O melhor livro sobre controle e planejamento
Do fracasso ao sucesso em vendas
Veja a seguir algumas importantes ferramentas para planejar melhor suas atividades de vendas!
Quadro de horário semanal
Objetivo: relacionar as quantidades de clientes prospectados.
Para utilizar essa ferramenta, você deverá cumprir os seguintes passos, utilizando a planilha a seguir:
- Marque, semanalmente, seus compromissos.
- Relacione todas as suas atividades, inclusive as de aquecimento.
- Coloque um asterisco naquelas que são preparatórias ou produtivas, como planejamento, visitas, entrevistas, acompanhamentos.
- Coloque dois asteriscos naquelas que não estão diretamente ligadas ao seu processo de vendas, mas são necessárias. Por exemplo: tempo no trânsito, viagens, convenções, palestras.
- Coloque três asteriscos naquelas atividades que são improdutivas e tomam muito de seu tempo, como bate-papo com colegas de trabalho no cafezinho, leitura de e-mails, chats, almoços longos, atrasos no início de suas atividades, etc.
- Por fim, faça uma avaliação de uso do seu tempo, modificando alguns hábitos para obter uma maior produtividade.
Seg. | Ter. | Qua. | Qui. | Sex. | Sab. | |
Manhã | 2 | 3 | 2 | 0 | 0 | 0 |
Almoço | 2 | 4 | 0 | 2 | 1 | 0 |
Tarde | 1 | 2 | 3 | 0 | 4 | 0 |
Noite | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 |
Quadro de visitas, entrevistas e resultados
Objetivo: relacionar os valores numéricos do que você realizou ou prevê realizar.
Para utilizar essa ferramenta, você deverá cumprir os seguintes passos, utilizando a planilha a seguir:
- Marque, semanalmente, seus compromissos produtivos.
- Relacione numericamente as visitas, entrevistas, os valores de negócios, despesas e comissões.
- Faça uma avaliação diária de produtividade x resultados.
- Faça uma avaliação semanal de produtividade x resultados e compare o volume da semana e a relação de crescimento ou declínio de negócios.
- Calcule uma média semanal de produtividade x resultados e uma por dia da semana.
- Coloque um asterisco nos dias da semana que apontam crescimento de produtividade acima da média.
- Coloque dois asteriscos nos dias que apontam produtividade igual à média.
- Coloque três asteriscos nos dias da semana que apontam declínio de produtividade inferior à média.
- Faça uma avaliação de produtividade, modificando alguns hábitos para ter resultados contínuos.
Visitas | Entrevistas | Volume de negócios | Despesas | Comissões | |
Segunda | 20% | 70% | 110K | R$185 | R$275 |
Terça | 26% | 90% | 190K | R$110 | R$475 |
Quarta | 33% | 45% | 210K | R$330 | R$525 |
Quinta | 17% | 95% | 60K | R$ 495 | R$150 |
Sexta | 4% | 50% | 10K | R$330 | R$25 |
Total Semana | 100% | – | 580k | R$1450,00 | R$1450,00 |
Total | 19 | – | 785k | R$2320,00 | R$1962,00 |
Quadro de metas por período
Metas do mês
Objetivo: relacionar os valores numéricos de suas metas mensais.
| Visitas | Entrevistas | Volume de vendas | Resultado líquido | Comissões |
Semana 1 | 05 | 20 | 10000 | 2000 | 50 |
Semana 2 | 08 | 10 | 20000 | 5000 | 150 |
Semana 3 | 06 | 10 | 15000 | 3000 | 90 |
Semana 4 | 05 | 15 | 10000 | 3000 | 30 |
Semana 5 | 03 | 20 | 40000 | 10000 | 900 |
Total | 27 | 75 | 95000 | 23000 | 1220 |
Metas do ano
Objetivo: relacionar os valores numéricos de suas metas anuais.
| Novos clientes | Vendas ampliadas | Indicações | Volume faturamento | Comissões/ |
1o. Trimestre | 30 | 10 | 05 | 80000 | 4250 |
2o. Trimestre | 40 | 30 | 08 | 100000 | 5500 |
3o. Trimestre | 50 | 20 | 02 | 130000 | 10000 |
4o. Trimestre | 30 | 20 | 05 | 100000 | 8000 |
Total | 150 | 80 | 20 | 410000 | 25250 |