Atitude, dedicação e preparação levaram uma empresária de Araçatuba, São Paulo, a vender trufas para todo o PaÃs Atitude, dedicação e preparação levaram uma empresária de Araçatuba, São Paulo, a vender trufas para todo o PaÃs
O que diferencia um empreendedor de uma pessoa comum é a atitude. Você já deve ter ouvido essa frase e, provavelmente, até concorde com ela. Mas, na prática, qual é a sua atitude frente às oportunidades?
Bethinha Bernardes, que é formada em Educação FÃsica, jogou vôlei durante 25 anos e foi professora de ginástica e vôlei, se transformou em uma empresária bem-sucedida ao experimentar uma trufa, feita por uma prima. Ela achou o doce delicioso e pediu a receita. Era semana de Páscoa, ela iria viajar e fez algumas trufas para presentear familiares e amigos. ?Eles ficaram alucinados, adoraram, todo mundo amou. E eu pensei: ?Opa! é uma oportunidade de negócio, de fazer dinheiro??, lembra Bethinha. E sabe o que ela fez? Voltou para casa e começou a fazer trufas para vender. Isso aconteceu há dez anos e hoje a empresa Bethinha?s Trufas é famosa e em diversos lugares do Brasil.
Toda hora é hora de vender
É claro que não foi assim, num passe de mágica, que as trufas da Bethinha alcançaram o sucesso. No inÃcio, ela trabalhava sozinha, na cozinha de sua casa. Depois de alguns, meses contratou pessoas para ajudá-la a atender os pedidos, que chegavam a mil trufas por mês, naquela época.
Logo, Bethinha precisou reformar a casa e destinar dois quartos para a produção dos doces, mas não foi suficiente. ?O quarto da empregada também foi usado, o escritório do meu marido virou loja e quando vi que 90% da minha casa tinha trufas, decidi abrir uma fábrica?, conta. Oito anos depois dos primeiros doces, Bethinha construiu a fábrica. Hoje, a empresa conta com 35 colaboradores e produz, em média, mil trufas por dia, além de outros produtos como pão de mel e ovo de páscoa trufado.
Além da loja própria, as trufas da Bethinha são vendidas em restaurantes, hotéis, confeitarias, locadoras e diversos pontos-de-venda. Em Araçatuba, são mais de cem estabelecimentos que revendem, mas a Bethinha?s Trufas é conhecida em todo o PaÃs e recebe pedidos de várias cidades. Em função disso, o próximo passo da empresa é investir no sistema de franquias. ?Sempre me preocupei muito com a qualidade do que produzia, por isso meu público é fiel. As pessoas experimentam, adoram, sempre voltam a comprar mais e costumam presentear familiares e amigos. Meus clientes são minha maior propaganda.? Se os clientes são a maior propaganda, Bethinha é a principal divulgadora e nunca perde a oportunidade de vender. ?Se o governador vem à cidade, dou um jeito de entregar minhas trufas para ele. Se vou a uma palestra, levo meus produtos para os palestrantes. Agora estamos fazendo propaganda da empresa na TV, e como abrimos a fábrica para a visita de escolas, as crianças quando assistem os comerciais sempre dizem: ?Mãe, quero a trufa da tia Bethinha?.?
Motivação mais preparação, a soma do sucesso
Além da importância que sempre deu à qualidade de seus produtos, Bethinha também se preocupou com a administração da empresa. Depois de perceber que podia transformar a produção de trufas em uma oportunidade de negócios, a empresária se preparou para conduzir seu empreendimento. ?Participei do Empretec (Programa de Desenvolvimento de Empreendedores), desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas. Aprendi que não bastava fazer trufas deliciosas, ser extremamente apaixonada e motivada, também era fundamental ter preparação?, explica.
Bethinha dominava a parte técnica de seu negócio, mas não tinha a experiência administrativa necessária, ela, então, sanou essa deficiência para conduzir a empresa. No livro Empreender ? Fazendo a Diferença, o autor, Michael E. Gerber, explica que muitos empreendedores não fazem o que Bethinha fez, e sofrem do que ele chama de ?pressuposto fatal?. Isso acontece quando as pessoas pensam que entendem do serviço técnico de uma empresa e dos negócios que envolvem esse serviço técnico. ?O motivo porque esse pressuposto é fatal é que isso simplesmente não é verdade. Na realidade, essa é a origem da falência da maioria das empresas?, explica Gerber.
A empresária de Araçatuba agiu corretamente. Enxergou uma oportunidade de negócio, colocou-a em prática e foi atrás de capacitação para desenvolvê-la. E você, o que tem feito com suas idéias, com o que aprende, com as soluções que descobre? As oportunidades estão em todo lugar, mas aproveitá-las depende da sua atitude.
Box 1
5 conselhos da empreendedora Bethinha:
1. Acredite e confie no que você faz.
2. Mostre credibilidade no que você faz.
3. Comprometa-se com o que você faz.
4. Empenhe muita dedicação ao que faz.
5. Arrisque-se, mas antes, invista em sua preparação e desenvolvimento.
Para saber mais:
Livro: Empreender ? Fazendo a Diferença
Autor: Michael E. Gerber
Editora: Fundamento
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br
Informações sobre o Empretec
Visite o site: www.sebrae.com.br