Sua equipe lá no alto

Veja cinco dicas do alpinista Waldemar Niclevicz para a gestão da sua equipe. ?Liderar uma equipe e escalar uma montanha têm muito em comum. Ambos envolvem grandes riscos, uma soma considerada de dinheiro, investimentos e um bom tempo de sua vida também. Às vezes são dois ou três anos desenvolvendo projetos e dois ou três meses escalando um Everest. É preciso conhecimento, informação, capacitação e adquirir experiência.?

Quem diz isso é Waldemar Niclevicz, alpinista brasileiro, que escalou o Everest duas vezes, e autor de vários livros sobre o assunto. Veja que outros conceitos Waldemar tem a ensinar sobre gestão de equipe:

?No alpinismo, o papel do líder é fundamental. É ele quem cria estratégias, motiva a equipe e a faz se integrar, conhecer suas diferenças, definir suas competências. É o que a gente vive no dia-a-dia nas montanhas. Uma equipe que não tiver harmonia, não for equilibrada e não tiver um objetivo extremamente definido, além de vontade imensa de superar esse objetivo, nunca irá conseguir chegar ao alto de uma grande montanha.

Às minhas equipes, sempre começo falando: ?Olha, eu sou amigo de vocês, gosto de ser amigo, mas também gosto de ser tratado como um chefe, como um líder.? Liderança se conquista, não se impõe.

Pessoas são um recurso muito delicado. Tem de ter cuidado em cobrar, exigir e usá-las porque elas também se deterioram, são frágeis. Manter esse recurso com vitalidade e motivação, fazer com que se integrem sempre e troquem conhecimentos é o grande desafio do líder.

Procuro ter sempre em mente o que tenho de falar para cada um deles: que eles têm de se capacitar, adquirir conhecimentos, além de motivá-los a irem em busca da superação de seus desafios.

Um líder não pode ser rude, inatingível. Ele tem de ser acessível à equipe para que haja um trabalho transparente. Tem de ficar claro que o líder é o líder, o chefe?.

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