente de ouro somente até fecharem o negócio, contrato ou parceria. Sua empresa sofre da síndrome da academia de ginástica? Bem, antes de adentrarmos no assunto, permita-me embasar minha teoria com um “causo” do dia-a-dia. Estava de férias pelo sul do país quando comecei a pensar neste certame. Realmente temos que admitir que Gramado é uma cidade belíssima. Terra do bom churrasco e onde dizem ser possível beber os melhores vinhos. Sua irmã gêmea, a cidade de Canelas, é o lugar onde estão os melhores queijos. Foi literalmente um carnaval: expressão advinda do latim que significa festa profana, “da carne”. Churrasco todos os dias, muito queijo, vinho e outras iguarias da região foram temas principais de uma orgia gastronômica nababesca que durou uma semana.

Nesses momentos de fartura sem igual é que nos esquecemos de todo o esforço e das gotas de suor deixadas na academia de ginástica. Tudo em vão, sucumbido pelo deleite do churrasco no “espeto corrido” – honraria da região. E por falar em academia de ginástica, você já percebeu como é o tratamento para com o aluno no primeiro dia na academia? É, sem dúvida um tratamento altamente personalizado e de atenção máxima para com as vontades e caprichos do novo aluno. Se você já freqüentou uma academia, sabe do que estou falando.

Imagine-se fazendo matrícula em uma academia. Logo no primeiro dia, o instrutor faz uma avaliação detalhada para conhecer melhor o seu perfil e suas necessidades. Como novo cliente, você recebe toda a atenção do mundo. o instrutor lhe acompanha em cada exercício, direcionando e ensinando a maneira eficiente de se operar cada um dos equipamentos. Esta atenção, que nem mesmo Sansão recebeu de Dalila, não dura muito, pois já no segundo dia não há um “bom dia, como foram os exercícios ontem?”, ” Você está sentindo alguma dor muscular, está tudo bem?”. A tão prometida avaliação mensal na qual se mede taxa de gordura, nível de massa muscular e na qual se discutem as possíveis mudanças na série de exercícios também cai no esquecimento.

Empresas que não se preocupam com o cliente já não existem, na verdade, não sobreviveram. Mas ainda há empresas que sofrem da síndrome da academia de ginástica. Cobrem o cliente de ouro somente até fecharem o negócio, contrato ou parceria. Elas compreendem a importância de se conhecer o cliente e de atendê-lo bem. Também conhecem o conceito de marketing de relacionamento, mas não dão continuidade no processo.

Sua empresa vem acompanhando os clientes? Reuniões de avaliação estão acontecendo? As necessidades de cada cliente são entendidas? Urge acompanhar para saber se o cliente está perdendo peso, ou melhor, reduzindo gastos com a utilização dos serviços e produtos adquiridos de sua empresa. É necessário saber se o cliente está aumentando a massa muscular, isto é, auferindo mais lucros e se está sentindo-se bem, com a saúde em dia, fruto do exercício (produtos ou serviços) oferecido por sua empresa.

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